TUTORIAL 1 – DESCRITIVO DO PROJETO
OBJETIVOS:
Lembre-se que:
Os objetivos devem ser expostos
de maneira clara e sucinta e expressar o(s) resultado(s) que se pretende
atingir, o(s) produto(s) final(is) a ser(em) alcançado(s), período e local da
realização.
Exemplo:
Objetivo Geral – Abordar o
Movimento Surrealista e suas manifestações artísticas.
objetivos específicos:
Promover uma exposição de artes
plásticas com obras representativas do Movimento pertencentes a coleções
particulares e de museus, em cinco capitais brasileiras, uma em cada região, no
período de julho a dezembro de 2004;
Promover um ciclo de debates
composto de 15 palestras, três em cada uma das cidades onde a exposição se
realizará.
Na justificativa, responda às
seguintes perguntas:
·
Por que
tomou a iniciativa de realizar o projeto?
·
Que
circunstâncias que favorecem sua execução?
·
Qual o
diferencial desse projeto? (ineditismo, pionerismo, resgate histórico, etc.).
·
Qual o
histórico?
·
Outros
aspectos que julgue pertinente mencionar
EXEMPLO
DE JUSTIFICATIVA:
Não se pode pensar em promoção de um
Novo Projeto de Sociedade sem a promoção conjunta e simultânea dos meios de
comunicação plurais, independentes e democráticos. Dito de outra maneira, não
se atingirá a democratização da sociedade sem democratizar primeiro os meios de
comunicação de massa.
Neste sentido, a rádio comunitária deve
existir para promover o desenvolvimento social, cultural e comunitário. São
chamadas a contribuir para o exercício pleno da cidadania. Nas rádios
comunitárias a comunidade pode aprender e ensinar, através da difusão de
idéias, elementos de cultura, tradições e hábitos, esse veículo podem oferecer
mecanismo de formação e integração da comunidade. Objetivamente, as rádios
comunitárias devem permitir a capacitação dos cidadãos no exercício do direito
de expressão da forma mais acessível possível (Lei 9.612/98, Art. 3º, inciso V,
Lei federal que regulamenta as rádios comunitárias, sancionada em fevereiro de
1998).
No entanto não podemos pensar em
promoção do desenvolvimento desse veículo de comunicação alternativa sem a
promoção conjunta e simultânea da formação dos comunicadores popular, no aperfeiçoamento
profissional nas áreas de atuação dos jornalistas e radialistas comunitários.
Em 2010 à ACERTCOM realizou o seu
primeiro ciclo de Formação de comunicadores populares, capacitando cerca de 54
comunicadores populares, nas cidades de: Iguatu, Milha e Ibaretama em 2010, com apoio do Banco do Nordeste, e a Universidade
Federal do Ceará, a formação realizada obteve os seguintes resultados esperado:
50% dos alunos acharam o curso Ótimo; 45% Bom e 97% Apresentam vontade
de participar da realização do modulo avançado do Curso de Capacitação de
Comunicadores Populares. Tendo em vista, o baixo número de desistência dos
participantes, assim como um anseio elevado dos alunos em participar do curso
avançado, e desta forma que apresentamos a proposta de um módulo avançado no
Ciclo de Formação de Comunicadores Populares do Ceará realizado pela ACERTCOM
e, parceria com UFC e Rádios Comunitárias filiadas, que possibilite um
aperfeiçoamento de algumas técnicas aprendidas, além de estratégias de
auto-sustentabilidade financeira das rádios comunitárias.
A manutenção financeira dos custos de
uma rádio comunitária é um dos principais empecilhos enfrentados pela
comunidade, desta forma aborda temáticas com captação de recursos e
planejamento estratégico torna-se fundamental para uma boa gestão financeira de
uma rádio comunitária, desta forma o projeto proposto visa não somente
aperfeiçoar profissionalmente os comunicadores populares, assim como fortalecer
estrategicamente as formas de auto-sustentabilidade das rádios comunitárias.
Uma boa estratégia de ação ou metodologia é aquela que:
·
Demonstra
a capacidade do proponente em viabilizar o projeto;
·
Detalha
os objetivos e mostra claramente a ordem da realização;
·
Prevê o
tempo de duração de cada etapa;
·
Lista
os profissionais envolvidos;
·
Demonstra
coerência com o orçamento;
·
Informa
ações que não serão subsidiadas pelo mecanismo de apoio escolhido, mas que são
importantes na compreensão geral do projeto. Neste caso é necessário indicar
como essas ações serão custeadas.
Obs.
VEJA
TUTORIAL 2 – Para melhor compreensão da elaboração de sua estratégia de
ação elabore a planinha cronograma de execução.
·
Em
breve iremos postar o TUTORIAL Gestão de Projetos.
·
Ferramentas:
Sistema de Banco de Dados para Execução de Projetos;
·
Acompanhamento
e Avaliação no software Project.