quinta-feira, 27 de junho de 2013

A campanha que arrecadou 20 bilhões de reais e mudou a captação de recursos britânica para sempre

"A campanha de captação de recursos de maior sucesso na história britânica". Uma alegação verdadeiramente poderosa, mas uma que a SOFII acredita ser merecida. Utilizando métodos de captação pioneiros, como coleta porta-a-porta, doações de um centavo por semana e a popularização dos brechós de caridade, O Fundo de Captação St. John e Cruz Vermelha Duque de Gloucester levantou o equivalente a 7 bilhões e 700 milhões de libras, algo em torno de 20 bilhões de reais, a valores atualizados. Além de levantar tão estrondosa quantidade de recursos, eles também pavimentaram o caminho para muitas técnicas de captação às quais as organizações recorrem hoje.
Contexto:
O "Fundo de Captação St. John e Cruz Vermelha Duque de Gloucester" foram lançados em setembro de 1939 para levantar fundos para os afetados pela Segunda Guerra Mundial. Por volta de 1946 o Fundo tinha levantado 54.324.408 libras, o que é o equivalente hoje a 7 bilhões e 700 milhões de libras, tornando-o o maior fundo de caridade jamais levantado no Reino Unido. Os recursos do fundo foram para a "Organização de Guerra St. John e Cruz Vermelha".
Características Especiais:
O Comitê do Fundo decidiu direcionar as campanhas para setores específicos da comunidade.
A campanha de doação de um centavo por semana foi um esquema criado com a cooperação do TUC e Organização de Empregadores para arrecadar um 1 centavo por semana dos trabalhadores, doados a partir dos seus salários. O fundo arrecadou £17.663.225 (hoje £1.790.000.000) só a partir de centavos. Seu sucesso foi creditado à ideia de coletar uma pequena quantidade de dinheiro de um grande número de pessoas. A quantia não fez diferença significativa para o orçamento semanal do doador, mas os centavos arrecadados levantaram mais de que um terço do total de recursos do Fundo de Duque de Gloucester. Este foi o precursor de contribuições feitas através da folha de pagamento como nós a conhecemos hoje. Cada ano, £106.000.000 são doados através de folha de pagamento atualmente no Reino Unido, somente 34 por cento do que o fundo de um centavo por semana arrecadou anualmente os anos de guerra.
Os pedidos de porta-a-porta foram organizados em 23 bairros de Londres. Este tipo de arrecadação requereu que fosse criada uma nova lei do Parlamento, “A Lei de Captação Porta-a-Porta”, de março de 1940. A lei exigia que os arrecadadores tinham de ser "idôneos e educados", usassem crachás de identificação, carregassem um certificado de autorização e colocassem todo o dinheiro em uma lata de coleta lacrada.
O Fundo de Assistência de Rússia de Sra. Churchill foi lançado quando a guerra entre a Alemanha e a Rússia começou, em junho de 1941. O fundo levantou £7.984.000 (hoje £808.000.000) e providenciou roupas, cobertores, medicamentos e outros itens para a Cruz Vermelha Soviética. O Fundo de Assistência de Rússia também pagou por maquinário para duas fábricas na Rússia para produzir próteses artificiais.
O Fundo de Agricultura de Cruz Vermelha foi bancado pela União Nacional de Agricultores e vendas organizadas, leilões, exposições de cães e esquemas de cultivo de cebolas. A Sociedade Real de Horticultura enviou pacotes de sementes de flores e vegetais os campos de prisioneiros de guerra (POWs) na Alemanha e Itália. Em 1946, no Grande Parque de Windsor, o Rei George VI plantou nove árvores de carvalho vermelho em forma de uma cruz, para comemorar o fundo agrícola da Cruz Vermelha, que permanecem lá até hoje.
Várias comitês especializadas foram criadas para contribuir para o Fundo, incluindo comitês de esportes, teatro e comitê da colecionadores de moedas, que arrecadaram mais de um milhão de moedas para vender em leilão.
Duzentos brechós de caridade permanentes e 150 temporários foram abertos em benefício do Fundo. Os estoques de mercadoria foram feitas inteiramente de itens doados. O fenômeno de uma cadeia de brechós de caridade entre 1939 e 1945 - antes da Oxfam ser fundada - mostrou o caminho para o subseqüente crescimento massivo de brechós de caridade ao longo dos anos seguintes. Estima-se que existam agora mais de 10.200 brechós de caridade no Reino Unido.
Doze feriados do Dia de Bandeira foram declarados durante a guerra, arrecadando £2.668.826 (hoje £270.000.000). A Christie realizou leilões de bens que foram doados para ajudar o fundo. Outras iniciativas incluíram a campanha dos livros de Cruz Vermelha e St. John e venda de selos.
Inúmeros eventos foram realizados em prol da arrecadação, incluindo filmes, exposições, galas e concertos. Gracie Fields se apresentou em um evento de gala no Albert Hall em 1941 e Yehudi Menuhin deu um concerto em setembro de 1944.
Todos os sectores da sociedade ficaram envolvidos na arrecadação recurso e grande ajuda foi providenciada por escolas, igrejas e crianças. Dentistas fizeram sua parte, doando ao Fundo as receitas da venda do metal dos tubos de creme dental usados.
A captação se encerrou em 30 de junho de 1945 levantando um montante sem precedentes de £54.324.408 (£5.5 bilhões de hoje).
A Cruz Vermelha Americana também realizou uma campanha e levantou um incrível valor de 784 milhões de dólares (177 milhões de libras, ou 25 bilhões de libras - 70 bilhões de reais - hoje) do público americano. Outras organizações da Cruz Vermelha realizaram campanhas semelhantes durante a guerra.
Quando se considera que 4 bilhões e 300 milhões de libras (12 bilhões de reais) foram prometidos internacionalmente para o tsunami do sul da Asia, em 2004, é claro que nenhuma outra campanha de captação de recuros no Reino Unido foi tão bem sucedida quanto o "Fundo de Captação St. John e Cruz Vermelha Duque de Gloucester". O fundo permitiu que o público britânico se unisse para ajudar diretamente as pessoas afetadas pela Segunda Guerra Mundial. A generosidade do povo faz-se mais notável ainda ao percebermos que o dinheiro que foi arrecadado em uma época em que o país estava apertando o cinto, fazendo o que podia e que racionar era a norma.
Influência / Impacto:
O "Fundo de Captação St. John e Cruz Vermelha Duque de Gloucester" salvou inúmeras vidas durante a Segunda Guerra Mundial e contribuiu com três quartos da renda da Organização de Guerra St John e Cruz Vermelha.
A Organização de Guerra enviou cestas básicas para os prisioneiros de guerra toda semana. No total 19 milhões de pacotes foram enviadas para 180 mil pessoas. A Organização de Guerra empreendeu inúmeras outras atividades para apoiar os afetados pela guerra, incluindo um serviço de mensagens, criação de hospitais e casas de repouso, o fornecimento de ambulâncias e transporte de mercadorias e equipamentos.
No final da guerra, os trabalhadores da Cruz Vermelha estabeleceram serviços médicos e de reabilitação para os que foram libertados dos campos de concentração.
Méritos:
O "Fundo de Captação St. John e Cruz Vermelha Duque de Gloucester" é o maior fundo de caridade na história britânica da captação, levantando o equivalente de 7 bilhões e 700 milhões de libras. A campanha instituiu inovações na captação de recursos, incluindo legislação para permitir a arrecadação porta-a-porta e a popularização dos brechós de caridade, permitindo que o público pudesse expressar sua solidariedade com as pessoas cujas vidas foram dilaceradas pela guerra.
Tipo de Caridade: Público / benefício social.
Público-alvo: doações planejadas
País de origem: Reino Unido.
Criador: Louise Daintrey, Cruz Vermelha Britânica.
Nome do exibidor: Louise Daintrey, Cruz Vermelha Britânica.
Data da primeira aparição: Setembro, 1939.
Original em inglês: http://www.sofii.org/node/564

Ministério do Trabalho e Emprego financia iniciativas de finanças solidárias

O Ministério do Trabalho e Emprego, do Governo Federal, publicou a Chamada Pública SENAES/MTE nº 001/2013 para selecionar projetos que tornem mais eficaz o fomento às finanças solidárias por meio do apoio e fortalecimento de bancos comunitários de desenvolvimento, de fundos solidários e de cooperativas de crédito solidário enquanto instrumentos de promoção do desenvolvimento territorial sustentável com superação da pobreza extrema, no âmbito do Plano Brasil Sem Miséria, do Governo Federal. Até 23 milhões de reais estão disponíveis nesta chamada para organizações sem fins lucrativos.
Podem enviar propostas organizações cadastro no SICONV, atuem há 3 anos no tema e cujo objeto social se relacione às características do programa ou disponham de condições técnicas para executar o convênio.
A contrapartida solicitada pelo edital é de 2% do valor financiado, devendo ser exclusivamente financeira. O prazo para envio de propostas, que deverão ter duração mínima de 24 meses, é dia 07 de julho. O edital da Chamada Pública encontra-seaqui.

Fundação Veolia financia projetos na área humanitária, geração de renda e meio-ambiente

A Fundação Veolia Meio-Ambiente, organização francessa criada pela empresa Veolia, que tem representação no Brasil, está recebendo propostas de organizações da sociedade civil de todo o mundo para apoio financeiro. Não há valor máximo ou mínimo que pode ser solicitado, mas o financiamento não pode superar 50% do valor total do projeto a ser realizado.
O objetivo da Fundação, com esse financiamento, é proporcionar uma alavancagem adicional a projetos e cobrir despesas de investimento, e não despesas operacionais. Um detalhe especial nessa oportunidade é que o projeto, para ser apresentado, deve ser apoiado por um funcionário da empresa, que eles chamam de "patrocinador". No Brasil, a Veolia é representada pela Dalkia.
A Fundação Veolia já apoiou mais de 1000 projetos desde 2004, inclusive vários no Brasil, conforme pode ser verificado na página da organização. Para enviar um projeto é necessário realizar um questionário online, em inglês ou francês, para confirmar se a organização se encontra nos critérios da Fundação. O formulário para envio aparece em seguida.
O prazo para envio das propostas é dia 30 de junho nesta rodada, e dia 30 de setembro na próxima rodada de envio de propostas. Todas as informações estão aqui.

Save Our Species financia projetos para proteção de espécies ameaçadas

A coalização global SOS - Save Our Species, criada por três outras organizações mundiais (IUCN, GEF e Banco Mundial), está com edital aberto para receber propostas de organizações que atuam pela proteção de espécies vegetais e animais ameaçadas de extinção. Os recursos variam de 25 mil a 800 mil dólares - 50 mil a 1 milhão e 600 mil reais.
Nesta atual rodada de financiamento, a prioridade são para projetos a) coníferas e cicadófitas ameaçadas; b) tubarões e arraias ameaçadas; e c) vertebrados ameaçados na África Central e Oeste (não aplicável a organizações brasileiras).
Todas as propostas devem ser apresentadas em inglês e os projetos devem ter, preferencialmente, início previsto entre outubro deste ano e janeiro de 2014.
Dependendo do valor solicitado é solicitada pela organização uma contra-partida mínima de 20% do total financiado. O prazo para envio de propostas é 15 de julho e todas as informações estão disponíveis aqui.

domingo, 16 de junho de 2013

Ministério do Trabalho e Emprego financia iniciativas de finanças solidárias

O Ministério do Trabalho e Emprego, do Governo Federal, publicou a Chamada Pública SENAES/MTE nº 001/2013 para selecionar projetos que tornem mais eficaz o fomento às finanças solidárias por meio do apoio e fortalecimento de bancos comunitários de desenvolvimento, de fundos solidários e de cooperativas de crédito solidário enquanto instrumentos de promoção do desenvolvimento territorial sustentável com superação da pobreza extrema, no âmbito do Plano Brasil Sem Miséria, do Governo Federal. Até 23 milhões de reais estão disponíveis nesta chamada para organizações sem fins lucrativos.
Podem enviar propostas organizações cadastro no SICONV, atuem há 3 anos no tema e cujo objeto social se relacione às características do programa ou disponham de condições técnicas para executar o convênio.
A contrapartida solicitada pelo edital é de 2% do valor financiado, devendo ser exclusivamente financeira. O prazo para envio de propostas, que deverão ter duração mínima de 24 meses, é dia 07 de julho. O edital da Chamada Pública encontra-seaqui.

Fundação Veolia financia projetos na área humanitária, geração de renda e meio-ambiente

A Fundação Veolia Meio-Ambiente, organização francessa criada pela empresa Veolia, que tem representação no Brasil, está recebendo propostas de organizações da sociedade civil de todo o mundo para apoio financeiro. Não há valor máximo ou mínimo que pode ser solicitado, mas o financiamento não pode superar 50% do valor total do projeto a ser realizado.
O objetivo da Fundação, com esse financiamento, é proporcionar uma alavancagem adicional a projetos e cobrir despesas de investimento, e não despesas operacionais. Um detalhe especial nessa oportunidade é que o projeto, para ser apresentado, deve ser apoiado por um funcionário da empresa, que eles chamam de "patrocinador". No Brasil, a Veolia é representada pela Dalkia.
A Fundação Veolia já apoiou mais de 1000 projetos desde 2004, inclusive vários no Brasil, conforme pode ser verificado na página da organização. Para enviar um projeto é necessário realizar um questionário online, em inglês ou francês, para confirmar se a organização se encontra nos critérios da Fundação. O formulário para envio aparece em seguida.
O prazo para envio das propostas é dia 30 de junho nesta rodada, e dia 30 de setembro na próxima rodada de envio de propostas. Todas as informações estão aqui.

Save Our Species financia projetos para proteção de espécies ameaçadas

A coalização global SOS - Save Our Species, criada por três outras organizações mundiais (IUCN, GEF e Banco Mundial), está com edital aberto para receber propostas de organizações que atuam pela proteção de espécies vegetais e animais ameaçadas de extinção. Os recursos variam de 25 mil a 800 mil dólares - 50 mil a 1 milhão e 600 mil reais.
Nesta atual rodada de financiamento, a prioridade são para projetos a) coníferas e cicadófitas ameaçadas; b) tubarões e arraias ameaçadas; e c) vertebrados ameaçados na África Central e Oeste (não aplicável a organizações brasileiras).
Todas as propostas devem ser apresentadas em inglês e os projetos devem ter, preferencialmente, início previsto entre outubro deste ano e janeiro de 2014.
Dependendo do valor solicitado é solicitada pela organização uma contra-partida mínima de 20% do total financiado. O prazo para envio de propostas é 15 de julho e todas as informações estão disponíveis aqui.

Prêmio AGFUND reconhece projetos inovadores que tenham como foco crianças que moram nas ruas

O Prêmio AGFUND, estabelecido em 1999 pela organização Programa Golfo Árabe para o Desenvolvimento, irá prestigiar o esforço de organizações que implementem projetos pioneiros no treinamento, reabilitação e integração social de crianças de ruas e miseráveis. A premiação é de 150 mil dólares, mais de 300 mil reais.
As indicações para o Prêmio não podem ser feitas pelas próprias organizações que vão concorrer a eles, mas sim por terceiros que não tenham participado do projeto, e devem ser de projetos que já tenham sido implementados ou tenham tido pelo menos uma parte concluída.
Os projetos indicados devem ser apresentados em inglês e até o dia 30 de junho e todas as informações relevantes estão nesta página.

Projeto Dom seleciona organizações da área da saúde em seis Estados

O Grupo Fleury, empresa de medicina e saúde, lançou o segundo edital do Projeto Dom, que capacitará doze organizações em temas como excelência no atendimento, ferramentas de gestão e sustentabilidade em saúde. Podem enviar projetos ONGs que atuem na área de saúde ou que tenham algum projeto nesse setor e que sejam dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul, Bahia ou Pernambuco.
Segundo o Grupo Fleury, o Projeto Dom tem três eixo temáticos:
1. Dom de Acolher: foco na qualidade do atendimento, acolhimento e gestão operacional.
2. Dom de Transformar: apresentação de ferramentas para transformar o dia a dia da organização visando à sustentabilidade.
3. Dom de Gerir: expertises para gestão de atendimento de qualidade.
As doze organizações selecionadas para participar do Dom receberão como benefícios a) a participação de 02 funcionários indicados pela instituição em uma capacitação nos três eixos temáticos mencionados acima a ser realizada em São Paulo; b) todo o material didático apresentado na capacitação; c) certificado de conclusão da capacitação para cada participante; e d) pportunidade de planejar e desenvolver um projeto prático com o acompanhamento de um especialista do Grupo Fleury por um período de três meses.
Além disso, as três organizações que desenvolverem os melhores projetos práticos ao final do período de acompanhamento, conforme avaliação da Comissão Julgadora do Grupo Fleury, receberão a ambientação de um espaço de acolhimento acordado entre a organização e o Grupo Fleury.
Inscrições nesse edital estão abertas até o dia 28 de junho, e mais informações podem ser encontradas acessando a página do Programa neste link.

Prêmio JK do BID reconhece organizações que contribuam para diminuir a pobreza e promover a igualdade

O Prêmio Juscelino Kubitschek Mérito ao Desenvolvimento Regional da América Latina e Caribe, do BID, Banco Inter-americano de Desenvolvimento, recebe indicações de organizações da sociedade civil que contribuam para o desenvolvimento social na América Latina. O valor da premiação é de até 100 mil dólares, pouco mais de 200 mil dólares.
São duas categorias no Prêmio JK, que é bienal: "Economia e Finanças" e "Social, Cultural e Científica".
As organizações não podem se auto-indicar, mas as indicações podem ser apresentadas por qualquer pessoa, sejam elas indivíduos, instituições acadêmicas, centros culturais, etc. O vencedor, ou vencedores (neste caso o valor do Prêmio será dividido), será escolhido por votação em Comissão indicada pelo BID.
As indicações podem ser realizadas até o dia 17 de junho, por e-mail ou carta, e todas as informações estão disponíveis, em espanhol, nesta página.

Organizações de todo o país podem concorrer ao IV Concurso de Negócios Sociais NESsT Brasil

Estão abertas as inscrições para a quarta edição do Concurso de Negócios Sociais NESsT Brasil, que apoiará o lançamento e desenvolvimento de novos negócios sociais em todo o país. Nesta edição, serão aceitas inscrições de empreendedores, empresas ou organizações sem fins lucrativos que queiram avaliar a viabilidade de lançar ou expandir negócios que resolvam problemas sociais críticos de maneira financeiramente sustentável e que receberão, além de apoio contínuo da NESsT, 40 mil reais como investimento financeiro.
A NESsT já conduziu três concursos de negócios sociais no Brasil desde o seu lançamento em 2007. Mais de 40 organizações interessadas em fazer parte do seu Portfólio de Incubação foram selecionadas para desenvolver um plano de negócios e receber capital semente para o lançamento sustentável e incubação de seus negócios sociais.
No ano de 2013, as inscrições são destinadas a projetos com impacto em três áreas:
• Inclusão no mercado de trabalho para pessoas com deficiências, jovens em situação de risco, minorias étnicas e outras populações excluídas do mercado de trabalho. Estes modelos empresariais empregam diretamente grupos marginalizados ou fornecem o desenvolvimento de uma força de trabalho e oportunidades de colocação no setor privado para os mesmos.
• Geração de renda para artesãos, pequenos agricultores e outros produtores marginalizados e de baixa renda que precisam de acesso ao mercado. Estes modelos empresariais operam através de cooperativas ou associações de produtores para aumentar os rendimentos dos membros das organizações.
• Tecnologias acessíveis para comunidades de baixa renda sem acesso a tecnologias que melhoram sua renda e qualidade de vida. Estes modelos empresariais comercializam tecnologias em torno de água e saneamento, agricultura e energia renovável que melhoram os rendimentos de comunidades de baixa renda e a qualidade de vida.
“A metodologia NESsT consiste em oferecer  capacitação gerencial e investimento para um portfólio de negócios sociais com o objetivo de aumentar seu impacto social e sustentabilidade financeira em três estágios: planejamento, incubação e escala. Acreditamos que o apoio aos 3 estágios de desenvolvimento do negócio é essencial para se atingir maior impacto. A NESsT é uma das únicas organizações dedicadas ao apoio desde o estágio inicial dos negócios sociais, numa estratégia de longo prazo e tornou-se pioneira na área”, reforça Renata Truzzi, Diretora da NESsT Brasil.
Ao longo de oito meses, quinze candidatos selecionados receberão capacitação para o desenvolvimento de um plano de negócios através de workshops e consultorias um a um em temas como pesquisa de mercado, marketing, operações, finanças, riscos, impacto social, entre outras. Ao final do processo, a NESsT premiará até três negócios sociais com investimento financeiro inicial de até R$40.000 (quarenta mil reais) para o desenvolvimento de seu negócio, além do convite a integrar o Portfólio de Incubação NESsT e receber apoio contínuo.
“A NESsT está nos ajudando a plantar a semente do nosso sonho, a sustentabilidade, que ao germinar gerará frutos na Árvore da Esperança, contribuindo assim para  o desenvolvimento sustentável,  justiça social e a ética biofílica (Amor à Vida). Este fruto chama-se Dignidade”, declarou Terezinha Ongaro, presidente da Sociedade Humana Despertar, uma das vencedoras da última edição do concurso.
“A metodologia NESsT é incrivelmente completa. Ela aborda todos os principais conceitos, etapas e procedimentos para a construção de um negócio com grande potencial de sucesso. Agradecemos a oportunidade de crescer e aprender com a NESsT!”, finaliza Tanya Andrade, fundadora do INCORES – que está no Portfolio NESsT há mais de 2 anos.
Cronograma:
27 de maio - Início das inscrições pelo site da NESsT
23 de junho - Data limite para o envio da candidatura
19 de julho - Anúncio dos participantes do IV Concurso de Negócios Sociais NESsT Brasil
Julho a Dezembro - Capacitação dos participantes
03 de janeiro de 2014 - Data limite para o envio do plano de negócios
Março - Cerimônia de premiação e assinatura de contratos
Apoio para as inscrições
Candidatos interessados no concurso terão a oportunidade de tirar dúvidas com a equipe da NESsT durante o Encontro Virtual, a ser realizado no dia 5 de junho às 15h. Para participar do mesmo, o candidato deverá se cadastrar clicando aqui. Outras dúvidas podem ser tiradas pelo e-mail brasil@nesst.org ou pelo Skype nesstbrasil  durante todo o período de inscrição.
• O que: IV Concurso de Negócios Sociais NESsT Brasil
• Quem: organizações sem fins lucrativos, empresas e empreendedores
• Benefícios: capacitação inicial de 8 meses para desenvolvimento do negócio social
• Prêmio: Até R$ 40.000 reais para os vencedores e apoio contínuo no Portfólio de Incubação NESsT
• Data limite: inscrições até o dia 23 de junho de 2013
• Patrocínio: Actis e Ashmore
• Onde: Inscrições e informações em www.nesst.org/brasil
Sobre a NESsT
NESsT é uma organização internacional e pioneira no desenvolvimento de negócios sociais desde 1997 e no Brasil desde 2007. Celebrando seu 16º aniversário este ano, a NESsT já treinou 3.800 organizações em mais de 48 países ao redor do mundo sobre os princípios e ferramentas de autofinanciamento. Além de sua consultoria global, a NESsT trabalha com um portfólio de negócios sociais em dez países de mercado emergentes, proporcionando capacitação sob medida e de longo prazo e apoio financeiro, tendo investido mais de US$ 8 milhões para criar 126 empresas sociais.
Contato para imprensa
Renata Truzzi ou Rodrigo Biajoni
NESsT Brasil
Telefones: (11) 99800-5511 l (11) 96766-2625