domingo, 14 de abril de 2013

Prêmios para empreendedores socioambientais estão com inscrições abertas


Líderes e empreendedores socioambientais de cooperativas, negócios sociais e organizações da sociedade civil podem efetuar inscrição até o dia 21 de abril nos prêmios Empreendedor Social 2013 eFolha Empreendedor Social de Futuro, ambos promovidos pela Folha de S. Paulo, sendo o primeiro realizado em parceria com a Fundação Schwab. As premiações visam selecionar, reconhecer e fomentar ações que geram benefícios para pessoas em situação de risco social ou ambiental.
Prêmio Empreendedor Social 2013
Em sua 9ª edição, o Prêmio Empreendedor Social 2013 é reconhecido como o principal concurso do setor na América Latina, tendo batido o recorde de inscrições já realizadas, mundialmente, pela Fundação Schwab. O objetivo da premiação é promover e incentivar, nos âmbitos nacional e internacional, iniciativas inovadoras que aliem conceitos de sustentabilidade a estratégias de minimização do impacto socioambiental. Para concorrer é preciso ter mais de 18 anos, ser líder de uma organização há mais de três anos, e estar à frente de um empreendimento com impacto comprovado e potencial de replicação tanto para o Brasil como para outros países.
A Fundação Schwab define os empreendedores sociais como agentes de transformação da sociedade, que “propõem a criação de ideias úteis para resolver problemas sociais, combinando práticas e conhecimentos de inovação, criando assim novos procedimentos e serviços”. Segundo a Fundação, existem diferentes perfis de empreendedores sociais, em áreas de atuação diversas, inclusive no setor privado. Também fazem parte do perfil pessoas que ainda não tenham uma organização formal, mas que tenham desenvolvido um produto ou serviço de grande impacto social.
As iniciativas finalistas ganham projeção nos cenários nacional e internacional, respaldadas pela qualidade e networking da Fundação, para melhorar seu desempenho e indicadores nas áreas de sustentabilidade e impacto social. O vencedor será beneficiado com auditoria financeira; assessoria jurídica; bolsas em cursos das universidades de Havard, Insead e Stanford; além de treinamento individualizado em gestão financeira, operacional ou estratégica.
Prêmio Folha Empreendedor Social de Futuro
Prêmio Folha Empreendedor Social de Futuro foi lançado no ano de 2009, exclusivamente pela Folha, com a finalidade de revelar empreendedores socioambientais inovadores, que vivenciam os momentos mais críticos de qualquer organização: entre o primeiro e o terceiro ano de existência.
Para participar é preciso ter entre 18 e 35 anos e a iniciativa deve comprovar sua efetividade na prática. O vencedor receberá assessoria jurídica; cursos de gestão para negócios socioambientais da Fundação Dom Cabral (MG), com passagem e hospedagem subsidiadas; mentoria em aceleração de comunicação; treinamento individualizado em gestão financeira, operacional e estratégica; e formação para desenvolvimento de negócios com impacto social. Para uma organização ainda em início de atuação, o prêmio significa ganhar capacitação e conquistar credibilidade para que possa se consolidar no setor.
Saiba mais!
Prêmio Empreendedor Social 2013 
Quem pode participar: empreendedor maior de 18 anos, há mais de três anos à frente de um empreendimento com potencial de replicação e impacto comprovado.
Inscrições: até 21 de abril
Regulamento
Formulário
Prêmio Folha Empreendedor Social de Futuro 
Quem pode participar: empreendedor, entre 18 e 35 anos, cuja iniciativa vivencia os três primeiros anos de atuação.
Inscrições: até 21 de abril
Regulamento
Formulário