quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Agência Sueca financia projetos para democratização e liberdade de expressão


A Agência Sueca para a Cooperação Internacional e Desenvolvimento (SIDA) publicou chamada para financiamento de projetos de organizações da sociedade civil que utilizem tecnologia da informação e comunicação em prol da democracia e liberdade de expressão. Propostas podem ser enviadas até o dia 18 de outubro.
O objetivo específico da chamada é proporcionar apoio direto e proteção a iniciativas e atividades nas quais a informação e tecnologias de comunicação são usadas para fortalecer movimentos civis para a democratização e a liberdade de expressão, em ambientes em que estes estão sob ameaça.
As propostas devem ser escritas em inglês ou sueco, e não há nas orientações nenhuma informação quanto ao orçamento de cada pedido. Porém, na página da oportunidade, é disponibilizado um e-mail de contato para se tirar dúvidas que surgirem.
Todas as informações disponíveis estão nessa página http://www.sida.se/democracy-initiative.

SulAmérica publica edital para financiamento de projetos sociais na cidade de SP


 empresa SulAmérica Seguros, Previdência e Investimentos publicou edital para a escolha de novos parceiros que desenvolvam projetos sociais nas comunidades próximas aos endereços das unidades da companhia na capital paulistana. A empresa dispõe de até 300 mil reais para apoio financeiro.
As organizações candidatas devem ter pelo menos cinco anos de existência e contar com projetos registrados na Lei do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente, no Município de São Paulo.
As inscrições são gratuitas e vão até o dia 30 de setembro de 2012. Para ter acesso à notícia completa e ao edital desta oportunidade, acesse http://portal.sulamericaseguros.com.br/data/pages/8A6189F539834BCB01399192B8232980.htm

REEEP financia projetos de ONGs com energia renovável


A organização REEEP, uma parceria estabelecida em 2002 em Joanesburgo, África do Sul, lançou sua nona rodada de financiamento para projetos de organizações da sociedade civil que busquem acelerar o desenvolvimento de energia renovável e/ou tecnologias de eficiência energética.
Serão contemplados até 30 projetos com um total disponível de 4 milhões de euros, quase dez milhões de reais. Cada projeto poderá receber até 150 mil euros (360 mil reais, aproximadamente) e o Brasil é um dos países indicados na chamada como prioritário para receber o investimento.
As propostas das organizações podem ser enviadas até o dia 21 de setembro. Todas as informações sobre essa oportunidade podem ser encontradas na página http://call4proposals.reeep.org/.

Fundo Príncipe Claus apoia projetos de reconstrução de patrimônio cultural


Organizações que atuem pela preservação e restauro de patrimônio histórico e bens culturais que tenham sido prejudicados em 2012 por desastres podem se candidatar para receber recursos do Fundo Príncipe Claus, fundo financiado pelo Ministério Holandês de Relações Exteriores e pela loteria holandesa. Também podem receber recursos projetos que busquem proteger patrimônio que esteja sob ameaça de destruição.
O prazo para envio de propostas é dia 01 de outubro e o financiamento é de no máximo 35 mil euros (cerca de 80 mil reais).
As propostas nessa oportunidade podem ser enviadas em inglês, francês ou espanhol, e a página para saber informações completas sobre essa oportunidade é http://www.princeclausfund.org/en/news/copy-of-cer-call.html.

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Fundação UBS Optimus financia projetos que relacionam educação e saúde infantil


A fundação suíça UBS Optimus lançou um edital de financiamento para apoiar projetos de organizações da sociedade civil que relacionem educação e saúde infantil. As propostas podem ser enviadas até o dia 30 de setembro, para ações com duração de 1 a 2 anos e financiamento de 80 mil a 150 mil francos suíços (cerca de 150 mil a 320 mil reais).
Os projetos devem ter um perfil não convencional e ser inovadores e promissores, com ênfase especial em redução de doenças parasitárias e/ou aplicação de micronutrientes para aprimorar o desenvolvimento cognitivo das crianças e os resultados alcançados na educação e saúde.
No site da organização há um edital específico para países da América Latina, que indica que organizações do Brasil podem enviar propostas, mas elas precisarão ser em inglês. Mais informações e a chamada completa para essa oportunidade estão na página http://www.ubs.com/global/en/wealth_management/optimusfoundation/applications_support.html.

Financiamento para projetos de pesquisa sobre dados abertos


Fundação World Wide Web e o Centro Internacional para Pesquisa sobre Desenvolvimento lançaram uma chamada para financiamento de projetos que estudem o impacto dos dados abertos em países em desenvolvimento. Organizações da sociedade civil e governamentais podem enviar propostas até o dia 10 de setembro.
O financiamento apoiará estudos de caso que examinem os impactos emergentes de iniciativas específicas sobre dados abertos que enfoquem temas chave de desenvolvimento. Essas iniciativas podem ser sobre:
  • Dados abertos no processo orçamentário
  • Dados abertos nos processos legislativos e eleitorais
  • Dados abertos nos sistemas judiciais
  • Dados abertos para cidades mais eficientes
  • Dados abertos para a prestação de serviços públicos feito de forma privada
  • Dados abertos para a regulamentação de mercados
  • Dados abertos para o bem estar e empoderamento de grupos marginalizados e comunidades
O financiamento pode variar de 25 mil a 75 mil dólares (50 mil a 150 mil reais), para projetos com duração de até um ano e com início previsto para janeiro de 2013. A página com todas as informações sobre essa oportunidade encontra-se em http://www.opendataresearch.org/post/26975988175/call.

ONGs podem participar de desafio da Fundação Knight


A organização norte-americana Fundação Knight lançou um desafio de cinco milhões de dólares (cerca de 10 milhões de reais) que premiará ideias que relacionem o uso do celular para melhorar o acesso à informação das pessoas e da comunidade. Organizações da sociedade civil podem enviar propostas para essa oportunidade, cujo prazo é curto e se encerra no dia 10 de setembro.
São oito questões que devem ser respondidas de forma objetiva e curta, e que serão avaliadas para se escolher as ideias vencedoras. As propostas receberão financiamento que pode variar de 10 mil a 1 milhão de dólares (20 mil a dois milhõres de reais, aproximadamente).
As ideias devem ser enviadas em inglês e a página com todas as informações é http://newschallenge.tumblr.com/post/30409290920/knight-news-challenge-on-mobile-now-open-for-apps.