segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Guia prático com 25 dicas para integrar as mídias sociais em sala de aula

Separamos um guia com 25 dicas para integrar as mídias sociais em sala de aula. As atividades sugeridas estão divididas em diferentes categorias para atingir objetivos diversos


Muitos docentes usam as plataformas demídias sociais em sala de aula ou para suas carreiras profissionais. As mídias mais usadas são o YouTube, Facebook, blogs e LinkedIn.



Preparamos um guia com 25 dicas para integrar as mídias sociais em sala de aula. As atividades sugeridas estão divididas em quatro categorias: conectar, notificar, ensinar e curadoria. Confira:

Guia das mídias sociais em sala de aula – Ensinar:


Guia das mídias sociais em sala de aula: 1. Aplicativos

Use os aplicativos do Facebook para criar grupos e outros materiais, transformando o aprendizado em algo mais divertido e prático.

Guia das mídias sociais em sala de aula: 2. Conteúdos complementares

Use sua conta no Twitter para indicar conteúdos complementares de suporte como links de artigos, vídeos e outros materiais.

Guia das mídias sociais em sala de aula: 3. Lições na prática

Use os vídeos disponíveis no YouTube para complementar as lições passadas em aula, como exemplo da prática. Em aulas de física, por exemplo, você pode usar jogos de basquete e futebol como exemplos de leis.

Guia das mídias sociais em sala de aula: 4. Compartilhe material

Grave suas aulas e coloque-as no YouTube para que os alunos possam revisar as matérias quando necessário.

Guia das mídias sociais em sala de aula: 5. Aprimorando vídeos

Melhore ainda mais a qualidade de seus vídeos com a inserção de comentários, links e perguntas.

Guia das mídias sociais em sala de aula: 6. Prática de escrita

Encoraje os alunos a escrever semanalmente em um blog da sala para que desenvolvam suas habilidades de escrita, como coerência e uso correto da gramática.

Guia das mídias sociais em sala de aula: 7. Debates

Use o blog como plataforma para gerar debates e fóruns de discussão tanto online como em sala de aula. Você pode colocar uma pequena introdução para reflexão e pedir aos alunos que se preparem para o debate com antecedência.

Guia das mídias sociais em sala de aula: 8. Produção própria

Ajude e ensine os alunos a produzirem seus próprios vídeos de explicação e resumo da matéria para postarem no YouTube como fonte de estudos e informações para revisões.

Guia das mídias sociais em sala de aula: 9. Promova trabalhos

Você também pode usar os grupos do Facebook ou o Twitter para promover artigos interessantes e trabalhos de alunos que se destacaram. É uma ótima maneira de fomentar a busca constante por resultados melhores.

Guia das mídias sociais em sala de aula – Curadoria


Guia das mídias sociais em sala de aula: 10. Fonte de notícias

Torne-se uma verdadeira fonte de notícias relevantes para seu tópico de ensino com postagens no Facebook sobre notícias, pessoas de destaque na área e outras fontes de informação.

Guia das mídias sociais em sala de aula: 11. Depois da aula

Organize os alunos para que eles mesmos também façam o papel de fonte de notícias, não apenas em sua área em questão, mas também sobre temas relevantes que podem ser cobrados no vestibular.

Guia das mídias sociais em sala de aula: 12. Fluxos de informação

Rastreie hashtags no Twitter e outros marcadores de conteúdo para que toda a classe possa acompanhar o desenvolvimento de fluxos da informação.

Guia das mídias sociais em sala de aula: 13. Siga outros professores

Siga outros professores ao redor do mundo para acompanhar novas tendências, técnicas dicas de ensino e de desenvolvimento profissional.

Guia das mídias sociais em sala de aula: 14. Decoração da sala

Encontre dicas criativas e diferenciadas de decoração de sua sala de aula no Pinterest.

Guia das mídias sociais em sala de aula: 15. Crie murais

No Pinterest também é possível separar e selecionar imagens e vídeos em murais que seguem diferentes categorias. Você pode usar esses materiais como auxílio durante a aula.

Guia das mídias sociais em sala de aula: 16. Brainstorming

Você também pode criar murais públicos para que todos os alunos contribuam com o recolhimento de informações e materiais.

Guia das mídias sociais em sala de aula: 17. Canal de vídeos

Faça um canal de vídeos no YouTube para reunir todos os vídeos produzidos pela ou para a sala.

Guia das mídias sociais em sala de aula: 18. Crie playlists de vídeos

No YouTube também é possível criar playlists de vídeos para que seus alunos acompanhem de maneira facilitada diversos recursos encontrados na plataforma, tanto para ensino como para complementação.

Guia das mídias sociais em sala de aula: 19. Comunidade de professores

Compartilhe as ideias reunidas no Pinterest com outros colegas e professores de sua escola. A partir disso, vocês podem pensar em projetos em conjunto para determinado tema.

Guia das mídias sociais em sala de aula – Notificar


Guia das mídias sociais em sala de aula: 20. Página da sala

Faça uma página da sala no Facebook em que você possa postar prazos de entrega para trabalhos, dias de provas e eventos e outros materiais necessários de comunicação com os alunos.

Guia das mídias sociais em sala de aula: 21. Apresentações e projetos

Os alunos podem usar o Pinterest como fonte para apresentações e projetos, crie um perfil para a sala e um mural para cada dia de entrega ou tema do trabalho.

Guia das mídias sociais em sala de aula: 22. Blog

Criar um blog exclusivo para a sala é uma ótima forma de reunir todos os avisos, materiais de suporte e ensino em um único local.


Guia das mídias sociais em sala de aula - Conectar


Guia das mídias sociais em sala de aula: 23. Comunicação com os pais

O Facebook também pode ser uma ótima maneira para a escola e professores se comunicarem com os pais. Criem páginas oficiais que garantam a credibilidade das informações fornecidas.

Guia das mídias sociais em sala de aula: 24. Participação dos alunos no blog

Você pode criar uma coluna semanal no blog da sala em que os alunos escrevem sobre o tema discutido em sala. Também é possível convidar outros profissionais e especialistas da área para escrever artigos ou entrevistas com perguntas feitas pelos estudantes.

Guia das mídias sociais em sala de aula: 25. Intercâmbio virtual

As dicas também podem ser aplicadas em conjunto com outras salas ou escolas. Os professores podem organizar projetos para postagens no blog, por exemplo, e trocar experiência como em um intercâmbiovirtual.