quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Saiba como conseguir Bolsa de Estudo do CNPQ


Apresentação
O CNPq oferece várias modalidades de bolsas aos alunos do ensino médio, graduação, pós-graduação, recém-doutores e pesquisadores já experientes. As bolsas são divididas em duas categorias principais: bolsas individuais no país e no exterior, e bolsas por quota.
Bolsas Individuais
As bolsas individuais são solicitadas diretamente ao CNPq.  O primeiro passo para quem deseja solicitar uma bolsa ou auxílio individual é identificar a opção que se encaixa em seu perfil e necessidade. Em seguida, deve ler atentamente as normas gerais e específicas relacionadas ao tipo de bolsa escolhida e verificar os prazos para sua inscrição. Finalmente deve preencher o formulário correspondente e enviá-lo dentro dos prazos previstos de acordo com a modalidade. Os formulários podem ser obtidos a partir da página formulários. Os que não forem corretamente preenchidos serão recusados. Os resultados finais dos julgamentos são divulgados na página resultados e comunicados ao interessado por via eletrônica e/ou correio regular.
Bolsas por quota
As quotas de bolsas de Iniciação Científica, de Iniciação Tecnológica, de Mestrado e Doutorado são oferecidas às instituições de ensino e pesquisa e aos cursos de pós-graduação. Os interessados devem solicitar as bolsas dessas modalidades diretamente às referidas instituições, não ao CNPq. Aqui estão divulgadas as normas gerais e específicas que regem o tipo de bolsa escolhida. Os critérios e mecanismos para sua obtenção são divulgados pelas instituições correspondentes. Bolsas de Iniciação Científica Júnior, destinadas aos alunos de ensino médio, são concedidas pelo CNPq às Fundações Estaduais de Apoio à Pesquisa que repassam às instituições locais.  As instituições, por sua vez, as distribuem aos alunos secundaristas participantes dos programas específicos.
Bolsas Individuais no País
Bolsas Individuais de Fomento Científico
Normas Específicas segundo as modalidades:
(*)
Com interveniência das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa;
Sem interveniência das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa.

Bolsas Individuais de Fomento Tecnológico
Normas Específicas segundo as modalidades:
Bolsas de Longa Duração
Bolsas de Curta Duração
Bolsas no Exterior
Bolsas Individuais de Fomento Científico
Normas Específicas segundo as modalidades:
Bolsas Individuais de Fomento Tecnológico