segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Rede social alternativa visa fortalecer mídia popular na América Latina


O Radiotube, uma rede social colaborativa em software livre, lançou sua versão em espanhol. A iniciativa da organização Criar Brasil nasce de uma parceria com a Associação Mundial de Rádios Comunitárias (Amarc).
Durante evento realizado Rio de Janeiro, Arthur William, representante nacional da Amarc, ressaltou que os meios de comunicação alternativa e comunitária precisam “ser donas das suas próprias plataformas de distribuição e armazenamento” para uma maior independência na internet.
Além disso, William disse que ferramentas como o Radiotube fazem com que produções de mídia e arte livres, ou seja, que não cobram direitos autorais e não visam o lucro, sejam socializadas. Por outro lado, pondera que o país necessita de políticas públicas para a universalização da internet banda larga.
Paula Castello, à frente do programa de comunicação da Amarc na América Latina e Caribe, valorizou a ideia do Radiotube em compartilhar e formar redes de intercâmbio de conteúdos, valores defendidos pela Amarc e pelos que lutam pelo direito humano à comunicação.
Diante das dificuldades econômicas e políticas das rádios comunitárias em toda a América Latina, Paula afirmou que a ferramenta contribuirá com a construção e renovação das programações das emissoras. Todos os conteúdos do Radiotube seguem a licença Creative Commons, que permite reprodução desde que seja mencionada a fonte da informação.
Além do lançamento do portal em espanhol, Clara Araújo, da Criar Brasil, explica que a versão em português, que existe desde 2008, passou por reformas. As mudanças facilitaram a publicação de áudios, vídeos e textos, que também podem ser baixados nesta rede social alternativa. Hoje o “Radiotube – a cidadania por todas as ondas” recebe uma média 40 mil acessos e 3 mil novos conteúdos por mês.
Confira a cobertura com áudios feita por Gilka Resende em : http://www.brasil.agenciapulsar.org/nota.php?id=8924

Nenhum comentário:

Postar um comentário