segunda-feira, 16 de julho de 2012

IJC abre inscrições para o projeto Caravana das Crioulas


Ação incentivará a formação e mobilização de 50 jovens negras na cidade de Fortaleza



Estão abertas as inscrições para o curso Caravana das Crioulas – Na Luta por Igualdade, promovido pelo Instituto de Juventude Contemporânea – IJC. O Caravana das Crioulas – Na Luta por Igualdade, é um projeto social que visa incentivar a formação política das jovens negras, valorizando e divulgando o papel e a importância das mulheres negra no combate ao racismo e na superação das desigualdades de gênero na cidade de Fortaleza.

O desafio de mudar o conceito da juventude negra como sujeito problemático e protagonista da violência é tarefa primordial na qualificação dessas jovens para o enfrentamento à violência contra o/a jovem negro/a.

As jovens selecionadas atuarão na mobilização das comunidades onde residem com o intuito de sensibilizar as comunidades para as demandas das jovens mulheres, gerando um novo olhar sobre o papel da juventude negra na luta por direitos e assumindo o protagonismo no enfrentamento à violência contra o/a jovem negro/a.

O projeto realizará momentos de vivências criticas, reflexivas, criativas na construção de uma agenda de políticas públicas que promovam a transformação social dos territórios onde o projeto atuará. Essa ação é constituída de 05 (cinco) encontros formativos, debates, rodas de conversas, campanhas e a constituição de um conselho político formado pela jovens participantes dando continuidade as intervenções do projeto. As atividades conjuntas e participativas, buscarão novas estratégias, compartilhando saberes e trocando experiências para o fortalecimento da condição juvenil na vivência da plena cidadania.

O Caravana das Crioulas contará com uma turma de 50 jovens mulheres, com idade entre 16 a 29 anos, residentes dos bairros de Mondubim, Barra do Ceará, Parque Dois Irmãos, Bom Jardim e Henrique Jorge. Esses bairros foram escolhidos por serem considerados, a partir de dados da Secretaria de Segurança pública do estado do Ceará de 2010, os 05 com maior índice de violência da cidade. Segundo a Secretaria, dos homicídios cometidos em Fortaleza, uma média de 3,19 ao dia, cerca de 29% estão concentrados nestes bairros.

Para participar, basta preencher a ficha de inscrição AQUI ou na sede do IJC que fica na Rua Castro e Silva, 121, sl 401, Centro. No horário de 9h às 12h e da 14h às 16h até o dia 27 de julho de 2012. O IJC divulgará a lista de aprovadas no dia 31 de julho de 2012 através do site e fará contato por telefone.

Para mais informações entre em contato no telefone: (85) 3247.7089

Educadora do Projeto: Luizete Vicente

--