terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Aluno do projeto Olhares em Foco é premiado em concurso de fotografia do Sesc/MG


O Olhares em Foco é uma iniciativa do ChildFund Brasil – Fundo para Crianças junto à organização social parceira Conselho de Pais Crianças Feliz – Aglomerado da Serra, em Belo Horizonte/MG 
 Marlon ao lado da foto dele que foi premiada
O aluno Marlon André Roxo Domingos, 10, do Projeto Fotográfico Olhares em Foco participou do 1° Concurso Sesc Minas de fotografia, categoria na amadora e foi premiado com uma câmera digital. A cerimônia de premiação foi realizada no dia 1 de fevereiro, no Sesc Centro Cultural JK, onde atualmente acontece a exposição (até dias 16/03/13) de todas as fotos dos participantes. Assim como a Natanael Cordeiro Costa, 12, outro adolescentes do projeto que também participou do concurso.

Natanel posa próxima à foto dele
Na hora da premiação foram muitos aplausos para Marlon e muitos ficaram muito surpresos por ele ser apenas uma criança.  Marlon recebeu o prêmio das mãos do Superintende de Cultura, acompanhado pelo gerente do Sesc Centro Cultural JK, Paulo Azulay e do gerente de cultura, Jorge Cabrera Gomez.

As fotos que compõem a coleção são resultado da parceria do ChildFund Brasil – Fundo para Crianças junto  à organização social parceira Conselho de Pais Crianças Feliz, no Aglomerado da Serra em Belo Horizonte no semestre passado. Presente na premiação, a supervisora da organização parceira do ChildFund Brasil, Raquel Nunes Neto, estava emocionada. “Parece um sonho. É muita emoção. Foi muito trabalho durante o ano todo. Nem se eles fossem os meus filhos, eu estaria tão feliz”, disse Raquel.

Também na premiação, o facilitador do Olhares em Foco do Aglomerado da Serra, Jorge Quintão, falou sobre como o Olhares em Foco, que possibilita mudanças na vida dos alunos, tornando-os mais comunicativos e proporcionando uma nova percepção da comunidade. “Eles aprenderam muito comigo e eu com eles, foi uma espécie de ganhos compartilhados. É muito gratificante tê-los no concurso. Estou extremamente feliz. A fotografia imprimiu sentido à vida dessas crianças e o concurso é uma consequência de tudo o que aprenderam e vivenciaram”, revela Quintão.

Sobre o concurso
Nesta primeira edição do concurso do Sesc, o tema proposto foi “O impacto sociocultural do futebol: o mundo da bola fora da órbita comum”. A proposta é chamar a atenção para a construção desse fenômeno popular que influencia gerações nos âmbitos cultural, político e intelectual.  A competição recebeu imagens de fotógrafos de todo território nacional com o tema futebol.

A partir de oficinas de fotografia, o Olhares em Foco visa promover uma reflexão referente aos espaços de convivência e relações sociais destes jovens sob três aspectos: autobiografia, família e comunidade. Além de adquirirem conhecimentos sobre técnicas e recursos fotográficos, os jovens têm a oportunidade de mostrar, pelas imagens, o cotidiano da comunidade em que vivem.

As fotografias inscritas foram analisadas por um júri especializado, composto por profissionais reconhecidos no meio fotográfico, artístico e cultural. Todas as imagens selecionadas também farão parte do circuito de exposições itinerantes de Artes Visuais da Gerência de Cultura do Sesc Minas, no biênio 2013/2014, e poderão passar por diversas cidades de Minas Gerais.
Dos 32 alunos participantes do projeto Olhares em Foco, nove concorreram, cada um com duas fotos produzidas no Aglomerado da Serra, durante as saídas fotográficas. Desses nove inscritos, dois, Marlon e Natanel concorreram na categoria amadora e tiveram as fotos selecionadas pelo concurso. 
Créditos:  Priscila Oliveira