quinta-feira, 28 de junho de 2012

Projetos de Sobrevivência no Semiárido Nordestino


Amig@s visitantes do Blog Elaborar Projetos, em menos de um mês de existência  já tivemos mais de mil consultas nas informações postadas, agradecemos a credibilidade e solicitamos sua participação enviando notícias sobre projetos interessantes.
O objetivo deste blog é ajudar militantes e profissionais interessados em planejar e executar projetos de forma eficiente e eficaz, assim como buscar soluções para problemáticas sócias, por meio do debate de idéias que sejam ambientalmente sustentáveis, respeitando os direitos humanos e a pratica da sócia-economia solidária. Devido a grave situação da falta de chuvas no Nordeste brasileiro iremos abordar e divulgar ações de projetos que visem à sobrevivência no semiárido Nordestino.  
Aumentou para 1.134 o número de municípios do semiárido brasileiro onde foi declarada situação de emergência por causa da estiagem. Na comparação com balanço divulgado na primeira quinzena de junho, 121 localidades passaram a integrar a lista da Secretaria Nacional de Defesa Civil.
O problema é grave, porém pequenas ações como do PROJETO-Educação para sobrevivência no Semiárido da ESCOLA MUNICIPAL DEUSDETE CECILIO DE ARAÚJO, nos possibilita iniciar uma reflexão que poderá ir além das cercas que protegem os poucos açude que ainda há água potável nas cidades castigadas pela seca.
No Ceará há investimentos de bilhões para incentivos da economia mercantilistas que estimula o êxodo rural, por meio da execução de uma política arquitetada na contra mão dos interesses das famílias que sofrem com as secas e que estão na pose de coronéis que ainda mantém seu poder econômico e político no Nordeste brasileiro.  A educação tem que ser a primeira ação para qualquer solução dos problemas sociais e climáticos causado pelo homem, entender o bioma Nordestino, dominar tecnologias limpas que possibilite a sobre vivencia do homem no campo é uma desafio para todos, porém é necessário inverter a lógica das políticas publicas praticada atualmente.