sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Instituto oferece bolsas de estudo para talentos acadêmicos de baixa renda

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo do ISMART (Instituto Social Para Motivar, Apoiar e Reconhecer Talentos). Alunos da rede pública de ensino, que gostam muito de estudar e apresentam alto potencial acadêmico, matriculados no 7° ou no 9° ano do ensino fundamental, podem se inscrever e concorrer a vagas em alguns dos melhores colégios particulares de São Paulo, São José dos Campos, Cotia, Sorocaba e Rio de Janeiro.

Para participar, é necessário estar dentro da faixa etária adequada dos anos letivos indicados, nunca ter repetido o ano escolar e ser proveniente de família com renda per capita de no máximo dois salários mínimos. As inscrições podem ser feitas até o dia 06 de agosto, pelo aluno ou por seu professor, direto no site www.ismart.org.br. O processo seletivo é dividido em cinco etapas: questionário online; testes de português, matemática e inteligência; entrevista individual; visita domiciliar; e dinâmica de grupo.

Os estudantes matriculados no 7° ano podem se candidatar ao Projeto Alicerce, que oferece gratuitamente um curso preparatório de dois anos para as provas de seleção para cursar o ensino médio nas melhores escolas particulares parceiras do projeto: Bandeirantes, Objetivo e Santo Américo, em São Paulo/SP; Objetivo, em São José dos Campos/SP; Santo Inácio e São Bento, no Rio de Janeiro/RJ. Ao passar no processo seletivo do colégio escolhido, o aluno continua a ser um bolsista ISMART durante todo o ensino médio.

Já os alunos que estão cursando o 9° ano do ensino fundamental podem participar do programa Bolsa Talento, que oferece a oportunidade de cursar o ensino médio nos seguintes colégios: Arquidiocesano,  Etapa, Lourenço Castanho, Móbile e Objetivo, em São Paulo/SP; Sidarta, em Cotia/SP; Uirapuru, em Sorocaba/SP; e PH, no Rio de Janeiro/RJ. Em ambos projetos, o ISMART oferece os recursos necessários para o desenvolvimento integral do aluno na nova escola, como uniforme, material escolar, alimentação e transporte, além do pagamento da mensalidade. Ao concluírem o ensino médio, os bolsistas do ISMART ainda podem ganhar uma bolsa-auxílio de um salário mínimo para cursar a faculdade, se aprovados nos vestibulares de excelência.

Para a identificação dos talentos acadêmicos, o Instituto conta com a parceria da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e dos Municípios de São Paulo, Rio de Janeiro e São José dos Campos. “Professores, Coordenadores Pedagógicos e Diretores são nossos aliados na busca pela identificação dos alunos que se destacam em sala de aula”, comenta Maria Amélia Sallum, Diretora do ISMART.

Resultados
Desde 1999, o Instituto atendeu cerca de mil e duzentos jovens, sendo que 83% dos alunos que passaram pelos projetos conseguiram oportunidades em instituições de ensino particulares. Além disso, 260 alunos ingressaram em cursos de excelência nas melhores universidades do país.




Fonte: GIFE