terça-feira, 31 de julho de 2012

Educação Ministério da Educação lança manual sobre redação do Enem 2012

BRASÍLIA (Agência Brasil)  - O Ministério da Educação (MEC) lançou hoje (30) o manual A Redação no Enem 2012 – Guia do Participantecom informações sobre critérios de avaliação da redação do exame. O guia vai orientar estudantes sobre como se preparar para a prova, que será aplicada nos dias 3 e 4 de novembro.

“O guia vai trazer tudo que o aluno precisa saber sobre o que os avaliadores vão considerar para dar nota [na redação]. O estudante vai saber exatamente em que pode perder pontos e qual a estratégia para ter o melhor desempenho possível”, disse o ministro da Educação, Aloizio Mercadante.

Das 3.700 redações que receberam nota máxima (mil pontos) no Enem 2011, seis foram selecionadas e aparecem no guia com comentários. De acordo com o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Luiz Cláudio Costa, os autores das redações selecionadas "desenvolveram o tema de acordo com as exigências do texto dissertativo-argumentativo" e demonstraram "domínio da norma culta de língua escrita".

Segundo o ministro da Educação, o número de avaliadores de redação será ampliado em 40% para o Enem 2012. Dois professores avaliarão o desempenho dos alunos, que podem receber de zero a 200 pontos para cada uma das cinco competências (domínio da norma padrão da língua portuguesa; compreensão e desenvolvimento do tema utilizando várias áreas do conhecimento; construção e defesa de um ponto de vista; construção de argumentação e proposta de intervenção para o problema, respeitando os direitos humanos).

Havendo divergências acima de 80 pontos em qualquer uma das competências, a prova será corrigida por um terceiro avaliador. Caso ainda persista a divergência de notas, uma banca composta por três professores dará a nota final do participante. Até o exame anterior, a margem para discordância era 300 pontos.

Mercadante afirmou que os alunos terão acesso às redações corrigidas para fins pedagógicos. “É mais uma contribuição para darmos total transparência ao Enem”, disse. Entretanto, não poderão ser usadas como base para recurso junto à organização da prova.

Elaborado pelo Inep, em conjunto com especialistas em língua portuguesa, o guia tem inicialmente a tiragem de 1,7 milhão de cópias, que serão distribuídas a todas escolas públicas do país na segunda quinzena de setembro. O Ministério também vai disponibilizar edições em braille e na forma ampliada para pessoas com déficit de visão. A versão online já está disponível na página eletrônica do Inep.

O MEC também divulgou que será publicado amanhã (31) edital no valor de R$ 2 milhões para convocar instituições de ensino superior para fazer estudos e pesquisas relacionados às provas aplicadas.

Os 5,8 milhões de candidatos da próxima edição do Enem, número recorde de inscritos, farão o exame em 140 mil salas de 1.600 municípios do país.

Seleção de projetos na área de saúde

O Ministério da Saúde irá destinar R$ 10 milhões para iniciativas que atuem, prioritariamente, com usuários de drogas, gays e profissionais do sexo em ações de prevenção e diagnóstico de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), Aids e hepatites virais. Um dos pré-requisitos para a organização participar é atuar em rede – deve haver uma organização proponente e parceiras regionais.

A seleção para financiamentos de projetos de organizações da sociedade civil será por meio de edital do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais da Secretaria de Vigilância em Saúde. Serão consideradas as propostas registradas no protocolo do Departamento até o dia 10 de agosto de 2012. A iniciativa busca aprimorar a resposta ao HIV/Aids e às hepatites viras e fortalecer a parceria com os movimentos sociais, que têm pleiteado maior apoio do governo federal para projetos regionais nessa área.

Os participantes precisam comprovar que desenvolveram, nos últimos três anos, atividades voltadas à prevenção e à promoção do diagnóstico entre o público específico beneficiário do projeto. Serão financiados projetos de âmbito regional que contemplem, no mínimo, três estados da região Norte, cinco da região Nordeste, dois da região Sul, três da região Sudeste e dois da região Centro-Oeste.

O edital é fruto de cooperação técnica entre o Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério da Saúde, o Banco Mundial (BIRD) e o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC). O valor máximo, por proposta, é de R$ 360 mil. O edital e mais informações podem ser consultados no site http://migre.me/a1AhU.


Fonte: GIFE

Inscrições abertas para FilmCup 2012: Brasil & Alemanha Mercado de co-produções internacionais busca aproximar profissionais dos dois países


Entre 24 e 27 de outubro de 2012, durante a36ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, será realizado o FilmCup 2012: Brasil & Alemanha. O evento é um mercado de co-produções internacionais, com o objetivo de aproximar profissionais dos dois países para informar, tirar dúvidas, discutir parcerias, cooperações e possibilizar a realização de projetos para cinema e televisão.

Até 31 de agosto é possível iscrever projetos de ocumentários, filmes de ficção ou animação, que possam ser produzidos em regime de parceria com a Alemanha, no portal do evento. Um comitê formado por profissionais da indústria audiovisual irá selecionar os 11 projetos que serão apresentados durante o evento.

Cada indicado terá 10 minutos de apresentação e mais 10 minutos para responder a perguntas de parceiros e financiadores em potencial. Qualquer projeto em fase de desenvolvimento pode ser enviado, desde o primeiro tratamento de um roteiro até obras em fase de pós-produção, preferencialmente traduzido para o inglês.

Concurso para Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA/CE



A Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Ceará, realiza concurso público para preenchimento de 20 vagas para Professor Efetivo Assistente e Adjunto.

Inscrições:
De 20 de julho a 2 de agosto pelo http://concursos.uvanet.br. A documentação deve ser entregue na avenida Doutor Guarany, nº. 317, Campus CIDAO, Sobral

Áreas:
Construção Civil, Estrutura, Física na Engenharia, Matemática na Engenharia, Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Solos, Língua Inglesa, Literatura da Língua Inglesa, Ensino de Língua Inglesa, Linguística e Teoria da Literatura.

Remuneração:
De R$ 5.310,79 a R$ 9.927,81.

Provas:
Haverá prova escrita dissertativa, prova didática e de prova de títulos.

Fundo Itaú Excelência Social busca projetos para apoio

Estão abertas as inscrições para a edição 2012 do Programa de Investimento em Programas Sociais do Fundo Itaú Excelência Social (PIPS FIES), que destina 50% da taxa administrativa do fundo para projetos educacionais. Podem se inscrever, até o dia 15 de agosto, iniciativas de atendimento direto nas categorias de Educação Infantil, Educação Ambiental e Educação para o Trabalho, além de Formação de Educadores/as dessas mesmas áreas.

A iniciativa do Itaú Unibanco, implementada em parceria com a Fundação Itaú Social, busca garantir o fortalecimento e desenvolvimento sustentável de organizações da sociedade civil. O FICAS é responsável pela coordenação técnica, incluindo do processo seletivo aos encontros formativos sobre gestão e prática educativa.

O FIES investe em ações de empresas socialmente responsáveis e, de 2004 até o final de 2012, terá destinado mais de R$ 20 milhões a programas educacionais de 116 ONGs, beneficiando mais de 22 mil crianças e 2 mil educadores.

Mais informações e o edital completo, bem como as inscrições, devem ser acessado pelo sitewww.itau.com.br/fies.
 

Últimos dias para se inscrever no Prêmio FINEP 2012


Organizações da sociedade civil que atuem com inovação em tecnologias têm poucos dias para concorrer ao Prêmio FINEP 2012. Neste ano, em que o Prêmio completa 15 de existência, pela primeira vez será feita uma premiação em dinheiro, disponibilizando até R$ 400 mil para os primeiros colocados na categoria das organizações do terceiro setor. No total, serão cerca de R$ 9 milhões em prêmios.
O Prêmio FINEP de Inovação foi criado para reconhecer e divulgar esforços inovadores realizados por empresas, instituições sem fins lucrativos e inventores brasileiros, desenvolvidos no Brasil e já aplicados no País ou no exterior. As empresas e instituições inovadoras são aquelas que desenvolvem soluções em forma de produtos, processos, metodologias e/ou serviços novos ou significativamente modificados.
O Prêmio entende tecnologias sociais como produtos, técnicas ou metodologias reaplicáveis, desenvolvidas em interação com a comunidade e que representem efetivas soluções de transformação social. As organizações candidatas devem atuar na área há pelo menos três anos.
As inscrições devem ser feitas até 18 horas do dia 16 de agosto, com o preenchimento completo do formulário de inscrição disponível no endereço eletrônico do Prêmio FINEP, onde também consta o regulamento completo: http://www.finep.gov.br/premio.

segunda-feira, 30 de julho de 2012

O desafio da mobilização de recursos no terceiro setor é desenvolver Parcerias Sociais Sustentáveis


 associada Ana Paula Amaral (01928), professora e consultora em captação de recursos, discorre, em artigo de sua autoria, sobre a importância do planejamento no processo de mobilização de recursos. Nesse contexto, ela propõe o estabelecimento de parcerias sociais sustentáveis, que contribuem para o fortalecimento da captação no terceiro setor.
Segundo Ana Paula,
O desenvolvimento de parcerias sociais sustentáveis indica que é preciso construir projetos junto com os parceiros ou potenciais parceiros; que é necessário gerar valor (trocas) para ambas as partes; que é necessário perguntar e saber responder a pergunta: de que forma a determinada parceria pode beneficiar minha organização? E que os parceiros devem estar alinhados em suas missões, valores e princípios.


Fonte: ABCR

Fundação Cultural Palmares, do MinC, publica edital para criação de núcleos de formação


Implantar dez Núcleos de Formação de Agente Cultural da Juventude Negra (NUFACs). Com esse objetivo, a Fundação Cultural Palmares, instuição vinculada ao Ministério da Cultura (MinC), publicou edital – Chamada Pública nº 001/2012, no Diário Oficial da União de terça-feira, 17 de julho (DOU, Seção 3, págs. 13 e 14). As dez propostas serão selecionadas a partir das inscrições de órgãos ou entidades da administração pública direta e indireta federais, estaduais, municipais e do Distrito Federal; instituições culturais públicas e entidades privadas sem fins lucrativos, que tenham, entre outros requisitos, foco de atuação em cultura e educação.
Cada núcleo receberá um investimento de R$ 570 mil. Desse montante, R$ 200 mil é destinado a bolsa incentivo e R$ 370 mil para as demais despesas do NUFAC. A meta é que cada um desses espaços trabalhe diretamente com 200 jovens entre 15 e 29 anos.
Inscrições
O prazo para as inscrições das propostas é 20 de agosto. Os NUFACs serão criados em todas as regiões brasileiras, sendo um na região Norte, um na região Sul, dois na Centro-Oeste, três na região Nordeste e três no Sudeste.
Com isso, procura-se viabilizar a capacitação/qualificação profissional de 2.000 jovens negros e negras do ensino fundamental e médio, completo e incompleto, oriundos das classes sociais C, D e E de todas as regiões brasileiras, no período de 12 meses, sendo dois meses destinados à preparação e os demais à realização de cursos.
A expectativa é que, uma vez formados, esses agentes estejam aptos a desenvolver atividades profissionais nos programas do Ministério da Cultura, como: Usina Cultural, Agente de Leitura, Praça de Esporte e Cultura (PECs) e outros promovidos em parceria com a sociedade civil.
A seleção de projetos para implantação de dez Núcleos de Formação de Agente Cultural da Juventude Negra faz parte do cumprimento das diretrizes formuladas pelo Fórum Nacional dos Direitos da Cidadania do Governo Federal,.
Autor do texto: Marcos Agostinho, Ascom/MinC

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Piauí receberá R$ 47,6 milhões para enfrentamento do crack



Piauí é o 10º estado a assinar a adesão ao programa federal

O estado do Piauí assinou o termo de adesão ao programa federal Crack, É Possível Vencer, cujo objetivo é fortalecer as ações de combate ao uso e atenção aos usuários de drogas do País. Com o pacto, assinado na quinta-feira 26, o estado poderá colocar em prática ações para enfrentar o tráfico de drogas e as organizações criminosas, ampliar as atividades de prevenção e aumentar a oferta de tratamento de saúde aos usuários.
Até 2014, serão investidos R$ 47,6 milhões no estado - sendo R$ 18,7 milhões do Ministério da Saúde, R$ 22,6 milhões do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), e R$ 6,3 milhões do Ministério da Justiça.
O Piauí é o 10º estado a assinar a adesão ao programa federal. Os estados de Pernambuco, Alagoas, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Acre, Santa Catarina, Espírito Santo e Mato Grosso do Sul já assinaram termo de cooperação.

Saúde
Divulgação/Portal BrasilTeresina receberá quatro novas equipes de abordagem social nas ruas Ampliar
  • Teresina receberá quatro novas equipes de abordagem social nas ruas
Os recursos serão utilizados, nos próximos dois anos, para criar 205 leitos de atendimento aos dependentes químicos. Serão abertos 50 leitos em enfermarias especializadas; dois novos Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps) 24 horas; seis novas unidades de acolhimento, três para o público adulto e três para o público infantil; além da parceria com Comunidades Terapêuticas para abertura de 60 vagas nestes locais. A capital, Teresina, também receberá dois consultórios nas ruas. Para atendimento à saúde, o investimento será de R$ 18,7 milhões.
O estado contará com quatro Centros de Referência Especializada em Assistência Social (Creas) e 21 Conselhos Regionais de Assistência Social (Cras) na capital. Haverá, ainda, a ampliação de um Centro de Referência Especializado para Pessoa em Situação de Rua (Centro POP), que já está em funcionamento; 150 novas vagas em Unidades de Acolhimento; e quatro novas equipes de abordagem social nas ruas. O investimento do ministério, até 2014, será de R$ 22,6 milhões. 
As crianças e adolescentes que forem abordadas nas ruas serão atendidas por equipes de saúde, de assistência social, e de segurança, com auxílio de conselheiros tutelares.
O estado contará com ações de prevenção nas escolas e na comunidade. Os profissionais envolvidos no programa receberão capacitação presencial e à distância, oferecida pelaSecretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad).

Segurança
Para aumentar a segurança pública, o estado receberá duas bases móveis equipadas com sistema de videomonitoramento, 40 câmeras de videomonitoramento fixo, dois veículos e quatro motocicletas, 400 equipamentos de menor potencial ofensivo, além da capacitação de 240 profissionais de segurança. O total de investimentos do governo na ares de segurança pública será de R$ 4,1 milhões.

O programa
O programa Crack, É Possível Vencer foi lançado em dezembro do ano passado e prevê investimentos de R$ 4 bilhões até 2014, sendo R$ 2 bilhões para a área da saúde.
A meta é criar mais de 13 mil novos leitos no Brasil, 175 Centros de Atenção Psicossocial (Caps), 399 Consultórios nas Ruas, 403 Unidades de Acolhimento (para os públicos adulto e infantil), além de quase quatro mil leitos em enfermarias especializadas.

Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero



Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero foi instituído em 2005 pela Secretaria de Política das Mulheres, no âmbito do Programa Mulher e Ciência , com o apoio do CNPq/MCTI, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade - SECAD/MEC, Secretaria de Educação Básica - SEB/MEC e ONU Mulheres.
Consiste em um concurso de redações, artigos científicos e projetos pedagógicos na área das relações de gênero, mulheres e feminismos e tem por objetivo estimular e fortalecer a reflexão crítica e a pesquisa acerca das desigualdades existentes entre homens e mulheres em nosso país e sensibilizar a sociedade para tais questões.
Atualmente, é ofertado a cinco categorias :
a) Categoria Estudante de Ensino Médio - redações;
b) Categoria Estudante de Graduação - artigos científicos;
c) Categoria Graduado(a), Especialista e Estudante de Mestrado - artigos científicos;
d) Categoria Mestre e Estudante de Doutorado - artigos científicos; e
e) Escola Promotora da Igualdade - projetos para as escolas de nível médio.

Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero é o operacionalizado pelo Serviço de Prêmios do CNPq e pela SPM. 

Fundo Nacional para a Criança e o Adolescente

O contribuinte que desejar fazer doações ao FNCA deverá seguir os seguintes passos:
 
1) Preencher a Guia de Recolhimento da União (GRU) disponível no sítio do Tesouro Nacional, no endereço:
https://consulta.tesouro.fazenda.gov.br/gru/gru_simples.asp;;
2) Digitar a Unidade Gestora 110244 e aguardar a confirmação do nome da Unidade: FUNDO NACIONAL PARA A CRIANÇA E O ADOLESCENTE;
3) Informar o código do Tesouro Nacional (00001) no espaço reservado para GESTÃO;
4) Informar o código do contribuinte. Em se tratando de depósito de pessoa física, inserir o código 28843-8; se pessoa jurídica, incluir o código 28841-1. Clicar em avançar;
5) Número de referência: informar 1 para a primeira doação, 2, para a segunda, e assim sucessivamente;
6) Mês de competência: digitar o mês e o ano do recolhimento, por exemplo: 122011 (12/2011). Não é necessário digitar a barra (/) para separar mês e ano;
7) Vencimento: informar o da doação. Por exemplo, 3122011 (31/12/2011);
8) Valor do principal: informar o valor a ser recolhido ao Fundo Nacional para a Criança e o Adolescente – FNCA;
9) Valor total: repetir o valor a ser recolhido;
10) Emitir, imprimir e pagar a GRU.




Inscrições para a 7ª Mostra Cinema e Direitos Humanos seguem até o dia 3 de agosto


Estão abertas as inscrições para a 7ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul, que ocorre entre os meses de outubro a dezembro de 2012. A data limite para inscrição das obras é 3 de agosto e não há restrição quanto à duração, gênero ou suporte de captação e finalização das produções. A ficha de inscrição deve ser baixada no site da Mostra, preenchida, assinada e enviada por e-mail. Já o DVD com a obra deverá ser enviado até 3 de agosto de 2012 para a Cinemateca Brasileira.
Apesar do evento não ser competitivo, as obras mais votadas pelo público serão contempladas com o prêmio exibição na TV Brasil nas categorias curta, média e longa-metragem. A mostra é voltada a obras realizadas em países da América do Sul finalizadas a partir de 2010, e que tenham caráter relativo aos Direitos Humanos. A programação compreende uma seleção de filmes contemporâneos que, desde 2008, também são selecionados por meio de chamada pública, além de uma retrospectiva histórica, homenagens e programas especiais.
Desde 2011, a Mostra, que é apresentada em diversas capitais e no Distrito Federal, promoveu homenagens ao projeto Brasileiro Vídeo nas Aldeias e como a produtora Argentina Cine Ojo e o ator Ricardo Darín que, com suas recentes retrospectivas históricas, tiveram por tema "infância e juventude", "iguais na diferença" e "direito à memória e à verdade". A realização é da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), com produção da Cinemateca Brasileira / Ministério da Cultura e patrocínio da Petrobras.
6° Mostra Cinema e Direitos Humanos - Na última edição da mostra foram exibidos 46 filmes em todas as capitais do país e no Distrito Federal. Ocorreram premiações em três categorias, Longa-metragem, Curta-metragem, e Media metragem. A emissora Tv Brasil premiou os três ganhadores de cada categoria com prêmios em dinheiro e também a exibição ilimitada das obras pelo período de 36 meses.

A ficha de inscrição deve ser baixada no site da 7ª Mostra, preenchida, assinada e enviada por e-mail para: contato@cinedireitoshumanos.org.br. O DVD deverá ser enviado até 3 de agosto de 2012 para:

7ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul
Cinemateca Brasileira
Largo Senador Raul Cardoso nº 207
São Paulo - S.P. - Brasil
C.E.P. 04021-070

Mais informações pelo telefone:
(011) 3512-6111, ramais 211 e 235.

Sustentabilidade das ONGs no Brasil - acesso a recursos privados


A partir de uma pesquisa realizada ao longo do ano de 2008, com colaboração de diversas organizações associadas, o livro traz um volume significativo de informações sobre a relação entre as organizações e os fundos privados, com o objetivo de contribuir para o aprofundamento do debate sobre sustentabilidade e dar uma panorama de como as organizações da sociedade civil têm enfrentado novos desafios para manter suas estruturas e projetos em funcionamento. 

Fonte: ABONG


Abertas até 17 de agosto inscrições para o 9º Concurso de Roteiros Rucker Vieira - São aceitos projetos de documentários de curta-metragem com o tema "Nordestes Emergentes"


O Concurso de Roteiros Rucker Vieira chega à 9ª edição e premia três projetos vencedores com o valor de R$ 80 mil, para a realização de um documentário de 26 minutos com a temática “Nordestes Emergentes” (reflexão sobre novos modos de vida nordestinos). As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até 17 de agosto.

Realizadores de todo o país podem se inscrever – com apenas um único projeto cada. Para participar, o proponente – ou seu procurador – deve se inscrever na sede da Massangana Multimídia Produções, da Fundação Joaquim Nabuco (endereço indicado no edital do concurso) ou fazer a inscrição via Correios, como encomenda PAC ou Sedex, até o último dia estabelecido. Nas inscrições feitas por correio o proponente deve usar um pseudônimo.  

O projeto técnico enviado deve conter as seguintes informações: título e pseudônimo do autor; resumo do documentário; justificativa para o recorte temático do documentário e para a estratégia de abordagem; proposta narrativa e estética; estrutura preliminar do roteiro, orçamento e plano de produção. Em caso de o projeto ser da autoria de duas ou mais pessoas físicas – ou duas ou mais empresas – deve constar na ficha de inscrição apenas os dados de um dos autores.

É responsabilidade da Comissão Julgadora, composta por cinco profissionais do setor audiovisual, a escolha dos três projetos vencedores – dois receberão o prêmio da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), no valor de R$ 80 mil cada, e um receberá o prêmio da Chesf, também no valor de R$ 80 mil. Cada vencedor deve apresentar, até outubro de 2013, duas cópias dos documentários prontos (uma em Mini-DV e a segunda em HD externo).

O resultado final será divulgado até novembro, no site oficial da Fundaj.  

Concurso da Prefeitura de Irauçuba, Ceará, oferece 52 vagas para cargos de níveis médio e superior. Os salários variam de R$ 622,00 a R$ 10.600,0


A Prefeitura de Irauçuba, Estado do Ceará, lançou edital n° 001/2012 de concurso público destinado a selecionar candidatos ao provimento de vagas e formação de cadastro de reserva. O concurso público será assessorado pelo Serviço de Acompanhamento e Assessoria Pública – SERAP.
São distribuídas 52 vagas para profissionais de níveis médio e superior, com salários variados de R$ 622,00 a R$ 10.600,00 em carga horária de 30 e 40h semanais.
Cargos
As oportunidades são para os cargos de Assistente Social, Cirurgião Dentista, Contador, Médico, Psicólogo, Tecnólogo em Saneamento Ambiental, Veterinário, Agente Administrativo, Agente Comunitário de Saúde, Agente Fiscal de Tributos, Auxiliar de Saúde Bucal, Guarda Municipal, Técnico Agrícola, Técnico de Enfermagem e Técnico em Segurança do Trabalho.
Inscrições e Taxas
As inscrições presenciais ou por procuração serão efetuadas no período de 12 a 27 de julho de 2012 das 8:00 às 12:00 e 14:00 às 17:00 horas, exceto sábados, domingos e feriados, no Centro de Capacitação Padre Pontes, situado na Rua 7 de setembro, nº 144 - Centro, Irauçuba-CE. As taxas variam de R$ 40,00 a R$ 100,00 de acordo com o cargo escolhido.
Provas e Gabaritos
As provas objetivas serão aplicadas em dia e locais a serem oportunamente divulgados, devendo o candidato comparecer ao local designado, com antecedência mínima de uma hora. Os gabaritos para conferência do desempenho do candidato na prova objetiva serão divulgados no máximo em 72 horas, após a realização da prova.
Validade
O concurso terá validade de 02 anos, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por ato da Administração Municipal, uma única vez e por igual período.

Edital / Publicações

Jovens brasileiros pretendem transferir tecnologia de baixo custo para escola na Libéria


Em março de 2010, o brasileiro Vinícius Zanotti fez uma viagem à Libéria, um dos países com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do planeta. Durante a viagem, ele conheceu Sabato Neufville, um professor que recebe da ONU um salário de US$ 900 mensais e mantém uma escola gratuita num país onde até mesmo as escolas públicas são pagas. Sabato custeou, do próprio bolso, a construção da escola e paga também os salários de todos os professores. Ele adotou também nove crianças órfãs da guerra que parou o país por 14 anos, e só terminou em 2003, e fundou o Youth Movement Against Violence. A preocupação maior de Sabato é preparar as crianças para que elas não sejam vítimas fáceis de cooptação no caso de uma nova guerra.
Vinícius acabou contraindo febre tifóide durante a viagem, mas mesmo assim, decidiu se engajar. Ele fez um documentário (veja ao final do texto) e reuniu um grupo de voluntários de diversas áreas com a intenção de construir uma nova escola, com todas as instalações sanitárias e até geração de energia elétrica. Eles já conseguiram até trazer Sabato Neufville ao Brasil para uma palestra. Vinícius conta que Sabato visitou a favela de Paraisópolis e ficou impressionado com as condições em que o povo brasileiro vive, mas de uma maneira diferente. “Se os pobres liberianos viessem morar aqui, iriam se sentir ricos! O nosso país inteiro não tem energia elétrica”.
Vinícus Zanotti já trabalha há dois anos com um grupo de voluntários brasileiros no Projeto Escola de Bambu. A história de Vinícius sensibilizou o Instituto Lula. A ideia não é só construir um prédio, mas também usar tecnologias e materiais pesquisados e usados no Brasil e transferir conhecimento para que os próprios liberianos construam escolas semelhantes pelo país a baixo custo.
Em setembro, o Projeto Escola de Bambu começou a arrecadar fundos para a construção da escola e a formação da mão-de-obra local. Segundo Vinícius, uma escola no Brasil custa em média R$ 2,5 milhões, e o orçamento da Escola de Bambu está em cerca de R$ 410 mil, “valor que estamos tentando diminuir”. O grupo, que hoje reúne mais de 30 profissionais brasileiros, todos voluntários, construiu um site com as informações sobre o projeto em www.escoladebambu.com.
Leia abaixo como foi nossa conversa com o idealizador do projeto.
Vinícius, explique o que é o Escola de Bambu?
É um projeto que visa a construção de uma escola sustentável para atender 300 crianças na comunidade de Fendell, na Libéria, África. Nossa proposta é utilizar tecnologias com pesquisa e aplicação no Brasil e, além de construir a escola, dividir este conhecimento com os liberianos.
E o que há de criativo nessa construção?
Do ponto de vista construtivo, utilizaremos bambus e blocos de tijolo adobe. Ambos são fornecido gratuitamente pela natureza: o bambu é plantado e o adobe feito com terra no próprio local. Para a problemática sanitária, utilizaremos um modelo de fossa biodgestora desenvolvido pela Embrapa, que produzirá fertilizantes para a plantação da comunidade local. Para a solução energética, nossa opção foi o protótipo desenvolvido pelo bioconstrutor Peetssa, fabricado com ímãs de HD de computador quebrado e rodas de bicicleta. Modelo que já está em funcionamento em quatro comunidades indígenas e quilombolas aqui no Brasil. Nossa proposta construtiva é totalmente sustentável, além de propor a completa transferência de tecnologia. Tudo isso a um baixíssimo custo: no Brasil, uma escola custa em média R$ 2,5 milhões, e nosso projeto está orçado em pouco mais de R$ 410 mil.
Conte como você teve contato com a comunidade de Fendell e a escola na Libéria.
De uma viagem que fiz ao país em março de 2010. Por lá, conheci Sabato Neufville, 34 anos, que é uma das pessoas mais fantásticas que pude encontrar. Ele adotou 9 filhos órfãos de guerra e é um ativista que combate à violência infantil. Fundou o United Youth Movement Against Violence, que atua em quatro diferentes comunidades promovendo atividades lúdicas, esportivas e educacionais para crianças e jovens.
Na comunidade de Fendell, após perceber que era elevado o número de jovens fora da escola por conta da distância, Sabato decidiu construir, com bambus enfileirados, uma unidade de ensino com o pequeno salário que recebe. Prestador de serviços da ONU, seus ganhos não superam os U$ 900 mensais. A escola é gratuita, diferente até mesmo das escolas públicas da Libéria, que são pagas. Sabato repassa, do próprio salário, cerca de 20 dólares para cada um dos 16 professores. Diante desta realidade, decidi que tentaria de alguma forma colaborar. Com uma câmera na mão, e em meio a uma convalescência de febre tifóide, gravei o documentário “Escola de Bambu”. Trouxe o material para o Brasil e comecei a articular com antigos amigos uma forma de ajudar.
Você acha que esse projeto pode  movimentar mais do que apenas uma escola?
Inicialmente, este projeto foi pensado como uma ação pontual, mas sabemos do potencial dele. Com a transferência completa de tecnologia, outras diversas pessoas naquele país estarão qualificadas para reproduzir esse modelo construtivo. Se avaliarmos os salários dos liberianos, veremos que com U$ 7.000 mensais é possível contratar uma equipe de cerca de 70 pessoas, pagando salários superior ao mínimo da Libéria, que é de 70 dólares. Com todos qualificados, novas edificações sustentáveis poderão acontecer.
Certamente, este mesmo modelo construtivo seria facilmente aplicado em outros países africanos, podendo inclusive ser utilizado como política pública. Mas, ao mesmo tempo que conhecemos seu potencial e de sua importância, nos deparamos com a viabilidade financeira. Ele é barato, essa captação não tem sido fácil. Já são dois anos de muita luta voluntária para chegar aos R$ 400 mil, e ainda não conseguimos.
Nós temos a equipe qualificada e disposta à ir ao campo, mas precisamos de parceiros fortes para viabilizar todas estas ações. Sem eles, fica impraticável pensarmos em uma ação não pontual.
Como você vê a importância da cooperação Brasil-África?
Acredito que nós, como brasileiros, temos o dever de viabilizar projetos de cooperação! É inegável o tamanho da dívida que temos com o povo africano e já passou da hora de pagarmos. O Brasil cresceu e desenvolveu tecnologias que são facilmente aplicadas naquele continente, até mesmo pela proximidade de nossos climas. Então, precisamos repassá-las! Penso que o Brasil, até mesmo por ter sido explorado por muitos anos, deva assumir uma relação mais solidária do que econômica, fornecendo a principal ferramenta para o desenvolvimento: o conhecimento.
Você conheceu a Libéria, como você vê os problemas desse país em comparação com o Brasil?
É impossível comparar Brasil e Libéria. Quando Sabato Neufville veio para cá, diversas pessoas tentaram explicar as diferenças sociais em nosso país. Foi impossível. Chegamos a visitar a favela de Paraisópolis e uma outra em São Bernardo; ao ver televisão, internet e energia, Sabato comentou: “se os pobres liberianos viessem morar aqui, iriam se sentir ricos! O nosso país inteiro não tem energia”.
Se pensarmos em políticas públicas, veremos o quão distante são nossas realidades. Não existe SUS: o hospital, mesmo que público, é pago. Igual acontece com escolas e universidades. Tudo é pago e ninguém tem dinheiro! O salario dos professores da Escola de Bambu, por exemplo, é de 20 dólares!
A Libéria não tem um semáforo. Poucas ruas são asfaltadas e o maior prédio tem 8 andares. Não existe ônibus nas ruas e o transporte pode te fazer esperar por mais de 4 horas: são carros, sem qualquer itinerário ou destino; ou motos, sem capacete, claro. Se checarmos o IDH, veremos que a Libéria ocupa a 6ª posição de baixo pra cima. Em termos de acessos à internet, apenas 0,07 pessoas a cada 100 estão conectadas na rede, o pior índice do mundo.
Como vocês estão arrecadando doações?
Estamos conversando com empresas, mas temos arrecadado dinheiro organizando rifas, camisetas, festas e também pelo site www.escoladebambu.com, que também tem toda a história do projeto e a prestação mensal de contas.

Concurso Conab 2012 abre 155 vagas Concurso público da Conab abre 155 vagas para o cargo de Analista em várias áreas de formação e com salários que podem chegar a R$ 4.578,70.


Disponibilizados os editais de n° 1 e 2/2012, nos quais o Presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), torna pública a realização de concurso público para provimento de vagas imediatas e formação de cadastro de reserva em cargos públicos efetivos de nível superior. O certame será executado pelo IADES e oferece vagas para lotação na Conab em Brasília/DF, com exceção da área de formação Auditoria, cujas vagas são para lotação prioritária nas unidades da Conab em João Pessoa/PB.
Áreas com vagas e salários oferecidos
As 155 vagas disponíveis são para o cargo de Analista e estão distribuídas em 24 áreas de formação: Administração (17), Arquitetura, Arquivologia, Engenharia - Elétrica, Engenharia - Mecânica (2 vagas cada), Assistência Social, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Segurança do Trabalho, Estatística, Medicina do Trabalho, Pedagogia, Enfermagem (1 vaga cada), Comunicação Social, Engenharia Agrícola (reserva), Contabilidade - Geral (22), Direito - Jurídico, Economia (10 vagas cada), Direito - Correição, Auditoria (5 vagas cada), Engenharia - Civil (3), Engenharia Agronômica ou Agronomia (8), Tecnologia da Informação - Desenvolvimento (43), Tecnologia da Informação - Suporte Técnico (14) e Tecnologia da Informação - Banco de Dados (03).
O salário base para o cargo de Analista é R$ 4.578,70, acrescida da Gratificação por Atividade Jurídica (R$ 688,83), para os contratados nas áreas de formação Direito - Jurídico e Direito - Correição. Além do salário base, haverá Gratificação por Atividade de Auditoria (R$ 688,83) para os candidatos contratados na área de Auditoria e Gratificação por Atividade de Tecnologia da Informação, no valor de R$ 1.269,73. A jornada de trabalho é de até 44 horas semanais.
Entre os benefícios oferecidos pela Companhia estão o serviço de assistência à saúde, seguro de vida, assistência educação-infantil, auxílio-escola, auxílio-alimentação, entre outros.
Inscrição
A taxa de inscrição custará R$ 46,00 e as inscrições poderão ser feitas através do endereço eletrônico http://www.iades.com.br no período que compreenderá às 10 horas do dia 8 de julho às 20 horas do dia 2 de agosto de 2012. A taxa poderá ser paga até o dia 6 de agosto de 2012.
Seleção e admissão
Todos os candidatos serão submetidos a provas objetivas, com 60 questões, a serem aplicadas no Distrito Federal dia 23 de setembro de 2012, em horário e local informados provavelmente no dia 30 de agosto de 2012.
Candidatos aos cargos de Analista para várias áreas ainda farão prova discursiva na mesma data da prova objetiva, com o objetivo de avaliar os conhecimentos específicos, pertinentes a cada área de formação, berm como a capacidade de expressão escrita. Já os inscritos para a área de TI farão avaliação de desempenho prático, cujo objetivo é avaliar os conhecimentos específicos, pertinentes a cada área de formação.
Os candidatos aprovados e convocados para a assinatura do contrato de trabalho realizarão procedimentos pré-admissionais e exames médicos complementares, de caráter unicamente eliminatório, em conformidade com a legislação vigente e de responsabilidade da Conab. Lembramos também que os convocados serão contratados pelo regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), através de contrato experimental de 90 dias, para avaliação.

Fonte:concursosnobrasil

Chamada para Projetos Modelo de Direitos Humanos com Trabalhadores do Sexo e Viciados em Drogas


 Fundação Open Society lançou uma chamada para receber projetos de ONGs que tenham trabalhado com a polícia para melhorar a saúde e direitos humanos de trabalhadores do sexo ou de indivíduos viciados em drogas. Oito projetos serão selecionados e seus representantes convidados para participar de um seminário em Sidney, na Austrália, em novembro deste ano, além de ter sua iniciativa publicada internacionalmente.
Os projetos devem ser enviados por e-mail até o dia 3 de agosto, por escrito, em áudio ou por vídeo, tendo que ser em inglês.

Fonte: ABCR

Jovens brasileiros pretendem transferir tecnologia de baixo custo para escola na Libéria


Em março de 2010, o brasileiro Vinícius Zanotti fez uma viagem à Libéria, um dos países com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do planeta. Durante a viagem, ele conheceu Sabato Neufville, um professor que recebe da ONU um salário de US$ 900 mensais e mantém uma escola gratuita num país onde até mesmo as escolas públicas são pagas. Sabato custeou, do próprio bolso, a construção da escola e paga também os salários de todos os professores. Ele adotou também nove crianças órfãs da guerra que parou o país por 14 anos, e só terminou em 2003, e fundou o Youth Movement Against Violence. A preocupação maior de Sabato é preparar as crianças para que elas não sejam vítimas fáceis de cooptação no caso de uma nova guerra.
Vinícius acabou contraindo febre tifóide durante a viagem, mas mesmo assim, decidiu se engajar. Ele fez um documentário (veja ao final do texto) e reuniu um grupo de voluntários de diversas áreas com a intenção de construir uma nova escola, com todas as instalações sanitárias e até geração de energia elétrica. Eles já conseguiram até trazer Sabato Neufville ao Brasil para uma palestra. Vinícius conta que Sabato visitou a favela de Paraisópolis e ficou impressionado com as condições em que o povo brasileiro vive, mas de uma maneira diferente. “Se os pobres liberianos viessem morar aqui, iriam se sentir ricos! O nosso país inteiro não tem energia elétrica”.
Vinícus Zanotti já trabalha há dois anos com um grupo de voluntários brasileiros no Projeto Escola de Bambu. A história de Vinícius sensibilizou o Instituto Lula. A ideia não é só construir um prédio, mas também usar tecnologias e materiais pesquisados e usados no Brasil e transferir conhecimento para que os próprios liberianos construam escolas semelhantes pelo país a baixo custo.
Em setembro, o Projeto Escola de Bambu começou a arrecadar fundos para a construção da escola e a formação da mão-de-obra local. Segundo Vinícius, uma escola no Brasil custa em média R$ 2,5 milhões, e o orçamento da Escola de Bambu está em cerca de R$ 410 mil, “valor que estamos tentando diminuir”. O grupo, que hoje reúne mais de 30 profissionais brasileiros, todos voluntários, construiu um site com as informações sobre o projeto em www.escoladebambu.com.
Leia abaixo como foi nossa conversa com o idealizador do projeto.
Vinícius, explique o que é o Escola de Bambu?
É um projeto que visa a construção de uma escola sustentável para atender 300 crianças na comunidade de Fendell, na Libéria, África. Nossa proposta é utilizar tecnologias com pesquisa e aplicação no Brasil e, além de construir a escola, dividir este conhecimento com os liberianos.
E o que há de criativo nessa construção?
Do ponto de vista construtivo, utilizaremos bambus e blocos de tijolo adobe. Ambos são fornecido gratuitamente pela natureza: o bambu é plantado e o adobe feito com terra no próprio local. Para a problemática sanitária, utilizaremos um modelo de fossa biodgestora desenvolvido pela Embrapa, que produzirá fertilizantes para a plantação da comunidade local. Para a solução energética, nossa opção foi o protótipo desenvolvido pelo bioconstrutor Peetssa, fabricado com ímãs de HD de computador quebrado e rodas de bicicleta. Modelo que já está em funcionamento em quatro comunidades indígenas e quilombolas aqui no Brasil. Nossa proposta construtiva é totalmente sustentável, além de propor a completa transferência de tecnologia. Tudo isso a um baixíssimo custo: no Brasil, uma escola custa em média R$ 2,5 milhões, e nosso projeto está orçado em pouco mais de R$ 410 mil.
Conte como você teve contato com a comunidade de Fendell e a escola na Libéria.
De uma viagem que fiz ao país em março de 2010. Por lá, conheci Sabato Neufville, 34 anos, que é uma das pessoas mais fantásticas que pude encontrar. Ele adotou 9 filhos órfãos de guerra e é um ativista que combate à violência infantil. Fundou o United Youth Movement Against Violence, que atua em quatro diferentes comunidades promovendo atividades lúdicas, esportivas e educacionais para crianças e jovens.
Na comunidade de Fendell, após perceber que era elevado o número de jovens fora da escola por conta da distância, Sabato decidiu construir, com bambus enfileirados, uma unidade de ensino com o pequeno salário que recebe. Prestador de serviços da ONU, seus ganhos não superam os U$ 900 mensais. A escola é gratuita, diferente até mesmo das escolas públicas da Libéria, que são pagas. Sabato repassa, do próprio salário, cerca de 20 dólares para cada um dos 16 professores. Diante desta realidade, decidi que tentaria de alguma forma colaborar. Com uma câmera na mão, e em meio a uma convalescência de febre tifóide, gravei o documentário “Escola de Bambu”. Trouxe o material para o Brasil e comecei a articular com antigos amigos uma forma de ajudar.
Você acha que esse projeto pode  movimentar mais do que apenas uma escola?
Inicialmente, este projeto foi pensado como uma ação pontual, mas sabemos do potencial dele. Com a transferência completa de tecnologia, outras diversas pessoas naquele país estarão qualificadas para reproduzir esse modelo construtivo. Se avaliarmos os salários dos liberianos, veremos que com U$ 7.000 mensais é possível contratar uma equipe de cerca de 70 pessoas, pagando salários superior ao mínimo da Libéria, que é de 70 dólares. Com todos qualificados, novas edificações sustentáveis poderão acontecer.
Certamente, este mesmo modelo construtivo seria facilmente aplicado em outros países africanos, podendo inclusive ser utilizado como política pública. Mas, ao mesmo tempo que conhecemos seu potencial e de sua importância, nos deparamos com a viabilidade financeira. Ele é barato, essa captação não tem sido fácil. Já são dois anos de muita luta voluntária para chegar aos R$ 400 mil, e ainda não conseguimos.
Nós temos a equipe qualificada e disposta à ir ao campo, mas precisamos de parceiros fortes para viabilizar todas estas ações. Sem eles, fica impraticável pensarmos em uma ação não pontual.
Como você vê a importância da cooperação Brasil-África?
Acredito que nós, como brasileiros, temos o dever de viabilizar projetos de cooperação! É inegável o tamanho da dívida que temos com o povo africano e já passou da hora de pagarmos. O Brasil cresceu e desenvolveu tecnologias que são facilmente aplicadas naquele continente, até mesmo pela proximidade de nossos climas. Então, precisamos repassá-las! Penso que o Brasil, até mesmo por ter sido explorado por muitos anos, deva assumir uma relação mais solidária do que econômica, fornecendo a principal ferramenta para o desenvolvimento: o conhecimento.
Você conheceu a Libéria, como você vê os problemas desse país em comparação com o Brasil?
É impossível comparar Brasil e Libéria. Quando Sabato Neufville veio para cá, diversas pessoas tentaram explicar as diferenças sociais em nosso país. Foi impossível. Chegamos a visitar a favela de Paraisópolis e uma outra em São Bernardo; ao ver televisão, internet e energia, Sabato comentou: “se os pobres liberianos viessem morar aqui, iriam se sentir ricos! O nosso país inteiro não tem energia”.
Se pensarmos em políticas públicas, veremos o quão distante são nossas realidades. Não existe SUS: o hospital, mesmo que público, é pago. Igual acontece com escolas e universidades. Tudo é pago e ninguém tem dinheiro! O salario dos professores da Escola de Bambu, por exemplo, é de 20 dólares!
A Libéria não tem um semáforo. Poucas ruas são asfaltadas e o maior prédio tem 8 andares. Não existe ônibus nas ruas e o transporte pode te fazer esperar por mais de 4 horas: são carros, sem qualquer itinerário ou destino; ou motos, sem capacete, claro. Se checarmos o IDH, veremos que a Libéria ocupa a 6ª posição de baixo pra cima. Em termos de acessos à internet, apenas 0,07 pessoas a cada 100 estão conectadas na rede, o pior índice do mundo.
Como vocês estão arrecadando doações?
Estamos conversando com empresas, mas temos arrecadado dinheiro organizando rifas, camisetas, festas e também pelo site www.escoladebambu.com, que também tem toda a história do projeto e a prestação mensal de contas.

Fonte Instituto Lula:http://www.institutolula.org/2012/07/grupo-de-brasileiros-pretende-transferir-tecnologia-de-baixo-custo-para-liberianos/#.UBKWlGFYvkA