segunda-feira, 6 de agosto de 2012

A Responsabilidade Social Corporativa ganha terreno na América Latina

Na mais recente edição da revista Universia-Knowledge@Wharton pesquisadores pretendem saber se a redução da pobreza deveria ser o objetivo principal das multinacionais em algumas regiões do mundo. Além disso, uma nova geração de hackers, que apareceu no escândalo do LIBOR, inteligência emocional, revolução móvel e muito mais A Responsabilidade Social Corporativa é o centro de atualidade da última edição daUniversia-Knowledge@Wharton. A questão é se a redução da pobreza deveria ser o objetivo principal das multinacionais em algumas regiões do mundo. Embora a questão ainda divida os executivos, para os analistas há um movimento até uma maior responsabilidade social na América Latina. Suas opiniões em A Responsabilidade Social Corporativa ganha terreno na América Latina.

A região assistiu a um espetacular crescimento do comércio eletrônico, de 98% entre 2009 e 2011. Contudo, o comércio eletrônico da região enfrenta um grande desafio: as empresas não estão respondendo às expectativas dos usuários latino-americanos no canal móvel. Mais informações em O flutuante comércio eletrônico latino-americano frente ao desafio da revolução móvel.
Outro tema que ocupa as páginas dos jornais ultimamente é a manipulação do LIBOR por parte do banco Barclays. Em O escandalo do LIBOR: O que aconteceu e o que se pode esperar?  especialistas da Wharton destacam como falhas inesperadas de sistema podem acontecer em qualquer lugar e ter consequências devastadoras.

No setor tecnológico, são cada vez mais comuns os ciber ataques, porém muitas empresas e indivíduos continuam sem contar com medidas de segurança fortes, que protejam suas informações pessoais e financeiras, inclusive os negócios secretos das empresas. O que essa ameaça representa para as empresas? As respostas em Protegendo seus dados de uma nova geração de hackers.
Outro tipo de segurança ameaça a China: a alimentação. Os cientistas e líderes governamentais defendem a doção de cultivos geneticamente modificados para o cultivo comercial, devido à pressão para alimentar sua população crescente. Entretanto, os consumidores têm uma desconfiança cada vez maior no que diz respeito a sua segurança pessoal. A biotecnologia conseguirá resolver o problema de segurança alimentar na China?

Por último, Chad-Meng Tan, autor do bestseller “Procure em seu interior [Search inside yourself], fala em uma entrevista com a Knowledge@Wharton sobre a relação entre a inteligência emocional e rendimento financeiro. Tudo em Como a inteligência emocional pode contribuir para os benefícios da empresa.

Fonte: UKW Universia-Knowledge@Wharton
Fonte: Universia Brasil