segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Encontro Povos do Mar tem inscrições abertas



Estão abertas as inscrições para o 2º Encontro SESC Povos do Mar: Socialização das Práticas e Saberes das Comunidades Litorâneas, que acontece de 22 a 26 de agosto, na Colônia Ecológica SESC Iparana.

As vagas são limitadas e destinadas a pesquisadores, profissionais e estudantes da área ambiental. Os inscritos poderão participar das oficinas, rodas de conversa e programação cultural. As inscrições são feitas através do número (85) 3452.9082 até todas as vagas serem preenchidas. Gratuito.

O Encontro tem por objetivo promover a visibilidade e a valorização das comunidades tradicionais de pescadores, artesãos, quilombolas e etnias indígenas que povoam o litoral cearense. As ações acontecem com a participação de 20 municípios representados por 86 comunidades.

Durante a programação, serão realizadas ações voltadas às práticas alimentares e de saúde popular, à socialização das técnicas de artesanato, cantos, danças e brincadeiras, além da discussão sobre o meio ambiente e a sustentabilidade, através de oficinas, vivências, rodas de conversa e círculos de cultura. O Encontro é aberto à sociedade em geral para a visitação dos espaços e das tendas temáticas.

Encontro Povos do Mar / Foto: Laudemir Nogueira
Imagem_povos do mar
Quem são os participantesPara o desenvolvimento do Projeto, o SESC realiza um mapeamento das expressões culturais e das formas de organização de diversas comunidades litorâneas, priorizando a participação de grupos sociais e de indivíduos representantes e/ou detentores de saberes, práticas e ofícios presentes no entorno da Colônia Ecológica do SESC Iparana e das diversas comunidades litorâneas que, reconhecidamente, são detentoras de expressões socioculturais expressivas.

Nesse percurso, são convidados artesãos, culinaristas, grupos culturais tradicionais, dentre outros, que vão compartilhar seus fazeres e conhecimentos, fortalecendo e construindo canais de comunicação e de ação entre os participantes durante e após o evento.
Sobre a 1ª ediçãoO 1º Encontro SESC Povos do Mar: Socialização das Práticas e Saberes das Comunidades Litorâneas reuniu 600 inscritos, representantes de 52 comunidades oriundas de 12 municípios cearenses e centenas de visitantes, gerando um total de 12.275 visitantes durante os quatro dias de evento.

 A programação congregou mestres e grupos da cultura popular tradicional; associações de pescadores e artesãos; etnias indígenas; coletivos quilombolas; pesquisadores, alunos e professores universitários; e público em geral.

SERVIÇOInscrições - Povos do Mar
(85) 3452.9082