A avaliação de projetos e
programas sociais é um tema em desenvolvimento, no qual está implícito um
julgamento de valor, a partir do qual, decisões são tomadas e destinos são
traçados. Assim, torna-se relevante
estudar e analisar a forma como este processo é conduzido, de modo a
compreendermos sua dinâmica e a eficácia de seus resultados.
A
proposta do presente trabalho foi analisar as metodologias de avaliação de
resultados de projetos e programas sociais utilizadas por instituições ligadas
ao Terceiro Setor que trabalham no Brasil com público-alvo crianças e
adolescentes. Assim, foi utilizada uma
amostra intencional de 3 instituições que coordenam e/ou financiam projetos e
programas voltados a crianças e adolescentes: Instituto Ayrton Senna, Fundação
Abrinq e Capacitação Solidária.
A base
conceitual e os objetivos do processo de avaliação das organizações pesquisadas
apresentaram características comuns, seguindo os passos de avaliação de marco
zero, indicadores, avaliação de processo, produto e impacto. Os objetivos da
avaliação são estratégicos, buscando alinhar as ações das organizações à sua
missão, e auxiliando também na disseminação e transparência de suas ações. Os
processos avaliativos procuram ser participativos e dinâmicos, procurando
incorporar, desta forma, a flexibilidade e dinamismo da área social.
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