quinta-feira, 19 de julho de 2012

AVALIAÇÃO DE RESULTADOS DE PROJETOS E PROGRAMAS SOCIAIS



A avaliação de projetos e programas sociais é um tema em desenvolvimento, no qual está implícito um julgamento de valor, a partir do qual, decisões são tomadas e destinos são traçados. Assim, torna-se  relevante estudar e analisar a forma como este processo é conduzido, de modo a compreendermos sua dinâmica e a eficácia de seus resultados.

A proposta do presente trabalho foi analisar as metodologias de avaliação de resultados de projetos e programas sociais utilizadas por instituições ligadas ao Terceiro Setor que trabalham no Brasil com público-alvo crianças e adolescentes.  Assim, foi utilizada uma amostra intencional de 3 instituições que coordenam e/ou financiam projetos e programas voltados a crianças e adolescentes: Instituto Ayrton Senna, Fundação Abrinq e Capacitação Solidária.


A base conceitual e os objetivos do processo de avaliação das organizações pesquisadas apresentaram características comuns, seguindo os passos de avaliação de marco zero, indicadores, avaliação de processo, produto e impacto. Os objetivos da avaliação são estratégicos, buscando alinhar as ações das organizações à sua missão, e auxiliando também na disseminação e transparência de suas ações. Os processos avaliativos procuram ser participativos e dinâmicos, procurando incorporar, desta forma, a flexibilidade e dinamismo da área social.



Baixe o Artigo na integra no link: Baixar Arquivo ou Baixar Arquivo