sexta-feira, 29 de março de 2013

StreetSmart, ajudando os sem teto a comer

Iniciamos com este texto a publicação semanal, em português, dos casos de captação de recursos relatados pela organização britânica SOFII - Showcase of Fundraising Innovation and Inspiration (Mostra de Inovação e Inspiração de Captação de Recursos). A SOFII disponibiliza online um acervo do que há de melhor em criatividade em fundraising em todo o mundo, e teve seus casos traduzidos para o português pela equipe do voluntário americano Frank Lucas, que reside no Brasil. Nesta semana, a campanha StreetSmart, que fornece uma maneira muito fácil para qualquer um e todos para ajudar os desabrigados na Inglaterra.
Perspectiva de SOFII:
Esta campanhademonstra duas coisas preferidas de SOFII: simplicidade e inovação. A campanha StreetSmart fornece uma maneira muito fácil para qualquer um e todos para ajudar os desabrigados. Integrando totalmente o ato de dar a rotina estabelecida do doador e com a promessa de que cada centavo irá para a causa, que tornam muito difícil para qualquer um a dizer não.
Meio de Comunicação:
Evento
País de origem:
Reino Unido
Organização:
StreetSmart
Data de Fundação:
1998
Resumo dos Objetivos:
Streetsmart levanta milhares de Libras para instituições de caridade para sem teto por todo o Reino Unido todos os anos durante os meses de Novembro e Dezembro. A idéia é simples: Os restaurantes participantes terão um cartão em cada mesa, ou um lembrete no menu, explicando que voluntariamente será adicionado a doação de 1 libra no final da refeição de cada mesa. Após isso, o StreetSmart distribuirá essa doações diretamente entre as instituições de caridade para sem teto mais conceituadas por todo o Reino Unido.
Plano de fundo:
O programa StreetSmart teve seu inicio em 1998 por 2 londrinos mentalmente éticos, William Sieghart, fundadador do Forward Publishing e presidente do StreetSmart e Mary-Lou Sturridge, Diretora formal do Clube Groucho. Durante todo a época durante o Natal, Muitas pessoas vão comer fora e celebrar o espírito do feriado com seus amigos e família. Sieghart e Sturridge resolveram aproveitar de um pouco dessa alegria e usar para ajudar os outros.
Eles criaram o StreetSmart como um fundo de caridade, assim eles poderiam juntar dinheiro e distribuir diretamente para as instituições de caridade, albergues e projetos que tem experiência e facilidade em ajudar adultos e crianças que não tem casa e vivem nas ruas. Os fundos levantados vão para instituições que providenciam comida e abrigo para os necessitados e possuem projetos de longo prazo que se concentram em treinar e ampliar as habilidades daqueles que não tem casa conseguirem voltar a ter uma vida normal.
Características especiais:
Streetsmart foca na simplicidade. É um esquema fácil e inovador de levantar fundos que permeia entre Novembro e Dezembro a cada ano. Cada doação vai diretamente para uma instituição de caridade ou projeto que ajuda os sem teto. Toda a parte operacional e custos de entrega são pagos por patrocinadores. A libra doada é totalmente voluntária e é possível pedir para que seja removida da conta. Entretanto, StreetSmart constatou que raramente é pedido que seja retirado e muitos se ficam honrados em receberem a oportunidade de ajudar os que não tem lar no Natal. Durantes os últimos 5 anos, menos de 1% dos consumidores dos restaurantes participantes recusaram realização a doação e muitos pediram para dar mais de 1 libra.
Recentemente, StreetSmart facilitou ainda para os doadores acharem os restaurantes participantes lançando um app para iPhoneq que permite ao usuário localizar os restaurantes participantes do StreetSmart perto de sua localização, ler notícias e receber orientações de rota para planejar sua viagem.
Influência/Impacto:
Desde que começou em 1998, o StreetSmart levantou um expressivo a quantidade de £4.2 milhões. Ano após ano, a organização tem crescido em termos de dinheiro arrecadado e número de restaurantes participantes do programa. Mias de 90 instituições de caridade para sem teto foram beneficiados pelo campanha. Em Novembro e Dezembro de 2010, o programa levantou £465.000com cada centavo sendo usado para ajudar a causa.
Méritos:
A campanha demonstrou que uma simples idéia pode se tornar um eficiente mecanismo de levantar fundos. Fazendo-a de uma forma incrivelmente simples para que o público se torne doador, StreetSmart tem alcançado sucesso e crescimento impressionante.
Original em português, na página da SOFII: http://www.sofii.org/showcase-item?hall=390&id=71&pos=4.
Original em inglês: http://www.sofii.org/node/774

Nenhum comentário:

Postar um comentário