quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Fundo de Pequenas Iniciativas pela Não-Violência contra a Mulher


Vem pra roda! Vem pra Rede!
promovendo a construção de redes de serviços para
o enfrentamento da violência contra a mulher
O que é o Fundo?
O Fundo oferece apoio financeiro e metodológico para que as sócias-educadoras da Rede Mulher de Educação desenvolvam iniciativas voltadas para o enfrentamento da violência de gênero, em diferentes cidades de oito Estados brasileiros.

As ações desenvolvidas têm como objetivo apoiar e estimular a construção integrada de redes de serviços locais, para diminuir a grave problemática da violência contra a mulher, acarretando sérias conseqüências para toda a sociedade.
 VEM PRA RODA! VEM PRA REDE!
Um instrumento metodológico
Sistematizado em uma publicação da Rede Mulher de Educação, este instrumento foi elaborado para servir de guia na construção das redes de serviços no atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica e sexual.
Visa contribuir com atores e instituições, governamentais ou não-governamentais, envolvidas no trabalho de atendimento, apoio, orientação e prevenção à violência de gênero.
A metodologia é composta de técnicas interativas, visando ao aprimoramento e à maior institucionalização de procedimentos, ou seja, a integração das ações em rede.
O foco da abordagem é a prevenção e identificação do problema, orientando quanto ao processo de construção, entre os serviços, para atuar em rede de forma criativa e horizontal.
Trata-se de uma contribuição da Rede Mulher de Educação, a partir da reconhecida experiência em educação popular feminista, na qual os processos educativos desenvolvidos sempre trazem à tona a necessária competência e articulação de atores sociais que interferem, dentro de uma perspectiva transformadora, nas questões políticas e sociais do país.
 Quem vem pra Roda? Quem vem pra Rede?
 A Rede de Serviços deve ser construída com a articulação de instituições, serviços e grupos, tanto governamentais, como não-governamentais – áreas médica, jurídica, de segurança; delegacia da mulher; casa abrigo ou serviço de referência; lideranças da área de ensino público/privado, da área jurídica/médica, lideranças populares, assim como, diferentes mídias.

O mais importante é que, ao integrar a Rede, cada um dos atores se aproprie do seu papel e responsabilidade.
Vontade, estratégia, persistência e criatividade são elementos fundamentais para o bom funcionamento.
Outro aspecto muito importante é considerar as diferentes formas de organização, bem como, as realidades em que estão inseridas, determinantes nas formas de atuação.

Rua Fábia, 27 – Vila Romana
05051-030 – São Paulo/SP
Tel/Fax: (11) 3873-2803 
E-mail: rdmulher@redemulher.org.br
Website: www.redemulher.org.br
Projeto Web: Nova Sociedade Comunicação http://www.redemulher.org.br/fundonovib.htm