quinta-feira, 23 de maio de 2013

Fundação Elsevier financia projetos de bibliotecas inovadoras


Organizações da sociedade civil constituídas como bibliotecas, ou que trabalham com projetos de bibliotecas comunitárias, podem enviar propostas para o financiamento oferecido pela Fundação Elsevier, mantida pela Elsevier. editora que tem sede na Holanda. Os financiamentos variam de 5 mil a 100 mil dólares (10 mil a 200 mil reais, aproximadamente).
O modelo de apresentação de propostas da Fundação Elsevier prevê uma primeira fase em que documentos de apenas uma página sejam enviados. Os documentos mais bem avaliados serão então convocados para apresentar uma proposta completa, na segunda fase.
A Fundação Elsevier apoia o esforço de bibliotecas para melhorar a qualidade de vida em países em desenvolvimento, financiando o avanço nas ciências, ciências sociais e medicina.
O apoio financeiro oferecido pode ser para projetos de um, dois ou três anos e pode considerar a melhoria da estrutura da biblioteca, a ampliação dos recursos disponíveis, treinamento e programas de educação para a equipe da biblioteca e parcerias entre bibliotecas e instituições técnicas.

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Fundação Berghof apoia projetos com a temática juventude e conflitos

A Fundação Berghof, entidade de origem alemã criada em 1971, lançou um edital para apoiar iniciativas de organizações que atuam com a questão da juventude e estratégias de não-violência para a transformação construtiva de situações de conflito. São encorajadas propostas baseadas em pesquisa, educação e artes e o recurso máximo por financiamento é de 75 mil euros, cerca de 180 mil reais.
Não há restrição geográfica para essa chamada - e as propostas podem ir de organizações brasileiras - e também não há duração máxima prevista por projeto, a depender de quem os envia. As organizações podem inclusive enviar mais de proposta para essa chamada. Porém, deve-se observar que o apoio financeiro é para um novo projeto, e não serão aceitas propostas para atividades já em andamento.
O processo de envio de propostas está dividido em duas fases, com a primeira requerendo um documento, em inglês, de até três páginas. O prazo limite para envio é dia 31 de maio, no fuso horário de Berlim, e todos os detalhes estão nesta página.

sábado, 11 de maio de 2013

Programa Dignidade - Negócios para a redução das desigualdades sociais

Adicionar legenda
Pelo segundo ano consecutivo, a Fundação Dom Cabral oferece capacitação gratuita a empreendedores que tenham iniciativas, projetos ou ideias que contribuam com a redução das desigualdades sociais no Brasil. Se você possui um negócio que beneficie a população de baixa renda ou tem um projeto cuja implantação pode contribuir com o combate à pobreza na região, inscreva-se no Dignidade. Com a iniciativa, será possível identificar, desenvolver e potencializar ideias e negócios que contribuam para a redução da pobreza e façam do Brasil um país com mais oportunidades de inclusão social.
Os selecionados recebem capacitação e monitoria da Fundação Dom Cabral, eleita a 8ª melhor escola de negócios do mundo, segundo o ranking 2012 de educação executiva do Financial Times. Os empreendedores desenvolvem os seus negócios e iniciativas junto com professores e especialistas e experimentam um ambiente de troca de experiências sobre o que há de mais avançado no mundo no que se refere à gestão empresarial, negócios sociais e mercados inclusivos.

"O Programa Dignidade nasce de uma vontade comum de reinventar a relação entre os negócios e a redução das desigualdades sociais. Já existe um movimento forte, transformador, que está sendo articulado por pessoas com ideias e estratégias inovadoras. Sempre acreditando que ainda precisamos fazer mais, a Fundação Dom Cabral quer se integrar a este movimento, oferecendo a experiência acumulada em gestão ao longo de 36 anos",
afirma Emerson de Almeida, Presidente da Diretoria Estatutária da Fundação Dom Cabral.

Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho lança edital voltado à inclusão digital de organizações gaúchas

A Fundação Maurício Sirotsky, em cooperação com a Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social do Rio Grande do Sul, publicou edital para selecionar e financiar organizações que implemente projetos de promoção de ações inovadoras e criativas nas áreas de software livre, ensino a distância, produção de sites, disseminação do uso de tecnologias que promovam mudanças sociais.
O edital é destinado às organizações que atendam gratuitamente crianças, adolescentes e adultos, com interesse em propor projetos sociais que: a) tenham como público beneficiado crianças, adolescentes e adultos com freqüência regular na rede de ensino formal; b) tenham como característica a estreita relação e parceria com as instituições de ensino de origem do público beneficiado; e c) potencializem a inclusão e a promoção social por meio da inclusão digital.
O valor total disponível por projeto é de até R$ 21.200.00, com prazo máximo de execução de 8 meses.
As inscrições vão até o dia 02 de junho e devem ser feitas diretamente na página na internet da Rede Parceria Social, cujo link é www.redeparceriasocial.rs.gov.br.

Consulado da Mulher seleciona novos projetos

Consulado da Mulher Instituto Consulado da Mulher está promovendo o Edital Usinas do Trabalho para selecionar iniciativas de empreendedorismo feminino, que geram riquezas e desenvolvem um mundo mais justo e sustentável, durante o período de 02 de maio a 31 de maio de 2013.

sexta-feira, 10 de maio de 2013


Iniciativa Jovem financia desenvolvimento de páginas na internet sobre políticas públicas de juventude


Organizações da sociedade civil que trabalhem com a temática de políticas públicas de juventude podem solicitar um financiamento de até dez mil dólares (cerca de 19 mil reais) para desenvolver e hospedar uma página na internet dentro do portalIniciativa Jovem, projeto da organização alemã Demokratie & Dialog e.V. que é financiado pela Fundação Open Society.
O portal Iniciativa Jovem tem como objetivo consolidar o conhecimento internacional e informação sobre políticas públicas de juventude, indo da análise e formulação para a implementação e avaliação das políticas.
Temas potenciais para as páginas no portal podem ser participação e cidadania; ativos e voluntariado; direitos das crianças e dos jovens; políticas públicas globais sobre as drogas; trabalho comunitário; pesquisa e conhecimento; sustentabilidade e meio ambiente; multiculturalisno e minorias; justiça, etc.
Não há uma data limite para envio das propostas, que devem ser escritas em inglês, e considerar a duração de um ano para o projeto financiado. Mais informações, clicando aqui.

Fundação Banco do Brasil recebe inscrições para Prêmio de Tecnologia Social 2013


Fundação Banco do Brasil está com edital aberto para a edição de 2013 do seu Prêmiode Tecnologia Social, que tem como objetivo identificar, certificar, premiar e difundir tecnologias sociais já aplicadas, em âmbito local, regional ou nacional, e que ainda estejam em atividade, constituindo-se em efetivas soluções para questões relativas a: água, alimentação, educação, energia, habitação, meio ambiente, renda e saúde. Organizações premiadas receberão de 30 mil a 80 mil reais, dependendo da sua colocação.
Por "tecnologia social", a Fundação compreende “produtos, técnicas ou metodologias reaplicáveis, desenvolvidas na interação com a comunidade e que representem efetivas soluções de transformação social”.
O Prêmio é concedido a cada dois anos e conta com cinco diferentes categorias: a)  Comunidades Tradicionais, Agricultores Familiares e Assentados da Reforma Agrária; b) Juventude; c) Mulheres; d) Gestores Públicos; e) Instituições de Ensino, pesquisa e universidades.
As inscrições no Prêmio são abertas a instituições sem fins lucrativos, legalmente constituídas no País, de direito público ou privado, e só podem ser realizadas pela página do Prêmio na internet, acessada clicando aqui.
O prazo para envio das inscrições é 31 de maio.

Banco Central proíbe organizações de enviar boletos a potenciais doadores sem expressa solicitação


O Banco Central do Brasil (BC), por meio da circular de número 3.656, proibiu o envio de boletos de pedido de doação, por parte das organizações, sem que os mesmos tenham sido expressamente solicitados. Essa resolução prejudica estratégia utilizada com sucesso por muitas organizações sem fins lucrativos e que não vincula nenhum doador, trazendo somente vantagens a todos os envolvidos.
A circular 3.656, de dois de abril de 2013, assinada por Aldo Luiz Mendes, Diretor de Política Monetária do BC, altera a circular 3.598, de seis de junho de 2012, que institui o boleto de pagamento e suas espécies e dispõe sobre a sua emissão e apresentação.
Dentre as principais alterações está a nova versão do parágrafo primeiro do quarto artigo da circular, que agora apresenta o seguinte texto:
"§ 1º A emissão e a apresentação do boleto de proposta estão condicionadas à manifestação prévia, pelo pagador, de sua vontade em receber aquele boleto."
Para as organizações da sociedade civil brasileiras a restrição imposta pelo Banco Central tem um impacto tremendo, pois muita delas utilizam como estratégia de sucesso para obtenção de recursos o envio de boletos a potenciais doadores. A circular, no entanto, não apresenta exceções para o caso de fundações e associações sem fins lucrativos.
A ABCR está acompanhando a questão e atuará junto aos representantes públicos para defender os interesses das organizações brasileiras no seu trabalho de mobilização de recursos.


Edital Usinas do Trabalho seleciona iniciativas de empreendedorismo feminino


O Instituto Consulado da Mulher está promovendo o Edital Usinas do Trabalho com o objetivo de selecionar iniciativas de empreendedorismo feminino que geram riquezas e desenvolvem um mundo mais justo e sustentável. Serão selecionados 10 empreendimentos coletivos, inscritos por organizações da sociedade civil, e que receberão assessoria do Consulado, 5 mil reais e outros benefícios.
Dentre os pré-requisitos apresentados no edital, os empreendimento deve ser popular e coletivo; atuar nas áreas de alimentação e lavanderia; estar localizados na área central ou região metropolitana das seguintes cidades: Belo Horizonte(MG), São Paulo(SP), Salvador(BA) e Recife(PE), Fortaleza(CE) e Brasília(DF); e ter lideranças femininas atuantes e ser composto por, no mínimo, 70% de mulheres.
As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de maio e mais informações estão disponíveis clicando aqui.

Financiamento para organizações e fotógrafos que atuem em conjunto para a utilização da fotografia como ferramenta para mudança social


Fundação Open Society, com base nos Estados Unidos, está com edital aberto para financiar com até 30 mil dólares (quase 60 mil reais) projetos que reúnam organizações da sociedade civil e fotógrafos (as) e tenham trabalhos fotográficos como ferramenta para a transformação social. Serão apoiados projetos que atuem como intervenções em problemas sociais e proporcionem maneiras concretas para fotógrafos (as) e organizações a criar um impacto positivo e o público a quem eles se dirigem.
O edital, de título Engajamento da Audiência",visa encontrar fotógrafos (as) que tenham trabalhos já desenvolvidos com referência em justiça social ou questões de direitos humanos e utilizá-los como ferramenta para a mudança social. Profissionais da fotografia e organizações deverão aliar-se para se conectar com o público que se buscará alcançar com o financiamento.
Serão concedidos de cinco a oito financiamentos que variam de 10 mil a 30 mil dólares (20 mil a 60 mil reais) e que não poderão ser utilizados para a produção de novos trabalhos fotográficos. A data final para envio das propostas, em inglês, é dia 18 de junho, no horário americano "EST" (atentar para o fuso correto).
Mais informações estão disponíveis aqui.