sexta-feira, 27 de julho de 2012

Inscrições para a 7ª Mostra Cinema e Direitos Humanos seguem até o dia 3 de agosto


Estão abertas as inscrições para a 7ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul, que ocorre entre os meses de outubro a dezembro de 2012. A data limite para inscrição das obras é 3 de agosto e não há restrição quanto à duração, gênero ou suporte de captação e finalização das produções. A ficha de inscrição deve ser baixada no site da Mostra, preenchida, assinada e enviada por e-mail. Já o DVD com a obra deverá ser enviado até 3 de agosto de 2012 para a Cinemateca Brasileira.
Apesar do evento não ser competitivo, as obras mais votadas pelo público serão contempladas com o prêmio exibição na TV Brasil nas categorias curta, média e longa-metragem. A mostra é voltada a obras realizadas em países da América do Sul finalizadas a partir de 2010, e que tenham caráter relativo aos Direitos Humanos. A programação compreende uma seleção de filmes contemporâneos que, desde 2008, também são selecionados por meio de chamada pública, além de uma retrospectiva histórica, homenagens e programas especiais.
Desde 2011, a Mostra, que é apresentada em diversas capitais e no Distrito Federal, promoveu homenagens ao projeto Brasileiro Vídeo nas Aldeias e como a produtora Argentina Cine Ojo e o ator Ricardo Darín que, com suas recentes retrospectivas históricas, tiveram por tema "infância e juventude", "iguais na diferença" e "direito à memória e à verdade". A realização é da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), com produção da Cinemateca Brasileira / Ministério da Cultura e patrocínio da Petrobras.
6° Mostra Cinema e Direitos Humanos - Na última edição da mostra foram exibidos 46 filmes em todas as capitais do país e no Distrito Federal. Ocorreram premiações em três categorias, Longa-metragem, Curta-metragem, e Media metragem. A emissora Tv Brasil premiou os três ganhadores de cada categoria com prêmios em dinheiro e também a exibição ilimitada das obras pelo período de 36 meses.

A ficha de inscrição deve ser baixada no site da 7ª Mostra, preenchida, assinada e enviada por e-mail para: contato@cinedireitoshumanos.org.br. O DVD deverá ser enviado até 3 de agosto de 2012 para:

7ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul
Cinemateca Brasileira
Largo Senador Raul Cardoso nº 207
São Paulo - S.P. - Brasil
C.E.P. 04021-070

Mais informações pelo telefone:
(011) 3512-6111, ramais 211 e 235.