sexta-feira, 17 de agosto de 2012

FORTALECIMENTO INSTITUCIONAL DE ORGANIZAÇÕES



A CESE, em parceria com o Instituto C&A, convidou organizações que trabalham na defesa dos direitos de crianças, adolescentes e jovens a participar do edital “Mobilizando Recursos Locais para a Sustentabilidade”. Com o apoio, a CESE quer colaborar com o fortalecimento e as condições de sustentabilidade, reconhecendo a importância do trabalho desenvolvido por essas organizações.
Os recursos são destinados a viabilizar ações pontuais e estratégicas que promovam o desenvolvimento institucional das organizações e não para o desenvolvimento das ações-fim junto ao público beneficiado, como a CESE costuma fazer por meio de seus programas regulares de apoio.
Além dos recursos financeiros, a CESE oferecerá às organizações selecionadas capacitação e apoio para o desenvolvimento de ações de mobilização de recursos em nível local. O edital segue a metodologia do Programa Ação para Crianças, desenvolvido pela CESE desde 2007, em que o grupo apoiado deve mobilizar parte dos recursos necessários para a realização do projeto.
Serão selecionadas 15 propostas, das regiões Norte, Nordeste e Centro Oeste do país, com valor total de projeto entre R$ 10 mil e R$ 20 mil. José Carlos Zanetti, Assessor de Projetos e Formação da CESE, comenta a parceria. “Esta é uma oportunidade para organizações que desenvolvem bons projetos de intervenção social, mas têm grandes dificuldades na área institucional e precisam ser fortalecidas com apoios que tenham impacto positivo a médio e longo prazo”, afirma.
Através do edital, serão apoiadas ações, como: elaboração de planos de comunicação e mobilização de recursos, realização de processos que qualifiquem as práticas de PMAS (Planejamento, Monitoramento, Avaliação e Sistematização), realização de eventos que deem visibilidade às ações da organização, produção de materiais de comunicação e sistematizações e produção de conhecimento sobre desenvolvimento institucional e/ou aprendizados da organização.
A CESE convidou organizações que já receberam apoio e que se encaixam no perfil do edital. Os projetos selecionados serão divulgados no próximo dia 13 de agosto.
Projetos continuam também sendo recebidos no Programa Ação para Crianças. Para mais informações, acesse: http://www.cese.org.br/site/campanha/acao-para-criancas/