sábado, 14 de setembro de 2013

Petrobrás financiará projetos no Centro Oeste, Norte, Nordeste e nos Estados do Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro

Organizações da sociedade civil que atuam nos Estados do Centro Oeste, Norte, Nordeste, Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, podem enviar propostas para financiamento da Petrobrás dentro do edital do programaIntegração Petrobras Comunidades. O programa conta com recursos que totalizam 15 milhões de reais, para o Espírito Santo e Rio de Janeiro, e 23 milhões de reais, para o Nordeste, e 12 milhões de reais para Norte, Centro-Oeste e Minas Gerais. Em todos os casos o apoio financeiro será de até 300 mil reais por projeto.
Podem enviar projetos organizações que possuam como foco, ao menos, uma das seguintes linhas de atuação: geração de renda e oportunidade de trabalho; educação para a qualificação profissional; e garantia dos direitos da criança e do adolescente.
Os projetos que serão apoiados financeiramente deverão ter duração de 2 anos, e cada organização pode enviar até três projetos diferentes, mas somente um pode vir a ser financiado, caso escolhido.
As inscrições vão até o dia 13 de setembro de devem ser feitas online, com cópias impressas sendo enviadas obrigatoriamente também por via postal.
O link com informações completas deste programa da Petrobrás para os Estados do Espírito Santo e Rio de Janeiro está aqui.
Para os Estados do Nordeste está aqui.
E, finalmente, para Norte, Centro Oeste e Minas Gerais, este é o link.

Apoio a projetos que promovam a paz

A Fundação Jornalistas e Escritores (Journalists and Writers Foundation) está recebendo projetos que promovam a paz para financiar com até 50 mil dólares, cerca de 140 mil reais. Os projetos das organizações que serão apoiados devem ser criativos e inovadores na prevenção e resposta construtiva a conflitos.
Podem ser enviados projetos nas áreas de educação para a paz; diálogo e coperação comunitário; conflito, juventude e pacificação; prevenção de conflitos; mediação e negociação; redução da pobreza, desenvolvimento e pacificação; igualdade de gênero e empoderamento, dentre outros.
Além do apoio financeiro para a implementação do projeto, que podem ter duração máxima de 2 anos, aqueles mais bem sucedidos receberão um prêmio de até 30 mil dólares, ou cerca de 75 mil reais.
O prazo para envio de propostas é dia 30 de setembro, e elas devem ser enviadas em inglês. A página com as informações completas está aqui.

União Europeia lança novo edital de financiamento de projetos no Brasil

A Delegação da União Europeia no Brasil lançou nesta semana um novo edital de financiamento de projetos. O edital publicado está dentro da linha temática Atores Não Estatais e Autoridades Locais em Desenvolvimento (ANE&AL) e, por isso, tem um escopo maior para envio de propostas por organizações da sociedade civil. Projetos podem receber apoio que variam de 300 mil a 1 milhão de euros, cerca de 900 mil a 3 milhões de reais.
O objetivo específico deste edital é apoiar ações em favor da integração social e econômica e da coesão social das populações em situação de vulnerabilidade social como crianças, jovens, adolescentes, mulheres, idosos, desempregados, portadores de necessidades especiais, indígenas, afro-descendentes, quilombolas, trabalhadores rurais, refugiados, grupo LGBT, dentre outros.
Além do lançamento do edital, a Delegação da União Europeia realizará também uma Sessão de Informação, em Brasília, eCursos de Elaboração de Propostas de Projeto em seis cidades do país: Brasília, Belém, Fortaleza, Porto Alegre e São Paulo.
Os projetos enviados dentro desta chamada devem ter duração prevista de 24 a 48 meses, e a União Europeia financiará até 90% do total, no caso de organizações brasileiras (75% no caso de organizações europeias).
Ao contrário da última chamada, e retornando ao modelo padrão da União Europeia, este edital exige o envio primeiro apenas do documento de síntese (concept note), cujo prazo limite para apresentação, em português, é dia 01 de novembro.
Para saber mais informações sobre o edital, a Sessão de Informação e os Cursos que serão realizados, clique aqui.

Finaciamento do Banco da Amazônia para projetos sobre desenvolvimento sustentável

O Banco da Amazônia, banco de propriedade do Governo Federal, lançou o seu "Edital 2014" para apoiar financeiramente organizações da sociedade civil que tenham iniciativas para o desenvolvimento sustentável da Amazônia nas áreas ambiental, social, cultural, esportiva e exposição agropecuária e outros eventos. Estão disponíveis 3 milhões e 800 mil reais e o apoio máximo é de 50 mil reais, dependendo da área do projeto.
O edital tem por objetivo incentivar e apoiar projetos que propõe o desenvolvimento sustentável da região amazônica, no âmbito econômico, social e ambiental, valorizando a cultura local.
Não são exigidas contrapartidas financeiras nesse edital, e organizações interessadas podem enviar propostas até o dia 30 de setembro, somente por via postal. O edital completo está aqui.

Apoio a bibliotecas ou organizações similares que ofereçam acesso gratuito a computadores e internet

A Fundação Bill & Melinda Gates está com as inscrições abertas para a edição 2014 do seu Prêmio Acesso ao Aprendizado (ATLA), que reconhecerá inovação de bibliotecas ou outras organizações similares em oferecer gratuitamente à população computadores e acesso a internet. O prêmio é de 1 milhão de dólares, cerca de dois milhões e trezentos mil reais.
Na edição 2013 do Prêmio o projeto vencedor foi o Acessa São Paulo, do Governo do Estado de São Paulo. Esta será a décima quinta edição do Prêmio.
Para concorrer, organizações da sociedade civil que tenham projetos que se enquadrem no escopo do edital devem enviá-los, em inglês, até o dia 30 de setembro.
A página na internet da Fundação Bill & Melinda Games com todas as informações sobre esta oportunidade está aqui.