segunda-feira, 11 de junho de 2012

Métodos de Avaliação


AVALIAÇÃO DE PROCESSO OU PROCESSUAL

Esta modalidade de avaliação refere-se à forma como o projeto se desenvolve e à eficiência dos métodos e procedimentos empregados, de modo a fazer mais com menos. A avaliação de processo ou processual identifica e mensura, portanto, os aspectos ligados ao como fazer, tais como número e qualidade dos materiais didáticos utilizados, número de treinandos, número de horas/aula, freqüência, etc.

Para cada atividade principal, identifique os indicadores quantitativos e qualitativos de progresso do projeto e, ainda, os meios de verificação das informações, ou seja: onde, quando e como as informações serão coletadas e analisadas. 

Exemplo:
Atividade
Indicadores de Progresso
Meios de Verificação
Realizar 10 aulas sobre
Temas específicos, como parte da capacitação de 25 agentes de saúde
- No. efetivo de aulas realizadas
- Nível de interesse demonstrado pelos participantes
- Desempenho dos participantes nas avaliações
- Interesse em temas extra-classe
- Índice de freqüência
- Quantidade e qualidade dos materiais didáticos utilizados
- Desempenho dos  professores
- Diário de aula
- Relatório de avaliação dos
professores/capacitadores
- Testes de verificação
- Entrevistas pessoais
- Lista de freqüência
- Revisão dos materiais por
especialistas convidados
- Avaliação dos professores
por especialistas convidados


AVALIAÇÃO DE RESULTADOS

Esta modalidade refere-se à eficácia dos métodos e procedimentos utilizados para a consecução dos objetivos e metas do projeto. Denota as transformações sociais geradas pelas atividades, sempre relacionadas aos objetivos do projeto. Para cada objetivo específico enunciado, identifique os indicadores quantitativos e qualitativos dos resultados esperados, assim como os meios de verificação.

Exemplo:

Objetivo Específico
Indicadores de Resultados
Meios de Verificação
Capacitar e treinar
25 agentes de
saúde, habilitandoos
a ingressar no
mercado de
trabalho e prestar
serviços voluntários
em suas
comunidades
Número de participantes formados como agentes, ao final do curso
- Nível desempenho dos
participantes
- Aumento no interesse das famílias pelos temas abordados no curso
- No. de Parcerias ou convênios firmados com universidades ou
agências de emprego
- Número de participantes formados inseridos no mercado de trabalho
Relatório final de atividades
Teste final de aferição dos
conhecimentos
Entrevistas pessoais com
famílias da comunidade
Relatório de atividades da
ONG e cópias dos termos
de parceria ou convênios
Pesquisa de follow-up junto
aos formados e às
empresas da comunidade




AVALIAÇÃO DE IMPACTO SOCIAL

Esta modalidade de avaliação refere-se à permanência ou sustentabilidade no tempo das transformações decorrentes das ações implementadas, ou seja, à sua efetividade.
O impacto social é medido pelas melhorias ocorridas na qualidade de vida e bem-estar dos públicos-alvo direto ou indireto, a médio e longo prazos. Para cada objetivo específico, identifique os indicadores quantitativos e qualitativos do impacto social previsto para o projeto, assim como os meios de verificação.

Exemplo:
Objetivo Específico
Objetivo Específico
Meios de Verificação
Capacitar e treinar 25
agentes de saúde, habilitandoos a ingressar no mercado de trabalho e
prestar serviços voluntários em suas comunidades                     
Número de participantes formados e inseridos no mercado de trabalho e
que continuam atuantes seis meses após o término do projeto
- Nível de desempenho dos agentes atuantes no mercado de trabalho
- Melhorias obtidas nos níveis de renda, educação e saúde dos agentes
formados e de suas famílias
- % de agentes formados que mantêm atividades sociais voluntárias
- % de agentes formados que estão prosseguindo nos estudos
- Pesquisa de follow-up junto aos agentes formados e às empresas empregadoras
- Entrevistas com colegas de trabalho e chefias imediatas
- Entrevistas pessoais com os agentes formados, suas famílias,
parentes ou vizinhos
- Entrevistas pessoais com os agentes e membros da
comunidade
- Entrevistas pessoais e com a direção das escolas citadas



Fonte: Roteiro de Elaboração de Projetos da PETROBRÁS.

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