sábado, 9 de fevereiro de 2013

Fundo Anual, você sabe o que é?


Um dos mais importantes fluxos de receitas que a uma organização pode ter é para financiar o seu fundo anual. Mas você sabe o que é isso?
O fundo anual é um esforço concentrado que a organização realiza para obter doações anuais para apoiar, pelo menos em parte, sua própria estrutura. Esse dinheiro que entra não está comprometido com nenhum projeto específico, o que garante a subsistência da organização enquanto ela desenvolve suas atividades sociais.
O fundo anual não tem o mesmo "charme" de um evento de captação de recursos, ou os objetivos concretos de uma campanha capital, mas é um lembrete permanente aos doadores e à sociedade da missão da sua organização. E desenvolver uma campanha bem planejada para o fundo anual vai significar mais doadores e maior flexibilidade no trabalho do dia-a-dia da organização.
No geral, o fundo anual é financiado com recursos de pessoas físicas, em campanhas realizadas anualmente justamente com esse fim, e no qual as pessoas são convidadas a doar por carta, campanhas virtuais ou pedidos diretos às pessoas. Mas pode também envolver empresas e outros doadores.
E qual a melhor coisa a se fazer para mobilizar recursos para o fundo anual? Planejar a partir do final da campanha para o começo. Isso mesmo, comece do FINAL!
Se você sua organização nunca realizou um fundo anual antes ou não tem muita experiência, o primeiro passo é desenvolver um plano para criar uma infraestrutura que poderá ser utilizada também nos anos seguintes da campanha. Uma vez que você tiver definido seus objetivos, identifique as ferramentas e os recursos que você vai precisar para lançar efetivamente seu fundo anual.
Ponha seu plano no papel! Certifique-se de que seu plano não vá ficar na prateleira, mas que seja dinâmico e revisado trimestralmente. E aí você estará pronto para começar o trabalho de verdade!
No Brasil um bom exemplo de campanha para fundo anual é a realizada pela CESE, com a sua Campanha da Primavera.
Conheça o tema, estude, e implemente uma campanha dessa em sua organização! Sempre que possível, divulgaremos dicas e informações de relevância na página da ABCR.
Para ler a fonte original que embasou este texto, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário