1.
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Prepare suas propostas de acordo com a personalidade, interesses
e exigências do doador potencial.
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2.
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Indique os benefícios da doação para o doador potencial: dedução
dos impostos, publicidade, etc.
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3.
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Se a doação pura e simples não despertar interesse, proponha um
tipo de "competição" ou "desafio".
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4.
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Pesquise doações "em espécie" (serviços, suprimentos,
equipamentos).
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5.
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Pesquise o seu pessoal para determinar contatos com possíveis
doadores.
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6.
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Verifique com segurança a época oportuna para sua solicitação.
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7.
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Procure informar-se sobre propostas de outros arrecadadores.
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8.
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As propostas devem ser bem organizadas, datilografadas com
perfeição de forma apurada e apresentando orçamentos razoáveis.
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9.
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A proposta deve indicar as qualificações de um grupo gerencial
competente.
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10.
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Os projetos devem ser originais, únicos, inovadores, criativos e
viáveis.
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11.
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Demonstre sua dedicação e envolvimento com os objetivos do
projeto.
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12.
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Inclua na proposta um mecanismo independente para avaliação do
projeto.
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13.
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Demonstre como o projeto poderá servir como uma prévia,
protótipo ou modelo para outros projetos semelhantes.
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14.
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Demonstre através de estatísticas ou pesquisas, a necessidade do
projeto.
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15.
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Demonstre que um número significativo de pessoas serão
beneficiadas pelo projeto.
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16.
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Estabeleça uma larga base de apoio com uma parte de sua
comunidade.
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17.
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Contato pessoal direto com a pessoa responsável pela decisão
final sobre a doação é a melhor para se vender o projeto.
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18.
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Procure doações iniciais ("começar a lista") com sua
Diretoria e Conselho.
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19.
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Procure mostrar alguma evidência palpável do sucesso ou das
possibilidades de sucesso que advirão.
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20.
|
Seja entusiasta e confiente.
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21.
|
Demonstre pesquisas e planejamento cuidadosos.
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22.
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Indique outras fontes de recursos.
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23.
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Demonstre que outros não estão conseguindo preencher as
necessidades que sua organização pretende.
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24.
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Apresente sua proposta com bastante antecedência das datas
finais.
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25.
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Desenvolva e descreva cuidadosamente finalidades e objetivos.
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26.
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Obedeça explicitamente as indicações de aplicação da doação,
quando estas forem fornecidas.
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27.
|
Planeje um programa para "associação permanente" à
medida que você planeja o seu "recrutamento".
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28.
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Considere um programa de marketing para vendas dos produtos ou
serviços relacionados.
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29.
|
Faça um programa orçamentário para cada projeto de arrecadação
de fundos.
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30.
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Crie um tema para cada evento dos projetos de arrecadação de
fundos.
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31.
|
Crie uma psicologia de campanha.
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32.
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Não deixe de enviar notas de agradecimento aos doadores.
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33.
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Mantenha registros detalhados e precisos de receitas e despesas
e analise cada projeto ao seu final, para poder efetuar reduções/economias
subsequentes e aumentar a produtividade de outros programas.
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34.
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Cada evento deve Ter uma finalidade específica - valor a ser
arrecadado e no que serão utilizados os fundos recolhidos.
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35.
|
Para cada evento das campanhas, ofereça "trocas" de
ingressos, etc. Antes de comprá-los.
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36.
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Obtenha doações de comerciantes ou industriais de área para os
seus programas de vendas.
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37.
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Procure associar-se a organizações já bem estabelecidas para
projetos conjuntos de arrecadação de fundos.
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38.
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Consiga economizar grandes somas nos programas de arrecadação utilizando-se
das vantagens da "mídia livre", apoiado em mandatos legais dos
serviços públicos de rádio e televisão.
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39.
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Procure programar as datas de cada evento com antecedência
eliminando acontecimentos conflitantes, que aumentam a competitividade reduzindo
os valores das doações.
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40.
|
Estabeleça um programa de cooperação para o uso de equipamento e
serviços com outras organizações na sua área.
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41.
|
Recorra ao "expertise" gratuito disponível através de
agências governamentais e organizações sem fins lucrativos.
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42.
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É muito mais produtivo, mais econômico, listar possíveis
doadores através de voluntários do que alugar ou comprar listagens de
corretores.
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43.
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Organize um comitê bastante forte, com seus diretores,
voluntários e pessoal que possa abrir portas em todos os setores da
sociedade.
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44.
|
Esteja sempre preparado para receber respostas negativas na
maioria das solicitações que fizer a doadores em potencial.
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45.
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Prepare perfis dos doadores potenciais procurando descobrir qual
a melhor forma de obter desses doadores as suas contribuições.
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46.
|
Procure, através de voluntários, descobrir doadores de
organizações semelhantes.
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47.
|
Coordene sua publicidade e promoção com as suas companhas de
arrecadação de fundos.
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48.
|
Prepare um calendário global e um calendário de eventos para
cada campanha.
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49.
|
Prepare uma descrição de cargo para cada função que deverá ser
desempenhada durante a campanha e procure preencher os cargos com voluntários
e membros.
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50.
|
Mobilize apoio para sua campanha através de políticos, homens de
negócios proeminentes, especialistas de sua área, etc.
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51.
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Utilize recursos audio-visuais para desenvolver os apelos da
campanha.
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52.
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Procure conhecer o melhor possível cada um dos doadores em
potencial e prepare cuidadosamente o seu contato e a campanha de vendas.
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53.
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Não deixe de demonstrar seu reconhecimento aos voluntários,
reconhecimento público de suas contribuições, ingresso livre aos eventos, um
certificado de agradecimento, etc.
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54.
|
Estruture adequadamente sua organização antes de começar a
campanha de arrecadação de fundos.
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55.
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Faça um pré-teste de suas novas ligações de doadores em
potencial.
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56.
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Procure montar seu projeto de forma a que o apelo se dirija às
emoções de seu doador potencial.
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57.
|
Traduza as suas necessidades materiais em termos de elemento
humano.
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58.
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Considere um contato telefônico com os doadores em potencial com
um substituto para uma mala direta, ou como follow-up da mala direta.
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59.
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Prepare material descritivo atraente sobre sua organização, mas
não o faça demasiado caro, pois mostraria desrespeito ao valor do dinheiro.
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60.
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Procure "recrutar" um elemento chave para a sua
campanha, que possua grande visão, respeito comunitário geral, habilidade de
organização e um interesse genuíno pela sua organização.
|
61.
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Procure mostrar que o seu projeto provocará impacto nacional ou
regional.
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62.
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Se a arrecadação de fundos não mostrar resultados imediatos,
considere a possibilidade de obter empréstimos, algumas vezes sendo possível
prover ao financiador benefícios fiscais.
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63.
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Estabeleça prioridades em termos de objetivos e quais os
projetos que podem levá-lo mais depressa aos objetivos.
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64.
|
Prepare um relatório anual relacionando as atividades de sua
organização, passadas e futuras e circule-o pela mídia, agências
governamentais, doadores em potencial, etc.
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65.
|
Dê seu apoio a qualquer tipo de arrecadação comunitária, através
de cópias de cartas de intenção anexadas à sua proposta de arrecadação.
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66.
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Considere a possibilidade de obter contratos governamentais para
sua organização, através de suas qualificações específicas.
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67.
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Arrecadação de fundos requer muita originalidade de pesquisas,
ingenuidade e capacidade de vendas.
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68.
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Repita aqueles projetos que tiveram êxito, mas não o faça com
muita freqüência.
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69.
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Mantenha sempre em mente os níveis de custos de cada campanha,
comparando-os aos níveis de arrecadação, de acordo com legislação
governamental, regulamentos ou práticas comunitárias.
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70.
|
Considere a possibilidade de contratar profissionais
qualificados como conselheiros para suas campanhas, após verificação das
recomendações e exame das credenciais.
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71.
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Considere a possibilidade de trocar suas listagens de possíveis
doadores com as de outras organizações semelhantes.
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72.
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Dirija seus apelos em motivações básicas, incluindo compaixão,
altruismo, simpatia, obrigação, satisfação própria, etc.
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73.
|
Determine as razões específicas pelas quais sua proposta foi
rejeitada e verifique se é possível corrigi-las e reapresentá-la.
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74.
|
Estabeleça um programa de "amostragem" de doações.
|
75.
|
Como alternativa, investigue a possibilidade de um
Programa-Relacionado de Investimentos com uma fundação.
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76.
|
Obtenha o apoio de celebridades e testemunhas de seus trabalhos
bem sucedidos.
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77.
|
Apresente sua proposta positivamente, enfatizando os benefícios
advindos para o doador, receptor, comunidade, etc.
|
78.
|
Dê nomes aos seus projetos de arrecadação.
|
79.
|
Verifique que você está cumprindo com todas as formalidades
legais.
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80.
|
Sua proposta deve comunicar a necessidade imediata de doação.
|
81.
|
Os objetivos de sua organização devem causar impacto direto em
seus doadores em potencial.
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82.
|
Aqueles elementos que apresentam a proposta devem demonstrar um
forte sentimento de envolvimento e obrigação para com o projeto.
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83.
|
Aprenda a cultivar doadores potenciais de grandes somas.
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84.
|
Personalize seus apelos ao máximo.
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85.
|
Mostre ao seu doador potencial que outras pessoas, em posições
semelhantes, já contribuíram.
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86.
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Motive o orgulho de doar, através de apelos que dignificam o
doador.
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87.
|
Persistência e capacidade de adaptação são as qualidades mais
importantes para um arrecadador de fundos.
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88.
|
Seja realista no estabelecimento de seus objetivos de curto e
longo prazos.
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89.
|
Reconheça publicamente as doações, se autorizado pelo doador ou,
em particular, caso contrário.
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90.
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Os doadores devem receber benefícios psíquicos, inexpensivos e
tangíveis.
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91.
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Estabeleça uma rede de auxílio que possa abrir portas e ajudá-lo
a resolver problemas.
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92.
|
Crie diferentes categorias de membros: ativos, estudantes,
empresas, etc.
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93.
|
Inicialmente, procure assessoria profissional para estabelecer
um sistema contábil.
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94.
|
Considere uma equipe de apoio e voluntários para lidar com os
fundos da campanha.
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95.
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Periodicamente, faça uma reavaliação de objetivos de longo prazo
e instrumentos de vendas.
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96.
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Selecione um Conselho Diretor atuante e não simplesmente
nominal.
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97.
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Estabeleça promoções especiais, com benefícios para aqueles
elementos-membros da organização que participam das campanhas de arrecadação,
e especialmente no recrutamento de novos elementos.
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98.
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Prepare-se exaustivamente para as reuniões com os doadores
potenciais, até mesmo ensaiando antes.
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99.
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Correspondência, propostas e material de apoio devem ser
cuidadosamente datilografados, em papel timbrado, bem organizados e
corretamente redigidos.
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100.
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Conselheiros devem ser constantemente treinados e informados
sobre novos desenvolvimentos no campo, de forma a poderem contribuir com
novas diretrizes e oportunidades.
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101.
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Arrecadação de fundos é algo mais do que pedir dinheiro: ela
inclui a estrutura adequada de sua organização, habilidades em comunicação,
programação, pesquisa, administração para cortar despesas e
"pechinchar" antes de comprar, etc.
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1979 por Howard E. Fisher.
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