quarta-feira, 16 de março de 2016

Instituto CCR lança 1º Edital Instituto CCR de Projetos Culturais


O Instituto CCR acaba de lançar o seu 1º Edital Instituto CCR de Projetos Culturais, com a proposta de fomentar o desenvolvimento cultural  das cidades interioranas das regiões onde o Grupo CCR atua. Assim, proponentes de mais de 170 municípios nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Mato Grosso do Sul e Bahia poderão se inscrever.
A ideia é ampliar o apoio a iniciativas fora das capitais, permitindo que novos projetos contem com recursos do Grupo CCR, ampliando também o contato com proponentes de outros territórios. A motivação para tal, inclusive, surgiu a partir de uma análise interna realizada dos projetos apoiados em 2014: no Rio de Janeiro, por exemplo, das 583 iniciativas, 494 (92%) estavam na capital e 44 (8%) no interior.
Para participar, é preciso que o projeto já tenha sido aprovado pelo artigo 18 da Lei Rouanet e publicado no Diário Oficial da União (DOU). Ou seja, estão aptos a se inscrever no edital iniciativas de: Artes Cênicas; Audiovisual; Música; Artes Visuais; Patrimônio Cultural; Artes Integradas (cultura popular, multimídia) e Humanidades (bibliotecas, edição de livros, filosofia).
Cada projeto poderá receber apoio de até R$ 200 mil, com início previsto para janeiro de 2017. Caso a iniciativa já esteja em andamento, o patrocínio solicitado deverá ser destinado a custear atividades realizadas a partir do mesmo período indicado.
A seleção dos projetos será realizada por uma comissão eleita pelo Instituto CCR. Entre os critérios de seleção estão: valorização da cultural local; projetos gratuitos ou de baixo custo para acesso ao público; possibilidade de geração de emprego e renda para a comunidade local; desenvolvimento das atividades culturais regionais; e desenvolvimento de crianças e adolescentes, em todos os âmbitos.
Os interessados em participar podem acessar o site do Instituto para ler o regulamento e fazer a sua inscrição até o dia 17 de abril. Outras dúvidas podem ser enviadas para o e-mailinstituto.ccr@institutoccr.com.br.