segunda-feira, 18 de março de 2013

Abertas inscrições para Prêmio Empreendedor Social e Prêmio Folha Empreendedor Social de Futuro 2013


Estão abertas, até 8 de abril, as inscrições para a 9ª edição do Prêmio Empreendedor Social, realizado pela Folha de S.Paulo em parceria com a Fundação Schwab — correalizadora do Fórum Econômico Mundial de Davos —, e para a 5ª edição do Prêmio Folha Empreendedor Social de Futuro. A ABCR é parceira institucional dos Prêmios pelo terceiro ano seguido, oferecendo aos finalistas oportunidades de capacitação em captação de recursos e bolsas no Festival ABCR 2014.
As premiações revelam líderes de projetos socioambientais de todo o país à frente de iniciativas inovadoras para benefício direto de pessoas em situação de risco social e/ou ambiental, sejam eles consolidados ou em início de carreira. Nesse ano, trazem duas novidades:
  • categoria Menção Honrosa, na qual a ONU premiará iniciativas ligadas ao Ano Internacional de Cooperação pela Água;
  • extensão dos benefícios oferecidos pela Fundação Schwab aos três finalistas mais bem avaliados e aprovados pelo seu Conselho (nos anos anteriores, apenas um era selecionado).
No site folha.com.br/empreendedorsocial, encontram-se formulário de inscrição, regulamentos e informações úteis.
Empreendedor Social
O Prêmio Empreendedor Social é reconhecido como o principal concurso de empreendedorismo socioambiental da América Latina. Ele chancela e dá visibilidade a mentores de cooperativas, negócios sociais e organizações da sociedade civil, que atuam há pelo menos três anos em iniciativas inovadoras, sustentáveis, com impacto social comprovado e potencial de influência em políticas públicas.
Respeitando esses critérios, os candidatos com mais de 18 anos podem ter foco em diversas áreas, como agricultura, meio ambiente, cultura, desenvolvimento de negócios, educação e saúde, entre outras.
Em 2013, devido a uma mudança nas regras, não apenas um, mas três finalistas poderão ter acesso aos fóruns econômicos regionais e mundial, a serviços jurídicos internacionais e a bolsas de estudos em instituições como Harvard e Stanford, nos Estados Unidos, e Insead, na França (veja abaixo a listagem das várias premiações).
“As iniciativas impactantes apresentadas pelos finalistas brasileiros são grandes exemplos de inovação social. Por isso, o Conselho da Fundação Schwab vai considerar a inclusão dos três finalistas mais bem avaliados em sua Rede de Empreendedores Sociais, hoje com 256 líderes de 61 países”, afirma David Aikman, diretor da Fundação Schwab. Vários outros benefícios também se estendem aos demais finalistas.
Parceria exclusiva da Fundação Schwab com o jornal Folha de S.Paulo, o Prêmio Empreendedor Social abrange todo o território brasileiro. “Com uma seleção rigorosa e que submete todos os finalistas aos padrões de investigação jornalística da Folha, o Empreendedor Social consolida-se como a mais transformadora premiação socioambiental do país”, afirma Sérgio Dávila, editor-executivo da Folha de S.Paulo.
Empreendedor Social de Futuro
Para incentivar talentos emergentes e ideias recém-lançadas, o Prêmio Folha Empreendedor Social de Futuro foi criado em 2009 e é promovido exclusivamente pelo jornal. Sua finalidade é alavancar as iniciativas de jovens empreendedores na fase mais crítica de qualquer organização: o período de um a três anos.
As condições para se inscrever no Empreendedor Social de Futuro são: ter de 18 a 35 anos; desenvolver, há no mínimo um ano e no máximo três anos, propostas inovadoras como a criação de um produto, serviço ou aplicação de tecnologias sociais (veja abaixo a listagem das várias premiações), que precisem de visibilidade e capacitação para aumentar seu impacto social.
Menção Honrosa
Os finalistas das duas premiações terão como oportunidade extra candidatar- se à categoria Menção Honrosa caso desenvolvam iniciativas ligadas à temática e aos objetivos globais de 2013, eleito o Ano Internacional de Cooperação pela Água pelas Nações Unidas. Finalistas dos prêmios de anos anteriores integrantes da Rede Folha de Empreendedores Socioambientais também poderão pleitear o reconhecimento.
O escolhido receberá capacitação, planejamento, treinamento e suporte na busca de recursos para potencializar seu projeto, incluindo uma visita à sede da organização, em Nova York (EUA), oportunidade em que terá acesso a informações para apoio técnico.
A Menção Honrosa tem parceria com o Instituto Humanitare (organização que aproxima mídia, academia, organizações empresariais e sociedade civil da ONU), o qual formará um comitê de seleção técnica para avaliar o projeto mais alinhado à proposta.
CALENDÁRIO 2013 DOS PRÊMIOS:
  • Até 8 de abril: regulamento e formulário de inscrição preenchido somente pelo site folha.com.br/empreendedorsocial
  • Até 9 de maio: selecionados para a segunda fase
  • Até 29 de maio: envio de documentos da segunda fase
  • Até 20 de junho: selecionados para a terceira fase
  • 8 de julho: início das avaliações in loco
  • 8 de setembro: fim das avaliações e definição dos finalistas
  • Até 30 de setembro: envio de relatórios para o júri
  • Outubro: publicação de reportagens com finalistas e júri; votação pelo público em geral para a categoria Escolha do • Leitor no site dos prêmios
  • Novembro: integração à Rede Folha de Empreendedores Socioambientais; cerimônia de premiação; publicação do caderno especial Empreendedor Social na Folha de S.Paulo
INFORMAÇÕES E DÚVIDAS: empreendedorsocial@grupofolha.com.br
SITE PARA INSCRIÇÕES: folha.com.br/empreendedorsocial
LINKS ÚTEIS:
Site, regulamento e formulário de inscrição: folha.com.br/empreendedorsocial
Siga os prêmios no Twitter: twitter.com/premioempsocial
Informações e dúvidas: empreendedorsocial@grupofolha.com.br
ASSESSORIA DE IMPRENSA (e fonte deste texto):
P&B Comunicação - Rivka Lopes - empreendedorsocial@uol.com.br Tel.: (11) 9 6291-1985