quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Cursos de formação profissional na área da cultura para jovens negros


Fundação Cultural Palmares irá selecionar dez propostas de órgãos ou entidades para a implantação, em todo o país, de dez Núcleos de Formação de Agente Cultural da Juventude Negra (Nufac), que realizarão cursos de formação profissional na área da cultura para jovens negros. Os interessados podem se inscrever até o dia 21 de agosto. Os projetos devem viabilizar o acesso de jovens negros, de 15 a 29 anos, a uma qualificação profissional gratuita
Curso de Agente Cultural
04,11,18, 25 de agosto / 01,15,22, 29 de setembro
O curso visa o aprimoramento na área cultural, prioriza a ampliação da capacitação das lideranças e produtores de cultura por meio de treinamento nas áreas de administração, produção cultural e pesquisa.
Contato:  agenteculturaldosamba@gmail.com ou pelo telefone (21) 3234-5777
I Curso de Formação de Líderes Afrodescendentes do Brasil – Região Sudeste – Estado de São Paulo 04, 05 e 06 de setembro
O curso tem por objetivo formar 50 representantes ligados a organizações e/ou comunidades afrodescendentes do Estado de São Paulo, com potencial de replicar os conhecimentos adquiridos no curso, a fim de promover uma maior participação e incidência política deste segmento populacional nos organismos internacionais de nível interamericano, sub-regional, nacional e local.
Contato:  afrolideres@gmail.com 
VI Curso de atualização: “A Teoria e as Questões Políticas da Diáspora Africana nas Américas”Inscrições abertas
O tema do curso é: “Ação afirmativa para a população negra: direito e resistência na construção de políticas públicas de promoção da igualdade racial”. Com Dora Bertúlio – UFPR, Alexandre Nascimento – FAETEC, Magali da Silva Almeida – UERJ e como debatedor João Vargas da Universidade do Texas.
Onde: Centro de Ciências Sociais/CCS – UERJ – Programa de Estudos e Debates dos Povos Africanos e Afro-Americanos
Contato: (21) 23340140 e pelos endereços www.neab-proafro.uerj.br ou proafro_uerj@yahoo.com.br 
Curso Mistério Exu Mirim na UmbandaInscrições abertas
O intuito deste curso é desmistificar o orixá e falar sobre seu campo de atuação, Orixás regentes, oferendas, firmezas, pontos riscados, hierarquia, falanges, elementos, pontos de força, entre outros assuntos que darão ao aluno o conhecimento necessário para cultuar esta entidade com fundamento e bom senso. Curso livre, sem pré-requisitos.
Quando:  09 de julho a 09 de agosto
Contato: http://estudaremcasa.com.br/index.php/cursos-online/exu-mirim.html 
Curso Pré-Vestibular para Negros e NegrasOrganizado pela Associação Cultural de Negritude e Ação Popular dos Agentes da Pastoral dos Negros (Acnap). Serão ofertadas 250 vagas. Os pré-requisitos são: conclusão Ensino Médio (ou estar cursando 3°ano), ser negra ou negro, ou não negro de baixa renda (20% de cotas). É necessário para se inscrever a cópia do RG, CPF, comprovante de residência e renda e duas fotos 3×4. As aulas serão no colégio estadual 19 de Dezembro com previsão de início em 14 de maio.
Contato: http://www.cursoprevestibularacnap.blogspot.com/ ou pelos telefones (41) 33496710 / 33492162 
Idiomas – Hello! ZumbiTempo indeterminadoDescrição: O Núcleo de Idiomas Hello! Zumbi, da Faculdade Zumbi dos Palmares, oferece aulas de Inglês, Espanhol e Português para Estrangeiros. O já reconhecido curso de inglês do Hello! Zumbi mantém suas características marcantes: aulas ministradas de forma comunicativa e dinâmica, utilizando recursos visuais, auditivos, jogos e dinâmicas de grupo.
Inscrição: É cobrado o valor simbólico de R$ 35 mensais
Onde: Universidade Zumbi dos Palmares
Endereço: Rua Padre Luís Alves de Siqueira, nº 640 – Barra Funda/SP
Informações: http://www.makiyama.com.br/zumbidospalmares/cursoslivres/ficha.asp 
Afro PilatesTempo indeterminadoDescrição: Afro-Pilates possui elementos de Pilates, Gyrokinesis, técnica de Kathrin Dunham e Danças do Senegal, Guiné e Haiti. Esta metodologia híbrida aborda uma consciência corporal por meio de um treinamento intenso, efetivo e cuidadoso de acordo com as diversas necessidades individuais.
Onde: Ciranda Café Cultura & Artes (Rio Vermelho)
Endereço: Rua Fonte de Boi, nº 131, Rio Vermelho – Salvador/BA
Informações: (71) 3012-3963 
Como Atender os Turistas Durante a Copa do Mundo de 2014
Tempo Indeterminado
Descrição: O programa de qualificação do Ministério do Turismo é voltado para diversas funções no setor hoteleiro e gastronômico. O ministério planeja treinar 306 mil trabalhadores.
Onde: Pela Internet
Endereço: http://www.evmh.com.br/
Informações: (61) 3218-8332 

Nenhum comentário:

Postar um comentário