segunda-feira, 18 de março de 2013

Obtendo sucesso com eventos de captação de recursos


1 – Planeje um evento que se repita: dentre os benefícios de se realizar o mesmo avento ano após ano (como a 15ª edição do Teleton, da AACD, por exemplo) está a facilidade de planejamento, que começa mais cedo e pode se beneficiar de ideias, estrutura e equipamentos já utilizados anteriormente. A marca (branding) da organização também se fortalece com eventos como esses, uma vez que todos passam a identificá-lo com a entidade e manter um registro na memória. Finalmente, indivíduos e empresas que doaram em um ano estão mais propensos a fazê-lo no ano seguinte, ou até aumentar o valor doado.
2 – Promova muito seu evento! Eventos com ingressos são mais facilmente vendidos quando se tem muitos voluntários os oferecendo para famílias, amigos e membros da comunidade. Considere a publicação de notas à impresa (press-releases) e a produção de cartazes e adesivos para promover o seu evento. E não esqueça do poder das mídias sociais, como Facebook, Twitter, etc.
3 – Personalize: para eventos menores, como jantares, considere reservar lugares para voluntários que apoiaram na venda de ingressos e na divulgação. Colocar o nome do convidado em um lugar específico pode fazê-lo se sentir mais bem-vindo e inserido no seu evento, e complementa essa estratégia.
4 – Use formas complementares de captação: diversifique a forma de captar recursos no evento. É possível pedir desde doações em espécie (como alimentos e equipamento, para o próprio evento), como itens para rifas e leilões, cujo valor arrecadado virá para a organização. Pode-se também pedir patrocínios, dando reconhecimento nominal ao patrocinador. Finalmente, se o evento vai imprimir programas, é possível vender espaço publicitário no material, ajudando a diminuir os custos.
5 – Passe tempo com os presentes: eventos de captação de recursos podem ser um estouro, e oferecer uma boa experiência aos presentes é uma forma de garantir um boca a boca positivo pós-evento. Além disso, também é importante passar algum tempo com os presentes. Assim, por exemplo, na abertura do evento, é fundamental falar brevemente sobre a entidade, o propósito daquele evento e a missão da organização. Incentive também os voluntários a falarem do evento com os participantes, para que repliquem o mesmo entusiasmo ao qual se dedicaram durante todo o tempo. Finalmente, proporcione aos presentes uma maneira simples sobre como saber mais da sua organização. É possível, por exemplo, imprimir e entregar o endereço da página na internet da organização, ou um código “QR”, já bastante utilizado no Brasil.
Fonte original: o texto acima foi traduzido e adaptado do seu original, em inglês, que pode ser lido aqui.