quarta-feira, 13 de junho de 2012

Segundo edital da União Europeia financia projetos contra a impunidade


EuropeAid, órgão da Comissão Europeia que apoia projetos de desenvolvimento no mundo, lançou edital com o título “Lutando contra a Impunidade” para apoiar financeiramente projetos em duas áreas distintas:
  • Ações da sociedade civil contra a tortura e outros tratamentos e punições cruéis, desumanas e degradantes
  • Ações da sociedade civil promovendo o funcionamento eficaz da Corte Penal Internacional e do sistema promovido pelo Estatuto de Roma.
O edital apoiará, com recursos que variam de 500 mil a 1 milhão e meio de euros (1 milhão e duzentos mil a 3 milhões e quinhentos mil reais, aproximadamente), projetos com duração entre 24 e 36 meses e que prevejam, obrigatoriamente, atividades em dois países que não sejam parte da União Europeia.
O modelo de apresentação de proposta da União Europeia é restrito, o que significa que na primeira fase devem ser enviados apenas documentos de síntese (concept note), e os projetos aprovados serão convidados para enviar a proposta completa.
Nessa chamada, os projetos podem ser enviados em português, e o prazo para envio do documento de síntese é 20 de julho.
Informações completas sobre essa chamada, em inglês, espanhol e francês (não há versões em português) encontram-se no site: