quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Cartilha mostra como proteger crianças e adolescentes durante grandes eventos


A Coleção Grande Eventos, lançada pela Childhood Brasil, traz três cartilhas com informações de práticas preventivas contra abuso de crianças e adolescentes no setor de turismo e em situações de vulnerabilidade durante os grandes eventos, como em rodovias e no entorno de grandes obras de infraestrutura.
Segundo dados da organização, cerca de 7.511 mil denúncias (22% do total) registradas pelo Disque Direitos Humanos (Disque 100), no módulo Criança e Adolescente, de janeiro a abril de 2012, são relacionadas à violência.
"Com a chegada de grandes eventos no país, há um fluxo maior de pessoas e muitos trabalhadores são deslocados para longe das suas residências. Dessa forma, as crianças e adolescentes ficam mais vulneráveis a sofrer abusos sexuais", explica Rosana Junqueira, coordenadora de programas da instituição.
As cartilhas foram criadas com base em pesquisas realizadas sobre as consequências da Copa na África do Sul. "Além de apontar as oportunidades que os eventos esportivos trazem, damos orientações sobre como os profissionais de cada setor podem agir para evitar a exploração", conta Junqueira.
As cartilhas são em formato pocket e serão disponibilizadas por meio das empresas signatárias do Programa Na Mão Certa, que mobiliza empresas em prol da causa. "Já distribuímos mais de 1 milhão de cartilhas com 11 temas diferentes em seis anos de existência", diz.

Fonte: Folha de São Paulo