quarta-feira, 16 de março de 2016

UNESCO reconhece iniciativas que visam a promoção da tolerância e da não violência


A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) está com inscrições abertas para o Prêmio UNESCO-Madanjeet Singh que tem como proposta reconhecer indivíduos, instituições, entidades ou organizações não-governamentais que contribuíram para a promoção da tolerância e da não violência.
Para a UNESCO, somente a tolerância pode assegurar a sobrevivência de comunidades diversas em todas as regiões do mundo. “A tolerância reconhece os direitos humanos universais e as liberdades fundamentais de todos. As pessoas são naturalmente diversas”, aponta o documento do prêmio.
A iniciativa – que acontece a cada dois anos – foi criada em 1995 por ocasião do Ano Internacional da ONU para a Tolerância e o 125º aniversário de nascimento de Mahatma Gandhi. Este também foi o ano no qual os Estados-membros da UNESCO adotaram a Declaração de Princípios sobre a Tolerância.
Os interessados em concorrer à premiação deverão preencher o formulário de inscrição em inglês ou francês e enviá-lo por correio ou e-mail até o dia 29 de fevereiro. Na ficha, será preciso descrever com detalhes as realizações do candidato, como as atividades e projetos nos quais esteve envolvido, além de indicar materiais, como publicações e outros documentos relevantes, que foram desenvolvidos pelo candidato ao longo da sua vida e contribuíram para a promoção de um espírito de tolerância e não-violência.
A premiação será realizada no Dia Internacional da Tolerância, em 16 de novembro, em uma cerimônia na qual o vencedor receberá US$100 mil dólares.
Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail: tolerance.prize@unesco.org.