quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Seis dicas sobre como mobilizar adolescentes


Os adolescentes têm grande valor na sociedade e podem ser uma poderosa ferramenta de convencimento para um mundo mais socioambientalmente sustentável. Com base nas informações de campanhas e mobilizações realizadas pela organização DoSomething, selecionamos seis dicas de como fazer um jovem se engajar em causas e trabalhar por um planeta melhor.




1) Acredite que os adolescentes realmente podem fazer algo
Um exemplo do valor do empenho dos jovens foi uma campanha realizada pela organização DoSomething com adolescentes. Durante o mês de janeiro de 2012, a entidade arrecadou mais de 1 milhão de jeans para jovens moradores em condição de rua. A quantidade dava para doar calças jeans a 2/3 da população de jovens dos Estados Unidos nessa situação - 1,7 milhão de pessoas.

2) Aproveite a paixão deles, boa ou ruim
Não se pergunta a um jovem sobre o que ele se preocupa. Pergunta-se sobre o que deixa ele chateado. "Eu acho a comida do colégio muito ruim", ou, "aquele terreno baldio do outro lado da rua poderia ser uma quadra de futebol". Assim você poderá canalisar a energia deles para alguma coisa produtiva. Apontar as ferramentas para limpar o terreno baldio do outro lado da rua, por exemplo.

3) Utilize um pouco de pressão
Quando você está em um hotel, e no banheiro há uma placa "Salve o meio ambiente. Por favor, cate as toalhas do chão", chama a atenção. Mas um meio mais efetivo de passar a mensagem é "70% das pessoas que se hospedaram neste quarto ajudaram na limpeza catando as toalhas do chão". Esse tipo de pressão subliminar incentiva todo mundo, de qualquer idade, a fazer alguma coisa.

4) SMS é melhor do que e-mail
A resposta média de um e-mail varia entre o imediato a 48 horas. A resposta média de uma mensagem de texto é quatro minutos. Um adolescente de classe média envia cerca de 3 mil mensagens de texto por mês, um número bem alto, especialmente porque a maioria deles nem possui smartphone. Outro ponto positivo é que a garantia de quem uma mensagem de texto seja aberta é de 100%. Por e-mail, as organizações terão sorte se 25% das mensagens forem abertas.

5) Ouça
A organização DoSomething gasta muito tempo perguntando informações a adolescentes, o que mostra que a organização liga para o que eles pensam. Uma das pesquisas pediu para que os adolescentes avaliassem suas escolas em níveis de bullying, o que abriu um diálogo para conversas apontado modos sobre como melhorar a vida nas escolas.
 

6) Esteja preparado para responder - pessoalmente
O que acontece depois que um jovem responde uma mensagem é tão importante quanto a resposta, especialmente para ativistas que buscam mobilizar a juventude. Então, ao receber uma mensagem de texto em resposta a alguma ação, é importante que o texto seja respondido imediatamente - por uma pessoa! Do contrário a campanha pode ter uma imagem negativa.

Um comentário:

  1. Gostei muito dessa sua redação, gosto de ler artigos sobre o tema abordado. Ótimo blog!

    ResponderExcluir