quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Governo financia projetos de apoio à produção orgânica

Os ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Educação (MEC) disponibilizaram R$ 8,9 milhões para financiamento de projetos de apoio à construção e socialização de práticas agroecológicas e orgânicas.

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) é o responsável pela chamada pública. Os projetos receberão apoio financeiro para atividades de extensão tecnológica, pesquisas científicas e educação profissional para a construção e socialização de conhecimentos e práticas relacionados à agroecologia e aos sistemas orgânicos de produção. A chamada também prevê o apoio financeiro à implementação e manutenção de Centros Vocacionais Tecnológicos e de Núcleos de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica.
O prazo para envio de proposta é até 19 de novembro. A íntegra da chamada pode ser obtida no site www.cnpq.br.

YouTube lança ferramenta para ajudar organizações a publicar e gerenciar campanhas de vídeo de captação


O site YouTube lançou o “Programa sem fins lucrativos do YouTube”, uma ferramenta online e gratuita para organizações da sociedade civil que permite que elas realizem campanhas de vídeo integrando recursos como botões de doação, transmissões ao vivo, promoção do canal de vídeo, etc.

Segundo o próprio site, essa ferramenta “ajuda você a colocar sua causa em ação, contar uma história interessante e lançar uma campanha eficaz no YouTube."
A página do programa está em português e acessível às organizações brasileiras, porém o curioso é que, por enquanto, o programa está disponível apenas para ONGs dos Estados Unidos, Inglaterra, Austrália e Canadá.
A ABCR enviou uma mensagem ao YouTube questionando esse fato e pretendendo saber quando a ferramenta estará disponível para as organizações da sociedade civil brasileiras. Até o momento, não obtivemos uma resposta.
A página do programa do YouTube é http://www.youtube.com/nonprofits.

Fundo de Inovação Humanitária financia projetos

Dois editais recentemente publicados pelo Fundo de Inovação Humanitária recebem projetos com orçamento de até 20 mil e 150 mil libras (55 mil e 400 mil reais), respectivamente. Organizações brasileiras podem enviar propostas de inovação no apoio humanitário, que serão avaliadas pelo seu potencial de aprimorar o desempenho na área.
As propostas podem ser enviadas até o dia 18 de novembro e o edital de menor valor, até 20 mil libras, pretende apoiar o reconhecimento, invenção e disseminação de inovações na área. Já o edital cujo valor máximo de financiamento é 150 mil libras vai apoiar o desenvolvimento, implementação e teste de propostas inovadoras.
Não há contrapartida exigida pelo financiador e cada organização pode enviar até duas propostas, cuja duração deverá ser de no máximo 6 meses e 18 meses, dependendo do edital. Todas as propostas devem ser enviadas em inglês.
Informações completas sobre essa oportunidade podem ser encontradas na página http://www.humanitarianinnovation.org/funding.

Linkedin lança ferramenta para ajudar ONGs a compor Conselhos

O site de relacionamentos profissionais Linkedin lançou, nos Estados Unidos, uma ferramenta para ajudar as organizações da sociedade civil a compor Conselhos, instrumento fundamental para a governança corporativa e mobilização de recursos.
O lançamento foi noticiado pela revista Forbes que, em artigo em inglês em sua página na internet, entrevista a Diretora de Impacto Social do Linkedin, Meg Garlinghouse. Ainda que a ferramenta do Linkedin, de nome Board Connect, não esteja ainda disponível para organizações brasileiras, é importante conhecê-la e entender os seu benefícios, além de debater as implicações da composição dos Conselhos.
O Linkedin, página lançada em 2002, conta com mais de 175 milhões de perfis de profissionais de mais de 200 países, sendo mais de 9 milhões no Brasil. Conta com uma versão em português e tem escritório em São Paulo, motivo pelo qual há de se esperar que a ferramenta esteja disponível em breve para organizações nacionais.
O artigo original da Forbes com a entrevista com Meg Garlinghouse pode ser acessado no link abaixo.
http://www.forbes.com/sites/rahimkanani/2012/09/17/linkedin-launches-board-connect-for-nonprofits-revolutionizes-board-member-matching/
Acesso o Grupo da ABCR no Linkedin.

Petrobrás tem segundo edital aberto, financiando projetos sociais

Um segundo edital da Petrobrás também está com inscrições abertas para receber projetos para patrocínio. O Programa Petrobrás Desenvolvimento & Cidadania recebe, até o dia 18 de novembro, projetos voltados para a superação da pobreza e da desigualdade no país.
Serão destinados pela empresa 145 milhões de reais para projetos que poderão receber até 1 milhão e 650 mil reais de patrocínio cada, considerando um prazo máximo de 24 meses de execução.

Segundo o edital, podem se candidatar projetos que tenham como foco em pelo menos uma das seguintes linhas de atuação:
  • Geração de renda e oportunidade de trabalho;
  • Educação para a qualificação profissional;
  • Garantia dos direitos da criança e do adolescente.


Todas as informações sobre essa oportunidade da Petrobrás podem ser encontradas na página http://dec.petrobras.com.br/.