sexta-feira, 16 de agosto de 2013

ISPN divulga edital para o Curso de Elaboração de Projetos e Captação de Recursos com ênfase em Agroecologia

ISPN, com apoio do FUNBIO, lança chamada às organizações de base comunitária e de assessoria técnica situadas no Cerrado e na Caatinga, que desejam se instrumentalizar para elaboração de projetos e captação de recursos para ações de Agroecologia. O curso será gratuito e os módulos presenciais acontecerão em Brasília nas seguintes datas: Módulo 1 – de 27 a 29 de agosto; Módulo 2 – de 8 a 10 de outubro; e Módulo 3 – 26 e 27 de novembro de 2013.
O curso faz parte do Projeto CAPTA cujos objetivos são a promoção da conservação do Cerrado e da Caatinga e a melhoria da qualidade de vida de seus povos e comunidades tradicionais, por meio da valorização da floresta em pé e do uso sustentável da biodiversidade. Para tanto, o projeto realizará em 2013 e 2014 diversos cursos sobre elaboração de projetos e captação de recursos, com enfoques nos temas: I) desenvolvimento institucional; II) beneficiamento e comercialização de produtos da sociobiodiversidade; e III) agroecologia.
Espera-se que ao final do curso, os participantes saiam instrumentalizados para elaboração de projetos e captação de recursos. Pretende-se com isso potencializar a capacidade de atuação destas organizações, permitindo que ampliem seu acesso a recursos e, consequentemente, propiciando ganho de escala para suas ações de conservação e promoção do uso sustentável da biodiversidade.
Esta edição do curso, cujo enfoque será dado à Agroecologia, será ministrada por Fabiana Mongeli Peneireiro, engenheira agrônoma graduada pela ESALQ/ USP (1994), com mestrado em Ciências Florestais, doutoranda em Educação e Ecologia Humana, na UnB, membro da ONG Mutirão Agroflorestal e com atuação como consultora nas áreas de agroecologia, agrofloresta e educação ambiental, por todo o Brasil. A agrônoma possui ampla experiência em formações, elaboração e avaliação de projetos, tendo desenvolvido desde 1995 atividades em diferentes biomas e junto a diferentes públicos: agricultores, técnicos extensionistas, educadores, jovens, entre outros.
Para participar da seleção os(as) candidatos(as) devem enviar as fichas de inscrição, conforme as orientações provistas no Edital do curso. As inscrições poderão ser enviadas por correio até 11 de julho de 2013 (data de postagem) e por e-mail até 15 de julho de 2013.
O que: Curso e elaboração de projetos e captação de recursos com ênfase em Agroecologia.
Quando: de 27 de agosto a 27 de novembro de 2013 (em três módulos).
Local: Brasília/ DF.
Inscrições: Conforme orientações previstas no edital do curso, disponível no site: http://www.ispn.org.br/categoria/editais-e-documentos/editais/
Informações: (61) 3327-8085 e pelo e-mail: cursoscapta@ispn.org.br
Sobre o ISPN
O ISPN é um centro de pesquisa e documentação independente, sem fins lucrativos, sediado em Brasília, e tem como objetivo central contribuir para a viabilização do desenvolvimento sustentável com maior equidade social e equilíbrio ambiental. Assim, o Instituto atua no campo ecossocial, com foco nos povos e comunidades tradicionais e agricultores familiares e suas organizações. Sua missão é contribuir para viabilizar o desenvolvimento sustentável com maior equidade social e equilíbrio ambiental, por meio da democratização do acesso a recursos financeiros, conhecimentos e informações de forma adaptada à realidade e às necessidades desse público, e da busca pelo fortalecimento da relação entre pesquisadores e comunidades.
Fonte: ISPN.