sexta-feira, 15 de junho de 2012

PLANO/PROGRAMA/PROJETO



Há certa discordância, tanto nos projetos que analisamos, quanto nas referencias de alguns autores, em relação ao significado dos termos dos programas, planos e projeto.
Numa simples pesquisa sobre o significado da palavra, no dicionário Aurélio Buarque de Holanda, encontramos:
v  Plano: “Conjunto de métodos e medida  para execução de um empreendimento”.
v  Programa: “Exposição sumária dos objetivos de um indivíduo, partido político, etc.”
v  Projeto: “Plano Interno”.
Apesar de não ser este o nosso objetivo de estudo, acreditamos que esclarecer que existem estas diferenças, ainda que superficialmente, poderá auxiliar na compreensão da nossa visão de projeto.
Desta forma, estaremos trabalhando nos seguintes conceitos:
v  Plano – Planejamento global inclui grandes orientações: missão, objetivos gerais, estratégias gerenciadoras e políticas institucionais, constituindo em um planejamento de longo prazo.
v  Programa – É um planejamento um pouco mais específico, que inclui objetivo e metas concretas, estratégias e políticas de programas abrangência e responsabilidades, Podendo ser um planejamento para médio prazo ou parte de um plano mais amplo.
v  Projeto – É um empreendimento claramente planejado e delimitado pelos seus objetivos, suas atividades, sua abrangência temporal e financeira, seus beneficiários diretos e indiretos. Constitui o nível mais específico do planejamento. o projeto, apesar de considerar os mesmos elementos de um programa, possui um nível bem maior de detalhamento. E o planejamento para curto prazo.
É um empreendimento claramente planejado e delimitado pelos seus objetivos, suas atividades, sua abrangência temporal e financeira, seus beneficiários diretos e indiretos. Constitui o  nível mais específicos do planejamento . O projeto apesar de considerar o mesmo elemento de um programa, possui um nível bem maior de detalhamento. E o planejamento  para curto prazo.