quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Empresa apoia projeto com engajamento e afinidade de princípios


AES Brasil estabeleceu com a Plataforma Liderança Sustentável o tipo de apoio almejado pelo projeto: baseado na afinidade de princípios e no engajamento. Alinhada com a proposta de disseminar bons exemplos de líderes que pregaram e realizaram mudanças sustentáveis nas organizações onde atuam, a empresa tem disponibilizado conteúdos exclusivos do portalwww.ideiasustentavel.com.br/lideres em seu site.
“Depois de dois anos de reflexão e estratégia, lançamos nossa Plataforma de Sustentabilidade, na qual declaramos princípios e assumimos compromissos com o desenvolvimento sustentável. Mas para que tudo ali exposto se torne real – tanto na organização quanto na sociedade –, lideranças são imprescindíveis”, afirma Luciana Alvarez, gerente de Sustentabilidade da AES. Quando o consultor Ricardo Voltolini lhe apresentou a Plataforma Liderança Sustentável, realizou-se o “casamento ideal”, brinca Luciana, pois a empresa estava justamente numa fase de identificação de líderes que pudessem fazer a diferença no processo de mudança.
“Liderança pelo exemplo” é o título da publicação on-line onde podem ser encontrados os dez principais vídeos da Plataforma no site da AES, na seção “Artigos e Notícias”. Todos eles trazem um resumo da minipalestra de cada líder, desde as principais questões expostas a comentários sobre o projeto. “Os videodepoimentos são catalisadores das discussões sobre o tema. Podem inspirar pessoas independentemente da área de atuação”, explica Luciana.
Além de segurança, geração de energia sustentável, eficiência no uso de recursos e inovação/excelência para a satisfação do cliente, o compromisso com o desenvolvimento de colaboradores, fornecedores e comunidades marca a política de sustentabilidade da concessionária de energia. Essa afinidade com o propósito da Plataforma Liderança Sustentável, portanto, justifica não apenas o apoio da empresa ao projeto como a coloca em consonância com a proposta da nova etapa: aeducacional. Divulgar as ideias dos videodepoimentos dos presidentes entrevistados por Ricardo Voltolini para o livro Conversas com Líderes Sustentáveis tem sido uma forma de trabalhar o tema, já que não existe uma “receita pronta” para formar esse novo tipo de gestor, conforme ressalva Luciana. “Chegamos a distribuir 500 exemplares do livro para líderes de diversas áreas da empresa – gerentes, diretores, vice-presidente e presidente –, e as respostas têm sido muito positivas”, conta.
A Plataforma de Sustentabilidade da AES definiu Educação para a Sustentabilidade e Engajamento dos Públicos de Relacionamento como principais temas transversais aos negócios da companhia. Para identificá-los, tornou-se um imperativo estratégico envolver desde os principais executivos aos mais variados funcionários com a temática socioambiental, tarefa com a qual os conteúdos exclusivos da Plataforma Liderança Sustentável devem contribuir cada vez mais. “Aliar nossa marca a esse projeto é de extrema importância, principalmente por se tratar de uma novidade em todo o país. Vamos encontrar novas formas de disseminar as ideias dos vídeos na empresa”, diz Luciana.
Se você se interessa pela educação de líderes para a sustentabilidade, acompanhe os próximos passos da Plataforma Liderança Sustentável. No dia 14 de agosto, um grande evento no Teatro do Sesi, em São Paulo, marcará o início da fase educacional do projeto.