domingo, 28 de abril de 2013

Oficina Elaboração de Projetos Culturais e Captação de Recursos

http://youtu.be/v7uXBOHexZI

BID Lança Edital para Financiamento de Projetos com Foco em Comunidades Vulneráveis

Chamada para apresentação de propostas inovadoras focadas em comunidades e grupos vulneráveis. projectos de EUA US $ 500.000 a $ 1.000.000

Fecha 15 de maio, 2013
As organizações da sociedade civil têm a oportunidade de:
  • Competindo de financiamento para apoiar o desenvolvimento da comunidade em uma quantidade que varia de US $ 500.000 US $ 1 milhão
  • Faça a diferença em comunidades de baixa renda e grupos sócio-economicamente vulneráveis
  • Contribuir para a redução da pobreza na região
  • Trabalhando em estreita colaboração com especialistas do BID
  • Comunicar os resultados aos cidadãos ou ao público em geral
Todas as propostas devem presentarsede acordo com as regras e termos do presente anúncio e deve ser apresentada por meio do formulário on-line de 15 de maio de 2013, antes DELAS 17:30 (GMT -05:00) Eastern Standard Time do Estados Unidos da América.

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial lança edital para apoiar projetos em comunidades quilombolas

A Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), do Governo Federal, publicou edital para financiar propostas de instituições privadas sem fins lucrativos que tenham como objetivo o fortalecimento institucional e o desenvolvimento local de comunidades quilombolas do Brasil. As organizações podem solicitar entre 120 mil e 200 mil reais para ações de capacitação, educação ambiental e fortalecimento institucional.
A chamada de financiamento é uma ação do Programa Brasil Quilombola, programa tocado por um Comitê Gestor composto por 11 ministérios e sob a coordenação da SEPPIR.
Para incrementar a participação das organizações quilombolas, a Chamada Pública 02/2013 da SEPPIR, assim como a de 2012, prevê a priorização das propostas apresentadas pelas próprias instituições representativas desses segmentos populacionais, conforme indica a página na internet da Secretaria.
Também segundo a Secretaria, atualmente 2.040 comunidades quilombolas são certificadas pela Fundação Cultural Palmares. Dessas, 207 são tituladas, em benefício de 12.946 famílias. Atualmente, 80 mil famílias quilombolas estão identificadas no Cadastro Único de Programas Sociais (referência: janeiro/2013). Dessas, 79,9% são beneficiárias do Programa Bolsa Família e 75% estão em situação de extrema pobreza. Nesse sentido, é fundamental fortalecer as iniciativas de promoção dos direitos das comunidades quilombolas.
Os projetos podem ser enviados até o dia 27 de maio, e a página da SEPPIR com mais informações encontra-se aqui.

Iniciativa Jovem financia desenvolvimento de páginas na internet sobre políticas públicas de juventude

Organizações da sociedade civil que trabalhem com a temática de políticas públicas de juventude podem solicitar um financiamento de até dez mil dólares (cerca de 19 mil reais) para desenvolver e hospedar uma página na internet dentro do portal Iniciativa Jovem, projeto da organização alemã Demokratie & Dialog e.V. que é financiado pela Fundação Open Society.
O portal Iniciativa Jovem tem como objetivo consolidar o conhecimento internacional e informação sobre políticas públicas de juventude, indo da análise e formulação para a implementação e avaliação das políticas.
Temas potenciais para as páginas no portal podem ser participação e cidadania; ativos e voluntariado; direitos das crianças e dos jovens; políticas públicas globais sobre as drogas; trabalho comunitário; pesquisa e conhecimento; sustentabilidade e meio ambiente; multiculturalisno e minorias; justiça, etc.
Não há uma data limite para envio das propostas, que devem ser escritas em inglês, e considerar a duração de um ano para o projeto financiado. Mais informações, clicando aqui.

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Edital para proteção de transgêneros, contra a violência e pelo combate à impunidade


Escritório de Democracia, Direitos Humanos e Trabalho (DRL), do Departamento de Estado do Governo dos Estados Unidos, lançou um edital para apoio financeiro a organizações que atuam para proteger e promover os direitos humanos de lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros (LGBT). Estão disponíveis 450 mil dólares, cerca de 850 mil reais.
O financiamento provém do Fundo de Equidade Global americano e o DRL busca propostas que a) fortaleçam os esforços da sociedade civil para documentar casos de violência e o processo de investigação (ou a ausência dele); b) garantam que pessoas transgêneras tenham representação jurídica adequada; c) apoiem organizações locais da sociedade civil na busca por reparação a partir de mecanismos regionais e internacionais de direitos humanos; e d) quando possível ou apropriado, capacitem para a sensibilização de agentes da lei.
Os projetos devem ter duração de um a três anos e podem ser enviados por organizações do mundo todo, sendo permitido mais de uma proposta por organização. Porém, é importante registro no sistema do governo norte-americanowww.grants.gov o que, de acordo com o edital, pode levar tempo na primeira vez.
O prazo para envio de propostas é dia 2 de maio, no horário EST americano. Elas devem ser enviadas em inglês, e a página para saber informações completas sobre essa oportunidade pode ser acessada aqui.

Fundo Internacional para a Diversidade Cultural financia projetos


Fundo Internacional para a Diversidade Cultural, da UNESCO, está com edital aberto para financiar projetos que promovam a emergência de um setor cultural dinâmico em nível nacional e/ou local em países em desenvolvimento. Organizações da sociedade civil podem solicitar até cem mil dólares, cerca de pouco menos de duzentos mil reais.
O Fundo Internacional para a Diversidade Cultural foi criado pela Convenção sobre a Proteção e a Promoção da Diversidade das Expressões Culturais, adotada na Unesco em 2005, e tem como objetivo promover o desenvolvimento sustentável e a redução da pobreza em países desenvolvidos ou não-desenvolvidos que sejam parte da Convenção, como o Brasil.
Organizações brasileiras podem mandar projetos para o Fundo, mas devem fazê-lo enviando-os até dia 14 de junho para a Divisão de Assuntos Multilaterais Culturais do Ministério das Relações Exteriores (DAMC – Ministério das Relações Exteriores – Palácio Itamaraty – Esplanada dos Ministérios – Bloco H- Brasília – DF – Brasil- CEP 70.170-900) onde os projetos passarão por uma pré-seleção realizada por uma comissão conjunta com o Ministério da Cultura.
Não há informações se os projetos a enviar para o MRE podem ser escritos em português (a notícia na página do Ministério da Cultura que divulgava informações sobre o Fundo saiu do ar), porém o edital do Fundo é expresso em dizer que só serão aceitos projetos em inglês ou francês.
Informações oficial sobre o Fundo e o edital, bem como o formulário de envio de projetos, podem ser encontradas aqui.

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Ministério Público do Estado do Ceará: inscrições para seleção de projetos

Estão abertas, até o dia 30 de abril de 2013, as inscrições para a seleção de projetos educativos, científicos e de controle social das políticas públicas de proteção e defesa dos direitos e interesses difusos a serem analisados pelo Conselho Estadual Gestor do Fundo de Defesa dos Direitos Difusos (CEG/FDID). Os projetos aprovados poderão dispor de parte dos recursos financeiros oriundos do Fundo, presidido pelo Ministério Público do Estado do Ceará, orçados em R$ 3.800.000,00. Podem concorrer instituições governamentais da administração direta ou indireta, nas diferentes esferas de governo, e organizações não-governamentais (ONGs).

As ONGs devem ser brasileiras, sem fins lucrativos constituídas há mais de um ano, que tenham em seus estatutos obj...etivos relacionados à atuação no campo do meio ambiente, do consumidor, de bens e direito de valor artístico, estético, histórico, cultural, turístico, paisagístico e por infração à ordem econômica, à livre concorrência e outros direitos e interesses difusos e coletivos, no território do Estado do Ceará.

Por meio dos recursos do fundo poderão ser realizados eventos educativos e científicos e a edição de material informativo, especialmente relacionado com a natureza da infração ou do dano causado. O Fundo também tem por finalidade promover o reaparelhamento e a modernização do Ministério Público e dos órgãos estaduais de execução e de apoio a quem incumbe a defesa dos interesses sociais e individuais indisponíveis. O edital e a legislação estão disponíveis na página da Procuradoria Geral de Justiça: www.pgj.ce.gov.br/fdid .

Desta forma, o FDID contribui para a promoção da participação e fortalecimento do sistema de controle social das Políticas Públicas de Proteção e Defesa dos Direitos e Interesses Difusos, possibilitando o acompanhamento, pela sociedade organizada ou não, das metas definidas e do desempenho das estratégias implementadas. Os recursos do fundo estão à disposição das entidades que tiverem seus projetos apresentados e aprovados.
Mais informações com a secretária-executiva do CEG/FDID, servidora Ivonete Albuquerque: 3452.4500 ou pelo e-mail: fdid@mp.ce.gov.br.

domingo, 14 de abril de 2013

INSTITUTO CLARO Lança Edital Cultura e Social


NOVAS IDEIAS PARA O QUE TEMOS AO REDOR
A Claro, por meio do INSTITUTO CLARO, lança seu primeiro edital nacional com o objetivo de identificar e promover projetos inovadores nas áreas social e cultural. Porque as verdadeiras transformações são resultado da união entre criatividade e ação.

MODALIDADE SOCIAL
Projetos que estimulem o jovem a criar e aplicar novas soluções sociais para a melhoria de sua comunidade e dos espaços onde viveSaiba mais
MODALIDADE CULTURAL
Projetos que estimulem o jovem a melhorar a comunidade e os espaços onde vive por meio de suas expressões artísticas e culturaisSaiba mais
Saiba mais
Saiba mais






UNESCO Fundo Internacional para a Diversidade Cultural

O Fundo Internacional para a Diversidade Cultural está recebendo, até 14 de junho, propostas de financiamento para programas e projetos. Criado pela Convenção sobre a Proteção e a Promoção da Diversidade das Expressões Culturais, adotada na Unesco em 2005, o Fundo tem como objetivo o apoio a programas e projetos de países em desenvolvimento, especialmente no que se refere à implementação de políticas culturais e ao fortalecimento de infraestruturas institucionais correspondentes; ao fortalecimento das capacidades culturais; ao fortalecimento das indústrias culturais existentes; à criação de novas indústrias culturais; e à proteção de expressões culturais comprovadamente em risco de extinção. As solicitações poderão ser apresentadas por: governos dos países em desenvolvimento membros da Convenção, ONGs nacionais da área da cultura, grupos vulneráveis ou outros grupos sociais minoritários. Acesse:of-cultural-expressions/how-to-apply/Informações com Giselle Dupin, giselle.dupin@cultura.gov.br.  Confira aqui a página oficial do Vídeo nas Aldeias.

Fonte: Observatório de Editais

BNDES patrocinará eventos culturais: Cinema, Música, Literatura e Dança


O BNDES patrocinará a realização de eventos alinhados à sua missão e capazes de:
  • valorizar a marca do BNDES;
  • divulgar sua atuação, produtos e serviços junto à sociedade; ou
  • contribuir para o relacionamento do BNDES com seus públicos de interesse.

Categorias

O BNDES apoiará iniciativas em duas categorias: 
  • Eventos culturais – projetos com duração e local pré-estabelecidos, que contribuam para a difusão e fomento da cultura brasileira, tais como mostras, festivais, feiras, espetáculos, entre outros, conforme descrição no quadro a seguir:
Segmentos:
CinemaFestivais e mostras de cinema com ênfase na exibição de produções de longa-metragem e na apresentação da filmografia de diferentes realizadores, prioritariamente brasileiros.
MúsicaFestivais, feiras e espetáculos com ênfase em música instrumental, clássica ou erudita, que reúnam artistas e grupos diversos, prioritariamente brasileiros.
LiteraturaFestivais, festas e feiras literárias com ênfase na divulgação da obra e da produção de diferentes autores, prioritariamente brasileiros.
DançaFestivais, mostras e espetáculos que reúnam diferentes companhias e artistas, prioritariamente brasileiros.
  • Eventos técnicos – projetos com duração e local pré-estabelecidos, realizados com o fim de fomentar debates ou difundir conhecimentos junto a públicos de interesse do BNDES, em áreas diretamente ligadas à atuação ou aos temas transversais tratados pela instituição. São exemplos congressos, seminários, fóruns, feiras, entre outros.

    Aguarde a divulgação do calendário de seleção de Eventos Técnicos para 2013.

Prêmios para empreendedores socioambientais estão com inscrições abertas


Líderes e empreendedores socioambientais de cooperativas, negócios sociais e organizações da sociedade civil podem efetuar inscrição até o dia 21 de abril nos prêmios Empreendedor Social 2013 eFolha Empreendedor Social de Futuro, ambos promovidos pela Folha de S. Paulo, sendo o primeiro realizado em parceria com a Fundação Schwab. As premiações visam selecionar, reconhecer e fomentar ações que geram benefícios para pessoas em situação de risco social ou ambiental.
Prêmio Empreendedor Social 2013
Em sua 9ª edição, o Prêmio Empreendedor Social 2013 é reconhecido como o principal concurso do setor na América Latina, tendo batido o recorde de inscrições já realizadas, mundialmente, pela Fundação Schwab. O objetivo da premiação é promover e incentivar, nos âmbitos nacional e internacional, iniciativas inovadoras que aliem conceitos de sustentabilidade a estratégias de minimização do impacto socioambiental. Para concorrer é preciso ter mais de 18 anos, ser líder de uma organização há mais de três anos, e estar à frente de um empreendimento com impacto comprovado e potencial de replicação tanto para o Brasil como para outros países.
A Fundação Schwab define os empreendedores sociais como agentes de transformação da sociedade, que “propõem a criação de ideias úteis para resolver problemas sociais, combinando práticas e conhecimentos de inovação, criando assim novos procedimentos e serviços”. Segundo a Fundação, existem diferentes perfis de empreendedores sociais, em áreas de atuação diversas, inclusive no setor privado. Também fazem parte do perfil pessoas que ainda não tenham uma organização formal, mas que tenham desenvolvido um produto ou serviço de grande impacto social.
As iniciativas finalistas ganham projeção nos cenários nacional e internacional, respaldadas pela qualidade e networking da Fundação, para melhorar seu desempenho e indicadores nas áreas de sustentabilidade e impacto social. O vencedor será beneficiado com auditoria financeira; assessoria jurídica; bolsas em cursos das universidades de Havard, Insead e Stanford; além de treinamento individualizado em gestão financeira, operacional ou estratégica.
Prêmio Folha Empreendedor Social de Futuro
Prêmio Folha Empreendedor Social de Futuro foi lançado no ano de 2009, exclusivamente pela Folha, com a finalidade de revelar empreendedores socioambientais inovadores, que vivenciam os momentos mais críticos de qualquer organização: entre o primeiro e o terceiro ano de existência.
Para participar é preciso ter entre 18 e 35 anos e a iniciativa deve comprovar sua efetividade na prática. O vencedor receberá assessoria jurídica; cursos de gestão para negócios socioambientais da Fundação Dom Cabral (MG), com passagem e hospedagem subsidiadas; mentoria em aceleração de comunicação; treinamento individualizado em gestão financeira, operacional e estratégica; e formação para desenvolvimento de negócios com impacto social. Para uma organização ainda em início de atuação, o prêmio significa ganhar capacitação e conquistar credibilidade para que possa se consolidar no setor.
Saiba mais!
Prêmio Empreendedor Social 2013 
Quem pode participar: empreendedor maior de 18 anos, há mais de três anos à frente de um empreendimento com potencial de replicação e impacto comprovado.
Inscrições: até 21 de abril
Regulamento
Formulário
Prêmio Folha Empreendedor Social de Futuro 
Quem pode participar: empreendedor, entre 18 e 35 anos, cuja iniciativa vivencia os três primeiros anos de atuação.
Inscrições: até 21 de abril
Regulamento
Formulário

sábado, 13 de abril de 2013

Festival de Cinema Infantil


As inscrições para a 11ª edição do Festival Internacional de Cinema Infantil – FICI 2013, estão abertas até o dia 19 de abril. Podem participar do festival curtas e longas metragens brasileiros destinados ao público infantil, com bitola de exibição de 35 mm, DCP ou DVD, mas apenas os curtas concorrem ao Prêmio Brasil de Cinema Infantil , nas três mostras competitivas do festival: Animação, Histórias Curtas e Mostra Teen.
Os prêmios oferecidos são serviços de laboratório no valor equivalente a R$ 5 mil, uma cortesia do Grupo Labocine. Os longas-metragem participam apenas para exibições em caráter não-competitivo. A mostra conta com o apoio do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).
O festival será realizado entre os meses de agosto a novembro de 2013, em dez cidades brasileiras:  Rio de Janeiro, Niterói, Brasília, São Paulo, Campinas, Santos, Belo Horizonte, Aracaju, Salvador e Natal. Serão aceitas inscrições de produções finalizadas em qualquer data e em qualquer formato, desde que não tenha participado de edições anteriores e que possam ser exibidas tanto em DVD como em 35 mm.
As inscrições podem ser feitas no endereço eletrônico www.fici.com.br. Após preencher os formulários os candidatos devem encaminhar uma cópia do filme em DVD para o seguinte endereço: Festival Internacional de Cinema Infantil, Rua Marquês de São Vicente, 431, Loja A, Gávea, Rio de Janeiro. CEP 22451-041.
O Festival Internacional de Cinema Infantil (FICI) já exibiu mais de 450 filmes para um público superior a 1 milhão de espectadores. Conta com uma seleção de filmes internacionais inéditos, especialmente dublados para o festival e uma programação que inclui sessão de dublagem ao vivo, permitindo o público acompanhar de perto o trabalho dos dubladores. A mostra conta com várias oficinas e uma especialmente dedicada às crianças, que se chama 'O Pequeno Cientista', onde o tema do filme é abordado em experiências científicas, acompanhadas por um especialista.
(Texto: Ascom/MinC com a colaboração de Marcos Agostinho)

Edital de Intercâmbio para viagens em maio Ministério da Cultura


Após análise dos recursos encaminhados, o Ministério da Cultura (MinC) divulga nova lista da fase de habilitação do Edital n° 1/2013 do Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural para viagens a serem realizadas no mês de maio de 2013.
A fase de habilitação é a 1ª etapa do Programa e consiste no exame das inscrições apresentadas, de acordo com o requerimento preenchido e enviado, por meio do sistema SalicWeb, bem como a adequação da candidatura às regras e condições estabelecidas no Edital.
Os requerimentos habilitados serão agora submetidos à 2ª etapa do Programa, que é a fase de avaliação e seleção, cuja Comissão é composta por representantes do MinC e suas vinculadas (Funarte, Ibram, Iphan, Casa Rui Barbosa, Ancine, Fundação Cultural Palmares e Fundação Biblioteca Nacional).
As candidaturas são avaliadas e pontuadas de acordo com os quesitos do eixo escolhido. Os requerimentos recebem bonificação em sua pontuação conforme os critérios estabelecidos no Edital. O resultado dos selecionados será divulgado no site do Ministério da Cultura.
Mais informações
Coordenação Geral de Projetos Apoiados pelo Fundo Nacional da Cultura
Telefone do núcleo de atendimento: (61) 2024.2039
Texto
Caroline Borralho (Sefic/MinC)

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Fundação Gol de Letra busca analista de captação de recursos

A Fundação Gol de Letra, uma organização sem fins lucrativos, instituída em 1998 pelos ex-jogadores de futebol Raí e Leonardo e reconhecida pela UNESCO como instituição modelo, desenvolve programas de educação e está contratando captador de recursos para atuar no Rio de Janeiro.
A área de Desenvolvimento Institucional, em que atuará o(a) analista de captação de recursos, tem como objetivo mobilizar pessoas e instituições - por meio de ações de comunicação e captação de recursos - para garantir a sustentabilidade financeira da Fundação Gol de Letra e a construção e consolidação de uma reputação positiva perante os diversos públicos de relacionamento.Para conhecer mais sobre a Fundação acesse www.goldeletra.org.br
Responsabilidades: Atuar com o Programa de Sócios Titulares, doadores pessoas físicas e empresas.
Requisitos:
  • Formação em Comunicação, Administração de Empresas, Economia, Relações Internacionais e outros.
  • Domínio do Pacote Office.
  • Inglês avançado.
  • Facilidade para construção de relacionamentos com doadores da instituição.
  • Desenvolvida capacidade oral e escrita.
  • Ter bom relacionamento interpessoal, saber trabalhar em equipe, ter bom humor e ser articulado.
  • Comprometido(a) com prazos.
  • Ser organizado(a).
  • Ser criativo(a) e inovador(a).
  • Ter olhar estratégico e apurado senso crítico.
  • Experiência em Captação de doadores comprovada
  • Conhecimento sobre Terceiro Setor.
Habilidades necessárias para a posição:
  • Ter conhecimento de estratégicas de captação pessoa física e jurídica
  • Acompanhar o Programa de Sócios Titulares (doadores PF e PJ) da Fundação.
  • Estruturar planejamento e campanhas para captação de novos doadores.
  • Manter relacionamento com os Sócios Titulares por meio dos canais de Atendimento.
  • Acompanhar e atualizar o Sistema de Relacionamento (CRM) e Sistema de Cobrança.
  • Atualizar mailings.
  • Capacidade de planejamento e monitoramento.
  • Acompanhar cronogramas.
  • Aplicar comunicação assertiva e adequada aos diferentes públicos com os quais se relaciona.
  • Habilidade para descrever e apresentar relatórios de prospecção e resultados.
  • Habilidade com planejamento e organização de informações e cumprimento de cronogramas.
  • Habilidade para apresentações.
  • Ser dinâmico e engajado com causas sociais.
  • Apresentar flexibilidade diante de situações adversas, adaptando-se com rapidez e facilidade às
  • diferentes necessidades.
  • Experiência com, Leis de Incentivo e com programa de doadores (CRM e sistemas de cobrança) será considerado um diferencial.
Horário de Trabalho:
Das 8:30h às 17:30h, de segunda a sexta-feira. Eventualmente, trabalhos aos sábados.
Local de Trabalho:
Sede da Fundação Gol de Letra – Rua Carlos Seidl, 1141 2º andar – Fundos - Caju – Rio de Janeiro.
Os interessados deverão enviar currículo até 28 de março para o e-mail robson.lopes@goldeletra.org.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. colocando no assunto “candidato(a) vaga analista de captação de recursos”. Início em Abril de 2013

Inglaterra e EUA financiam projetos de ajuda humanitária

As agências de apoio ao desenvolvimento do Reino Unido, DFID, e dos Estados Unidos, USAID, estão selecionado projetos inovadores para desafios humanitários do mundo. Organizações podem enviar ações já em andamento e que tenham alcançando certo grau de sucesso. O pedido máximo não pode superar 15 milhões de dólares, cerca de 30 milhões de reais.
O modelo de financiamento dessa oportunidade tem três estágios, sendo que estão abertas as linhas para receber propostas de dois dos estágios: soluções de sucesso em escala piloto, que precisam de apoio para aumentar sua aplicabilidade (até 1 milhão de dólares / 2 milhões de reais); soluções humanitárias já implementadas com certa escala, que precisam de financiamento para se tornarem nacionais ou regionais (até 15 milhões de dólares / 30 milhões de reais).
Dentre as ações que estão cobertas por esse financiamento, estão incluídas (mas não se limitam a): redução da mortalidade e fortalecimento de iniciativas de emergência de saúde; proteção de populações vulneráveis; prevenção e tratamento de desnutrição; provisão de abrigo seguro; apoio às comunidades para recuperação das condições de vida; prevenção de desastres em países com alto risco, etc.
O prazo para envio das propostas, em inglês, é dia 12 de abril, e deve-se ficar atento ao fuso horário. As informações necessárias sobre essa oportunidade estão neste link.

Projetos para desenvolvimento de jovens recebem financiamento da YID

organização Jovens para o Desenvolvimento Internacional (YID) está financiando projetos que proponham o desenvolvimento sustentável da juventude.
Não há uma indicação clara no edital do valor total disponível para financiamento, mas as atividades que são financiadas incluem oficinas, fóruns e conferências; programas de complemento escolar; ligas atléticas, programas de meio ambiente; fortalecimento de capacidade institucional; agricultura; incidência política; etc.
O prazo para envio das propostas, em inglês, e que consta no edital, é dia 8 de abril. Mais informações, diretamente no site da organização.

Edital do ISPN recebe inscrições para curso gratuito de elaboração de projetos e captação de recursos

O Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN), centro de pesquisa e documentação brasileiro, sem fins lucrativos fundado em 1990 e com sede em Brasília, está recebendo inscrições de organizações de base comunitária situadas no Cerrado e na Caatinga para curso sobre elaboração de projetos e captação de recursos. São apenas 30 vagas, e os selecionados terão também custeadas as despesas de transporte, hospedagem e alimentação durante as atividades presenciais do curso.
Este será o primeiro curso, de uma série de seis que serão realizados até o final do ano de 2014, e terá ênfase na temática de “Desenvolvimento Institucional”, sendo ministrado por José Strabelli, autor do livro “Associação é para fazer juntos”.
Outros dois cursos sobre Elaboração de Projetos e Captação de Recursos ainda serão realizados esse ano, um com ênfase em “Agroecologia” e outro em “Beneficiamento e Comercialização de Produtos da Sociobiodiversidade”.
Clique aqui para ler a notícia completa, diretamente na página do ISPN, e também para acessar o edital. Inscrições devem ser realizadas até o dia 11 de abril.

Prêmio ALAS-BID reconhece excelência em educação infantil

A organização ALAS, criada pela cantora colombiana Shakira, e o Banco Interamericano pelo Desenvolvimento (BID), lançaram a segunda edição do Prêmio ALAS-BID pelo Desenvolvimento da Primeira Infância, que reconhecerá a excelência em educação infantil nas Américas.
São quatro as categorias que podem receber inscrições, inclusive de organizações da sociedade civil: melhor centro para crianças, melhor educador, melhor publicação e melhor inovação.
Não há recursos financeiros envolvidos na premiação, que é um reconhecimento pelo bom trabalho realizado. Porém, na página do Prêmio, há a informação que alguns dos vencedores do ano passado receberam doações de sócios do BID.
Para saber mais sobre o Prêmio, clique aqui. A página está em inglês e espanhol, e as inscrições podem ser feitas em ambos os idiomas.

Como a tecnologia moderna pode ser usada para ajudar a captar fundos: Tap-n-Give

Esta exposição demonstra apenas uma das muitas maneiras em que a tecnologia moderna pode ser usada para angariar fundos. O aplicativo Tap-n-Give é um produto simples, mas inovador, que pode atrair novos doadores e sensibilizar novos adeptos para a sua causa. Você está fazendo o máximo do que está ao seu alcance?
Meio de communicação: Celular
País do origem: EUA.
Criador/originador: Tonia Zampieri, gerente de vendas e marketing de Smart Online.
Nome de expositor: Smart Online.
Data de criação: April, 2010.
Resumo / Objetivo:
Tap-n-Give é um iPhone inovador, é também um aplicativo do iPod Touch e iPad que torna fácil e rápido para usuários fazerem doações para instituições de caridade as quais mais simpatizam. Para suas pequenas doações, os usuários desta tecnologia recebem acesso a lindas imagens customizadas que podem ser usadas como fundo de tela em seus aparelhos fincando fácil compartilhá-las com amigos e familiares.
Tan-n-Give atualmente beneficia quarto instituições de caridade – New Generetion Energy, Striving for More, SPCA of Wake County and Hearts with Haiti – e contribuem com questões que vão desde o uso de “energia verde” e o tratamento de câncer infantil até o bem-estar de animais e o envio de ajuda as pessoas do Haiti. Nós estamos planejando incluir outros tipos de caridade futuramente.
Realizações:
O aplicativo Tap-n-Give para smartphones é parte do LoyaltyClicks™ que desenvolve diversos produtos tecnológicos para as atuais organizações sem fins lucrativos. LoyaltyClicks é uma linha e softwares para smartphones, designers e programadores de web sites de organizações sem fins lucrativos.
Pricipais características:
Tap-n-Give é um tipo de aplicativo para iPhones, iPods Touch e iPads que torna fácil e rápido para usuários fazerem doações para instituições de caridade as quais mais simpatizam. As pessoas que possuem este tipo de aparelho podem fazer o download do Tap-n-Give através do iTunes, loja virtual da Apple e custa US$0,99. Com ele, os usuários podem escolher a instituição de caridade que gostariam de apoiar. Em troca das suas doações, os usuários recebem uma imagem da organização sem fins lucrativos de sua preferência para uso como “papel de parede” no seu aparelho. Outra opção é que os usuários podem fazer download de pacotes de quatro imagens de cada instituição por uma pequena contribuição de US$1,99 cada pacote.
Influencias / impactos:
Tap-n-Give tem ajudado as quatro instituições a atrair novos doadores e também aumentando a conscientização das pessoas em relação as suas causas. Além disto, tornou fácil para as pessoas mostrarem o apoio que fazem à instituições de caridade para amigos e familiares. Tap-n-Give criou uma nova forma das instituições de caridade se relacionar com os seus doadores.
Resultados:
Testes recentes do produto têm revelados que o aplicativo Tap-n-Give fez aumentar o volume de doações para todos os quatro institutos de caridade os quais apóia atualmente. Como o aplicativo continua a ser adotado por usuários de iPhones, iPods Touch e iPads, a Smart Online espera que no futuro mais instituições possam usar esta tecnologia para atrair novos apoiadores e doadores.
Méritos:
Tap-n-Give é um aplicativo único que criou um novo caminho para instituições de caridade aumentar o número de apoiadores das suas causas através de micro-doações e do compartilhamento de seus conteúdos sociais. Esta oportunidade de ponta é uma plataforma de comunicação focada no futuro que torna fácil para as pessoas contribuir para um mundo melhor diariamente.
Original em português, na página da SOFII: http://www.sofii.org/showcase-item?hall=390&id=71&pos=6.
Original em inglês: http://www.sofii.org/node/563.

Instituto Lojas Renner lança edital para apoiar projetos de geração de emprego e renda para mulheres

Organização fundada em 2008 e responsável por gerir os investimento sociais da Lojas Renner, o Instituto Lojas Renner publicou edital para apoiar, com até cem mil reais, organizações da sociedade civil que desenvolvam projetos que visam contribuir para o empoderamento das mulheres a partir da aquisição e/ou desenvolvimento de habilidades que facilitem o seu ingresso no mercado de trabalho.
Os projetos devem ter prazo de até 24 meses de execução e contemplar ações em uma das três frentes de atuação do Instituto: a) Educação e formação profissional; b) Empreendedorismo econômico e geração de renda; e c) Inserção no mercado de trabalho.
O prazo para envio dos projetos é dia 28 de abril, diretamente pela página do Instituto na Internet. Para acessá-la, bem como ao edital, clique aqui.

sexta-feira, 5 de abril de 2013

Ministério Público do Estado do Ceará lança Edital para Custerar Projetos Sociais em Caucaia


O Ministério Público do Estado do Ceará lança, em parceria com o Poder Judiciário, um edital que vai selecionar projetos sociais a serem custeados com verbas advindas da transação penal. Poderão concorrer instituições públicas ou privadas com finalidade social localizadas em Caucaia, tendo em vista que o projeto partiu dos membros ligados ao Juizado Especial Cível e Criminal da comarca. É uma iniciativa do promotor de Justiça Hugo José Lucena de Mendonça e da juíza Tereza Germana Lopes de Azevedo.

As instituições interessadas terão cerca de 30 dias para apresentar os projetos concorrentes. É preciso que as ações sejam de relevante interesse social e que se voltem principalmente para as parcelas mais necessitadas da população. Com o objetivo de esclarecer todos os pontos do edital, principalmente no que se refere à formatação dos projetos, será realizada no dia 24 de abril uma audiência pública, às 9 horas, no salão do Tribunal do Júri de Caucaia, localizado no Fórum do Município.

De acordo com o promotor Hugo Mendonça, as entidades selecionadas vão receber mensalmente uma verba para a execução de suas atividades durante o período de um ano. Depois desse tempo, será aberto um novo edital para contemplar outras instituições. O projeto foi formulado com base na resolução 154 do Conselho Nacional de Justiça, de 13 de julho de 2012, que define a política institucional do Poder Judiciário na utilização dos recursos oriundos da aplicação da pena de prestação pecuniária.