sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

A mesa posta - Formação e Empregabilidade para Jovens em Gastronomia

Autor:Espaço Jovem - Instituto ibi de Desenvolvimento Social
Editora:Instituto ibi de Desenvolvimento Social
Edição:Assertiva Produções Editoriais
ISBN:não foi impressa
Páginas:28

Sistematização Espaco Jovem.pdf 

O alto índice de desemprego existente entre os jovens de Santana do Parnaíba motivou a ONG Espaço Jovem a criar um programa de capacitação para o setor de serviços de gastronomia. Em cinco anos, as dez turmas atendidas formaram 440 jovens, dos quais 428 foram inseridos no mercado formal de trabalho. O principal objetivo é facilitar o ingresso do jovem adulto no mundo do trabalho, como meio de transformar a sua realidade pessoal e social. Acima do conhecimento técnico, a equipe responsável procurou fortalecer a empregabilidade e a capacidade de autonomia e autoestima com a aplicação de uma metodologia que associa a formação pedagógica e técnica a um importante espaço para as atividades práticas.

SOBRE A ONG
A Espaço Jovem é uma organização não-governamental com sede em Santana de Parnaíba e atuação na região oeste da Grande São Paulo. Fundada em maio de 2004 pela psicóloga e educadora Neide Barros, tem como objetivo promover a inclusão social e profissional de jovens entre 15 e 24 anos. Conta com diversos parceiros que se identificam com o programa e mantém vínculos com as comunidades locais.

SOBRE A SISTEMATIZAÇÃO
Para que a presente publicação pudesse ser o mais fiel possível à experiência vivida e às marcas que deixou nos atores envolvidos, o processo de sistematização foi planejado e desenvolvido buscando fomentar a participação da coordenação, da equipe de profissionais, dos jovens, dos empregadores dos jovens e dos parceiros do projeto. Assim, foram realizadas reuniões com a equipe, encontros de discussão sobre o projeto com jovens participantes e entrevistas com empregadores.