domingo, 4 de agosto de 2013

Três simples dicas de incrementar sua captação de recursos online

O planejamento e aperfeiçoamento da estratégia de captação de recursos de uma organização são ações que devem ser realizadas continuamente. Neste texto, que reproduzimos abaixo, apresentamos três dicas simples para aquelas organizações que já captam pela internet e querem melhorar seus resultados.
São dicas simples, completamente factíveis, e que não demandam grande quantidade de tempo ou um especialista em página na internet para serem implementadas . Foram originalmente publicadas em inglês, no início do ano, e a ABCR as traduziu para conhecimento – e debate – dos captadores brasileiros. Vamos lá!
1 - Inclua um “DOE” claro em sua página na internet.
Como uma organização sem fins lucrativos, o motivo maior para sua existência profissional (e até mesmo pessoal) é servir sua missão. Você trabalha em direção a ela todos os dias, em tudo o que fizer, e em todas as formas de comunicação. Você educa, informa, você defende, você serve, você compartilha. E você pede ajuda.
Correndo o risco de soar como “Capitão Óbvio”, para receber ajuda você precisa fazer algo muito simples. O pedido. O botão de doar. Mas, você está fazendo isso online com a mesma clareza e propósito que já faz pessoalmente?
Primeiro, o site deve ser usado para envolver...  chamar as pessoas. É preciso usar a imaginação para se conectar com seus usuários. Se captar recursos é uma das suas principais prioridades, garanta que você está aproveitando a atenção e o envolvimento dos visitantes ao seu site para inserir um pedido de doação.
Um simples “Doe agora”, ”Ajude uma criança necessitada” ou “Nos ajude”, um pedido colocado dentro de uma imagem atraente na sua pagina inicial, não só vai chamar a atenção de alguém, mas irá torná-los mais propensos a tomar uma atitude. Atitude que você deseja.
2 - Remova os obstáculos
47% das pessoas que visitam um site com a intenção de fazer uma doação desistem antes de concluir o processo.
Com isso em mente, é importante você entender que as pessoas são ocupadas! Mesmo que elas já tenham decidido doar para sua organização, elas podem ser interrompidas durante a transação por um telefonema, uma reunião, etc., mas jamais por uma frustração com o próprio processo de doação.
Para facilitar, inclua menos campos possíveis nos  formulários de doação online.
. Você quer saber mais sobre o perfil, demografia e história de vida do seu doador assim que ele passa a contribuir com você? Claro. Mas deixe essas questões para um segundo momento.
Doações online têm que ser simples e realizadas em um clique. Quando clicarem em doar, a doação deve ser concluída na página seguinte.
Na semana passada, eu cliquei para doar a uma organização e primeiro fui levado para uma pagina que descrevia todas as opções que eu tinha (doação recorrente, doação online, cheque, baixar formulário em pdf, etc.). Três cliques depois, e tendo lido muita coisa, me perguntavam que cartão de crédito eu queria usar e aí simplesmente desisti. Não deixe que isso aconteça com você! Faça tudo ser rápido e simples e assim vai perder menos potenciais doadores.
3 - Realize um simples teste A/B
Os testes A/B comparam duas ou mais variações de um mesmo conteúdo para identificar qual funciona melhor. É simples, e aqui estão algumas ideias para você:
a) Termos usados: tente testar elementos de captação de recursos on-line como o botão de doação.Use “doar”, “dar” e “ajudar” para ver qual destes funciona melhor, ou, melhor ainda,  atribua um valor tangível à doação  e teste : “Doe agora” contra “Doe uma refeição a uma família hoje”,  para ver se o elemento tangível inspira mais ação.
b) Cores: Tente duas diferentes cores para o botão de doação na sua pagina principal. Você pode se surpreender o quanto isso afeta as taxas de cliques.
c) Inclua um “Por que”: tente incluir um curto texto, acima do botão de doação, sobre como as doações são gastas dentro das suas prioridades atuais. Veja se isso inspira mais cliques.
E depois nos diga: quais são seus planos para captar recursos, questões ou palavra em torno destas dicas? Todos nós podemos nos beneficiar ao ouvir suas dicas de melhoria para captação de recursos, por isso, por favor, escrevam!
Autora: Kelly Jarret